Rui Pinto continua preso após decisão do Tribunal da Relação

cv (YouTube)

Rui Pinto vai continuar em prisão preventiva a aguardar os desenvolvimentos das investigações da Polícia Judiciária, depois de ter sido extraditado da Hungria.

O Tribunal da Relação de Lisboa decidiu, esta quinta-feira, manter Rui Pinto em prisão preventiva, o alegado “hacker” que é acusado de extorsão qualificada, acesso ilegítimo, ofensa a pessoa coletiva e violação de segredo.

O português foi extraditado da Hungria para Portugal a 20 de março, depois de ter divulgado documentos privados da Doyen e do Sporting. Perigo de fuga, perturbação do inquérito e da continuação da atividade criminosa foram os motivos que levaram o Tribunal da Relação a manter a medida de coação mais gravosa, avança a Renascença.

“Face aos factos fortemente indiciados no processo e correspondentes crimes e havendo, caso fosse libertado, concretos perigos de fuga, de continuação da actividade criminosa e de perturbação do decurso do inquérito – só a medida detentiva aplicada se revela ser a adequada”, lê-se no comunicado oficial.

Os desembargadores foram assim indiferentes aos apelos que têm sido feitos nos últimos tempos em vários fóruns, com a eurodeputada Ana Gomes a ser uma das principais defensoras da libertação do “hacker”, refere o Diário de Notícias.

No dia 16 de janeiro, Rui Pinto foi preso em Budapeste, depois de um mandato de detenção europeu emitido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). O português ficou em prisão domiciliária e acabou por ser extraditado para Portugal.

O alegado “hacker” terá acedido, em setembro de 2015, ao sistema informático da Doyen Sports Investements Limited, que celebra contratos com clubes de futebol. Além disso, é também suspeito de aceder ao email de elementos do conselho de administração e do departamento jurídico do Sporting e ao sistema informático da SAD do mesmo clube.

Rui pinto está indiciado por seis crimes – dois de acesso ilegítimo, dois de violação de segredo, um de ofensa a pessoa coletiva e outro de extorsão na forma tentada.

O português é também um dos maiores colaboradores do site Football Leaks, onde foi publicada informação sobre negócios envolvendo clube e jogadores de praticamente todos os grandes clubes europeus.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …

Esta zebra nasceu com bolas em vez de riscas

No Quénia, foi avistada uma cria de zebra com uma particularidade: em vez de riscas, esta tinha bolinhas brancas. Habitualmente, as zebras com condições semelhantes acabam por não viver durante muito tempo. Um rara cria de …

Há rochas "saltitantes" e colapsos de penhascos no cometa da Rosetta

  Cientistas que analisam o tesouro de imagens obtidas pela missão da Rosetta da ESA descobriram mais evidências de curiosas rochas "saltitantes" e quedas dramáticas de penhascos. A Rosetta operou no Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko entre agosto de 2014 …

PS e BE afastados "porque dá jeito" (e os riscos de andar para trás)

O líder do PSD alertou este domingo para o distanciamento do PS em relação ao BE, porque “dá jeito para as eleições”, notando ser uma tentativa de “limpar” a proximidade dos últimos quatro anos e …

A KLM vai passar a "voar" de comboio

A KLM, que já tinha sugerido que se voasse menos e se viajasse mais de comboio, confirmou que vai retirar um dos voos Bruxelas-Amesterdão, passando os passageiros a efetuar a rota sobre carris, num comboio …

Cientistas fazem reconstrução facial de um guerreiro escocês do séc XV

Cientistas reconstruiram digitalmente o rosto daquele que terá sido um membro poderoso de um clã do século XV da Escócia, que terá morrido num violento conflito com um clã vizinho. Corria o ano de 1957 quando …

Estudo mostra que os golfinhos também já são resistentes aos antibióticos

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos mostra que os golfinhos Tursiops truncatus também já mostram resistência aos antibióticos. Não é segredo que os seres humanos usam demasiados antibióticos, tanto que estamos a desenvolver uma resistência …

Indígenas famosos pela sua saúde cardíaca começaram a usar óleo de cozinha (e a engordar)

O povo Tsimane, que vive na Bolívia, tem permanecido relativamente afastado do mundo exterior durante várias gerações, prosperando da terra e praticando formas tradicionais de caça, pesca, agricultura e recolha de alimentos. Durante vários anos, sabe-se …

Mais de 150 detidos em protestos violentos em Paris. Desta vez, sem coletes amarelos

As autoridades francesas detiveram este sábado mais de 150 pessoas numa nova jornada de protestos em Paris, onde coincidiram uma manifestação dos coletes "amarelos" com outras dois em defesa do clima e contra a reforma …