/

Roubar aos ricos para dar aos pobres. Misterioso grupo de hackers desviou dinheiro para doar à caridade

3

Tor Håkon / Flickr

Um misterioso grupo de hackers, conhecidos como hackers Darkside, doou dinheiro a duas instituições de caridade – mas esse dinheiro foi roubado pelo mesmo grupo a grandes corporações através de um ataque de ransomware.

Quase podia ser a história infantil “Robin dos Bosques”, na qual o personagem principal, Robin Hood, um fora-da-lei, roubava da nobreza para dar aos pobres. Porém, esta é mesmo uma história real.

De acordo com a BBC, o grupo de hackers partilhou uma publicação num blogue na indetetável dark web, onde afirmou querer “tornar o mundo um lugar melhor”.

Na mesma publicação, o grupo de hackers Darkside publicou recibos de 10 mil dólares em doações de Bitcoin a duas instituições de caridade: Children International – uma organização que ajuda crianças a quebrar o ciclo da pobreza – e The Water Project – uma organização que fornece projetos de água confiáveis a comunidades na África Subsaariana que sofrem com a falta de acesso a água limpa e saneamento adequado.

Na publicação, partilhada em 13 de outubro, o grupo de hackers afirmou ter como alvo apenas grandes corporações lucrativas com os seus ataques de ransomware.

Os ataques de ransomware mantêm os sistemas de tecnologia de informação (TI) de uma pessoa ou organização como reféns até que o resgate seja pago. O não pagamento geralmente resulta na exclusão de arquivos e ativos importantes pelos invasores.

“Achamos justo que parte do dinheiro que as empresas pagaram vá para a caridade”, escreveram os hackers. “Não importa o quão mau se pense que o nosso trabalho é, temos o prazer de saber que ajudamos a mudar a vida de alguém. Hoje enviamos as primeiras doações”.

A Children International já anunciou que não ficará com o dinheiro. “Se a doação estiver vinculada a um hacker, não temos intenção em mantê-la”, disse um porta-voz da Children International, em declarações à BBC.

Os hackers usaram um serviço com sede nos Estados Unidos chamado The Giving Block, que ajuda os utilizadores a aproveitar o incentivo fiscal da doação com Bitcoin para fazer a sua doação.

O Giving Block disse que “ainda está a trabalhar para determinar se esses fundos foram realmente roubados. Se essas doações tiverem sido feitas com fundos roubados, é claro que começaremos o trabalho de devolvê-los ao legítimo proprietário”.

ZAP //

3 Comments

  1. A justiça de Rawls “sobre o véu da ignorância”.
    O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se acorrentado. Rosseau

    • Olhe que essa frase do Rosseau é, em minha opinião, bastante infeliz. Se pensar bem, o homem não nasce livre mas sim preso pelo cordão umbilical. E essa, o Rosseau não conseguiu roçar no seu pensamento.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.