Roubar aos ricos para dar aos pobres. Misterioso grupo de hackers desviou dinheiro para doar à caridade

Tor Håkon / Flickr

Um misterioso grupo de hackers, conhecidos como hackers Darkside, doou dinheiro a duas instituições de caridade – mas esse dinheiro foi roubado pelo mesmo grupo a grandes corporações através de um ataque de ransomware.

Quase podia ser a história infantil “Robin dos Bosques”, na qual o personagem principal, Robin Hood, um fora-da-lei, roubava da nobreza para dar aos pobres. Porém, esta é mesmo uma história real.

De acordo com a BBC, o grupo de hackers partilhou uma publicação num blogue na indetetável dark web, onde afirmou querer “tornar o mundo um lugar melhor”.

Na mesma publicação, o grupo de hackers Darkside publicou recibos de 10 mil dólares em doações de Bitcoin a duas instituições de caridade: Children International – uma organização que ajuda crianças a quebrar o ciclo da pobreza – e The Water Project – uma organização que fornece projetos de água confiáveis a comunidades na África Subsaariana que sofrem com a falta de acesso a água limpa e saneamento adequado.

Na publicação, partilhada em 13 de outubro, o grupo de hackers afirmou ter como alvo apenas grandes corporações lucrativas com os seus ataques de ransomware.

Os ataques de ransomware mantêm os sistemas de tecnologia de informação (TI) de uma pessoa ou organização como reféns até que o resgate seja pago. O não pagamento geralmente resulta na exclusão de arquivos e ativos importantes pelos invasores.

“Achamos justo que parte do dinheiro que as empresas pagaram vá para a caridade”, escreveram os hackers. “Não importa o quão mau se pense que o nosso trabalho é, temos o prazer de saber que ajudamos a mudar a vida de alguém. Hoje enviamos as primeiras doações”.

A Children International já anunciou que não ficará com o dinheiro. “Se a doação estiver vinculada a um hacker, não temos intenção em mantê-la”, disse um porta-voz da Children International, em declarações à BBC.

Os hackers usaram um serviço com sede nos Estados Unidos chamado The Giving Block, que ajuda os utilizadores a aproveitar o incentivo fiscal da doação com Bitcoin para fazer a sua doação.

O Giving Block disse que “ainda está a trabalhar para determinar se esses fundos foram realmente roubados. Se essas doações tiverem sido feitas com fundos roubados, é claro que começaremos o trabalho de devolvê-los ao legítimo proprietário”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A justiça de Rawls “sobre o véu da ignorância”.
    O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se acorrentado. Rosseau

    • Olhe que essa frase do Rosseau é, em minha opinião, bastante infeliz. Se pensar bem, o homem não nasce livre mas sim preso pelo cordão umbilical. E essa, o Rosseau não conseguiu roçar no seu pensamento.

RESPONDER

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …

PSD prepara reforma do sistema político e quer "conquistar" PS

Até maio, o PSD vai lançar um processo de debate, interno e externo, para preparar uma série de reformas no sistema político, na Justiça e para a revisão constitucional. O PSD vai preparar um pacote de …

Arranca na Índia a "maior campanha de vacinação do mundo"

Começou este sábado, na Índia, aquela que é considerada a "maior campanha de vacinação do mundo" pelo Governo de Narendra Modi. Depois de ter registado 175 mortes e 15.158 novos casos nas últimas 24 horas, a …

Entre críticas e um mea culpa, Marcelo não quer "sistema manco" e deixa recados à direita e esquerda

Marcelo Rebelo de Sousa deixa algumas críticas ao Governo e aos partidos políticos pela forma como tem sido alinhada a resposta à pandemia de covid-19, mas também faz um mea culpa quanto ao alívio das …

PS consegue o seu melhor resultado desde as legislativas. Chega ultrapassa CDU

O PS consegue o seu melhor resultado desde as legislativas de 2019, com 39%, num estudo da Eurosondagem em que o Chega ultrapassa a CDU nas intenções de voto. Na sondagem, para o Porto Canal e …

ACT não tem carros suficientes para fiscalizar teletrabalho

Apesar de a falta de viaturas ser um problema antigo, o regresso ao teletrabalho obrigatório aumenta as preocupações da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), que está sem carros suficientes para garantir a fiscalização. Os …

Livros, vestuário e brinquedos. Supermercados proíbem venda de artigos não essenciais a partir de segunda-feira

A partir de segunda-feira, os supermercados estão proibidos de vender produtos que não sejam essenciais ou de primeira necessidade. O decreto que regulamenta o novo estado de emergência prevê a possibilidade de o Governo limitar as …

Sindicato promete "guerra total" para travar "destruição" do SEF

"Nenhuma força policial tem competências necessárias" para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Este é o entendimento do sindicado dos inspetores, que promete "guerra" contra qualquer tentativa de "destruir" o SEF. O Sindicato da Carreira …

Arqueólogos acreditam ter encontrado a arte rupestre mais antiga do mundo

Arqueólogos da Universidade de Griffith, na Austrália, acreditam ter descoberto a arte rupestre mais antiga do mundo já encontrada. Em causa está a figura de um javali, pintada numa caverna da Indonésia há pelo menos …