Roubar aos ricos para dar aos pobres. Misterioso grupo de hackers desviou dinheiro para doar à caridade

Tor Håkon / Flickr

Um misterioso grupo de hackers, conhecidos como hackers Darkside, doou dinheiro a duas instituições de caridade – mas esse dinheiro foi roubado pelo mesmo grupo a grandes corporações através de um ataque de ransomware.

Quase podia ser a história infantil “Robin dos Bosques”, na qual o personagem principal, Robin Hood, um fora-da-lei, roubava da nobreza para dar aos pobres. Porém, esta é mesmo uma história real.

De acordo com a BBC, o grupo de hackers partilhou uma publicação num blogue na indetetável dark web, onde afirmou querer “tornar o mundo um lugar melhor”.



Na mesma publicação, o grupo de hackers Darkside publicou recibos de 10 mil dólares em doações de Bitcoin a duas instituições de caridade: Children International – uma organização que ajuda crianças a quebrar o ciclo da pobreza – e The Water Project – uma organização que fornece projetos de água confiáveis a comunidades na África Subsaariana que sofrem com a falta de acesso a água limpa e saneamento adequado.

Na publicação, partilhada em 13 de outubro, o grupo de hackers afirmou ter como alvo apenas grandes corporações lucrativas com os seus ataques de ransomware.

Os ataques de ransomware mantêm os sistemas de tecnologia de informação (TI) de uma pessoa ou organização como reféns até que o resgate seja pago. O não pagamento geralmente resulta na exclusão de arquivos e ativos importantes pelos invasores.

“Achamos justo que parte do dinheiro que as empresas pagaram vá para a caridade”, escreveram os hackers. “Não importa o quão mau se pense que o nosso trabalho é, temos o prazer de saber que ajudamos a mudar a vida de alguém. Hoje enviamos as primeiras doações”.

A Children International já anunciou que não ficará com o dinheiro. “Se a doação estiver vinculada a um hacker, não temos intenção em mantê-la”, disse um porta-voz da Children International, em declarações à BBC.

Os hackers usaram um serviço com sede nos Estados Unidos chamado The Giving Block, que ajuda os utilizadores a aproveitar o incentivo fiscal da doação com Bitcoin para fazer a sua doação.

O Giving Block disse que “ainda está a trabalhar para determinar se esses fundos foram realmente roubados. Se essas doações tiverem sido feitas com fundos roubados, é claro que começaremos o trabalho de devolvê-los ao legítimo proprietário”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A justiça de Rawls “sobre o véu da ignorância”.
    O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se acorrentado. Rosseau

    • Olhe que essa frase do Rosseau é, em minha opinião, bastante infeliz. Se pensar bem, o homem não nasce livre mas sim preso pelo cordão umbilical. E essa, o Rosseau não conseguiu roçar no seu pensamento.

RESPONDER

Portugal 4-0 Israel | Goleada e muito Bruno antes dos jogos "a doer"

Portugal segue viagem para Budapeste e para o EURO 2020 moralizado por uma vitória tranquila sobre Israel, num jogo que dominou de princípio a fim e em que os golos surgiram nos minutos finais de …

"Queres ganhar mais dinheiro? Rescinde e vai fazer outra coisa"

Paulo Borrachinha queria ganhar mais por cada combate no UFC. O presidente da competição leu e criticou o brasileiro. Paulo Costa, mais conhecido como Paulo Borrachinha no Brasil, iria lutar contra Jared Cannonier no dia 21 …

Principal rival do príncipe herdeiro da Arábia Saudita desapareceu após detenção

Um processo judicial norte-americano que envolve o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohamed bin Salman, devido a uma suposta violação de um contrato, revelou algo inesperado: o desaparecimento do seu principal rival. Apesar de ser apenas …

"Vitória histórica". Israel é o primeiro país a proibir o comércio de peles de animais para moda

Israel proibiu hoje por decreto ministerial o comércio de peles de animais para a moda, tornando-se no primeiro país a aprovar essa estrita legislação, anunciou o Ministério do Ambiente. “O comércio de peles de animais, importação …

Dia de Portugal vai ter um eclipse solar. Fenómeno visível em todo o país

Amanhã (Dia de Portugal) vai ocorrer um eclipse anular do Sol. No entanto, em todo o território português será um eclipse parcial, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL). Um eclipse anular acontece quando …

Apenas um terço dos adultos americanos tomaria uma pílula da imortalidade

Uma nova pesquisa com cerca de 900 norte-americanos adultos revelou que nem todas as pessoas querem viver para sempre. Dos inquiridos, apenas 33% responderam que gostariam de tomar uma pílula que lhes permitisse viver para …

Novo teste rápido confirma vacinação contra a covid-19 em cinco minutos

Um novo teste rápido ao sangue pode confirmar se uma pessoa já foi imunizada contra a covid-19, enquanto espera para embarcar num avião ou entrar num evento desportivo, por exemplo. Com a reabertura da sociedade, a …

Joe Biden reverte decisão de Donald Trump e não vai banir o TikTok

Joe Biden, o presidente dos EUA, vai revogar esta quarta-feira a decisão do país de banir a rede social Tik Tok. A medida tinha sido tomada pelo seu antecessor, Donald Trump. A plataforma chinesa vai ficar …

Superliga Europeia: UEFA suspende processos "por enquanto"

Barcelona, Juventus e Real Madrid não são alvos de processos, para já. Clubes ingleses vão pagar 23 milhões de euros. A UEFA suspendeu temporariamente os processos disciplinares que tinha instaurado contra Barcelona, Juventus e Real Madrid, …

Futebolista detido a caminho de um jogo

Suspeito de dois sequestros, jovem de 24 anos foi "apanhado" pela Polícia Rodoviária Federal brasileira. O 12 Horas, clube que está na segunda divisão do Campeonato Gaúcho, no Brasil, teve uma baixa inesperada para um jogo …