Roy Moore interpõe ação para bloquear resultado eleitoral no Alabama

1

Dan Anderson / EPA

O republicano, que perdeu as eleições para o democrata Doug Jones, interpôs uma ação para bloquear o resultado eleitoral no Alabama para o Senado dos EUA.

Roy Moore, o candidato republicano ao Senado pelo Alabama, interpôs uma ação em tribunal para tentar evitar que o Estado declare o democrata Doug Jones como vencedor das eleições intercalares de 12 de dezembro.

A ação foi apresentada esta quarta-feira num tribunal em Montgomery, cerca de 14 horas antes da reunião desta quinta-feira, que vai declarar Jones como vencedor oficial da eleição do passado dia 12 – reunião confirmada por John Merril, secretário de Estado do Alabama, à Associated Press. Doug Jones derrotou Roy Moore por cerca de 20 mil votos.

O advogado de Moore escreveu no processo que acredita ter havido irregularidades e reclama assim uma investigação por fraude e, eventualmente, a realização de novas eleições. No entanto, Merrill disse à agência de notícias que, até à data, não encontrou provas de fraude.

A derrota de Moore custou um assento aos conservadores na câmara alta do Congresso dos Estados Unidos, cuja composição é agora de 51-49 a favor do partido Republicano. Os republicanos não perdiam um assento de Senador pelo Alabama desde 1990.

O candidato do Partido Democrata obteve 49,9% (670.551 votos) contra os 48,4% de (649.240 votos) de Moore. O ultraconservador tinha ganho as primárias republicanas naquele Estado.

Roy Moore esteve envolvido num escândalo de abuso sexual, tendo sido acusado por oito mulheres durante a campanha eleitoral. O triunfo do democrata representou um forte revés para Donald Trump, que decidiu apoiar o republicano apesar destas acusações.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. O juíz radical cristão abusador não gosta da democracia…
    Este estava bem no meio dos muçulmanos radicais… afinal é como eles – lê umas coisas num livro manhoso e faz exactamente o contrário do que está lá escrito!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.