Roubar aos ricos para dar aos pobres. Misterioso grupo de hackers desviou dinheiro para doar à caridade

Tor Håkon / Flickr

Um misterioso grupo de hackers, conhecidos como hackers Darkside, doou dinheiro a duas instituições de caridade – mas esse dinheiro foi roubado pelo mesmo grupo a grandes corporações através de um ataque de ransomware.

Quase podia ser a história infantil “Robin dos Bosques”, na qual o personagem principal, Robin Hood, um fora-da-lei, roubava da nobreza para dar aos pobres. Porém, esta é mesmo uma história real.

De acordo com a BBC, o grupo de hackers partilhou uma publicação num blogue na indetetável dark web, onde afirmou querer “tornar o mundo um lugar melhor”.

Na mesma publicação, o grupo de hackers Darkside publicou recibos de 10 mil dólares em doações de Bitcoin a duas instituições de caridade: Children International – uma organização que ajuda crianças a quebrar o ciclo da pobreza – e The Water Project – uma organização que fornece projetos de água confiáveis a comunidades na África Subsaariana que sofrem com a falta de acesso a água limpa e saneamento adequado.

Na publicação, partilhada em 13 de outubro, o grupo de hackers afirmou ter como alvo apenas grandes corporações lucrativas com os seus ataques de ransomware.

Os ataques de ransomware mantêm os sistemas de tecnologia de informação (TI) de uma pessoa ou organização como reféns até que o resgate seja pago. O não pagamento geralmente resulta na exclusão de arquivos e ativos importantes pelos invasores.

“Achamos justo que parte do dinheiro que as empresas pagaram vá para a caridade”, escreveram os hackers. “Não importa o quão mau se pense que o nosso trabalho é, temos o prazer de saber que ajudamos a mudar a vida de alguém. Hoje enviamos as primeiras doações”.

A Children International já anunciou que não ficará com o dinheiro. “Se a doação estiver vinculada a um hacker, não temos intenção em mantê-la”, disse um porta-voz da Children International, em declarações à BBC.

Os hackers usaram um serviço com sede nos Estados Unidos chamado The Giving Block, que ajuda os utilizadores a aproveitar o incentivo fiscal da doação com Bitcoin para fazer a sua doação.

O Giving Block disse que “ainda está a trabalhar para determinar se esses fundos foram realmente roubados. Se essas doações tiverem sido feitas com fundos roubados, é claro que começaremos o trabalho de devolvê-los ao legítimo proprietário”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A justiça de Rawls “sobre o véu da ignorância”.
    O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se acorrentado. Rosseau

    • Olhe que essa frase do Rosseau é, em minha opinião, bastante infeliz. Se pensar bem, o homem não nasce livre mas sim preso pelo cordão umbilical. E essa, o Rosseau não conseguiu roçar no seu pensamento.

RESPONDER

Da "política do filho único" a incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …

Os assentos do meio da Delta Air Lines vão continuar vazios

A companhia norte-americana Delta Air Lines anunciou esta semana que continuará a manter os assentos do meio vazios, mantendo a política de distanciamento social decretada por causa da pandemia de covid-19. A bloqueio destes lugares intermediários …