Floresta de Robin dos Bosques ameaçada por multinacional química

Nilfanion / Wikimedia UK

Estátua de Robin Hood na floresta de Sherwood, no Reino Unido.

Estátua de Robin Hood na floresta de Sherwood, no Reino Unido.

A floresta de Sherwood, em Nottingham, Inglaterra, que é conhecida pela lenda de Robin dos Bosques, está ameaçada depois de o governo ter autorizado pesquisas sísmicas no local, em busca de gás de xisto.

A multinacional química Ineos obteve a autorização das autoridades para realizar levantamentos sísmicos numa parte do terreno e do subsolo da floresta de 423 hectares. O objectivo será encontrar gás de xisto para proceder à sua extracção através da perfuração.

O caso está a enfurecer os ambientalistas ingleses que temem que a riqueza da floresta, que inclui várias espécies animais e vegetais protegidas, integradas numa área de reserva natural, sejam fatalmente ameaçadas.

A exploração deverá ocorrer a cerca de 200 metros do chamado Carvalho Principal, uma árvore com mil anos e que se diz que seria o abrigo de Robin dos Bosques.

O activista ambiental Guy Shrubsole, da associação Friends of the Earth, considera que a floresta é um dos lugares “mais icónicos” de Inglaterra, conforme declarações divulgadas pelo The Guardian.

“Seria de pensar que teriam aprendido com os erros de algumas das outras companhias de exploração para o evitar, mas eles avançaram”, queixa-se Shrubsole que ainda espera ver revertida a decisão do governo.

A Ineos, por seu turno, garante que vai respeitar todas as medidas de segurança e de regulamentação para salvaguardar a floresta, mas é certo que não tem intenções de recuar na exploração.

“Potencialmente, no Reino Unido, temos uma grande reserva de gás endógeno debaixo dos nossos pés. Seria simplesmente, loucura não explorar este recurso natural“, constata no The Guardian o director de operações de exploração da multinacional, Tom Pickering.

A floresta de Sherwood está classificada como um Local de Especial Interesse Científico e uma Área Especial de Conservação, além de ser uma área de interesse turístico e histórico. Recentemente, um caçador de tesouros amador encontrou no local um anel de ouro avaliado em milhares de euros.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Todos os países procuram riquezas no subsolo, só em Portugal é que se começam depois abandonasse as pesquisa de exploração no subsolo.

RESPONDER

Caracóis estão a ficar amarelos para se adaptarem às alterações climáticas

Nas áreas urbanas, os caracóis estão a ficar com as cascas amarelas para se adaptarem às alterações climáticas. Os cientistas vão agora analisar os padrões das penas dos pássaros, para perceberem se também há uma …

Os terrenos contaminados de Fukushima vão tornar-se num centro de "energia verde"

Fukushima, local que sofreu um dos maiores desastres nuclear do mundo, vai reinventar-se e tornar-se num centro de energia renovável. Depois de ser atingido por um terramoto e um tsunami de 15 metros em 2011, três …

Cientistas identificaram neurónios específicos que mapeiam memórias

Neurocientistas descobriram um aspeto curioso de como a nossa memória funciona: Quando o cérebro precisa de recuperar informação relacionada com um lugar específico, neurónios individuais podem atingir memórias específicas. De acordo com o estudo publicado na …

Grande tempestade de areia pode ter ditado o fim de um império da Mesopotâmia

O Império Acádio da Mesopotâmia entrou em colapso devido a uma enorme tempestade de areia, sugeriu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão. Em comunicado, os especialistas explicam …

Encontrado templo milenar usado em rituais pagãos de veneração da água

O local tem 3.000 anos, onde investigadores encontraram 21 sepulturas, bem como várias peças de cerâmica e anéis de cobre. O templo era usado em rituais pagãos de veneração da água. Uma equipa de arqueólogos encontrou …

Elon Musk diz que inovações da Neuralink vão conseguir curar o autismo

Musk disse que a sua empresa Neuralink iria "solucionar uma série de doenças neurológicas", entre as quais o autismo. Contudo, o autismo não é uma doença relacionada com o cérebro, mas sim uma perturbação do …

"Indivíduos desconhecidos" terão obrigado Marinha a apagar vídeo do incidente do USS Nimitz com um OVNI

Vários membros da Marinha que testemunharam o famoso Incidente do USS Nimitiz, em 2004, disseram que "indivíduos desconhecidos" apareceram depois do acontecimento e obrigaram-nos a apagar as gravações de vídeo. Em novembro de 2004, um porta-aviões …

Coreia do Norte detonou bomba atómica equivalente a 17 "Hiroshimas"

Dados de um satélite japonês revelam que a explosão de um teste nuclear na Coreia do Norte, em 2017, terá sido 17 vezes mais poderosa do que a bomba de Hiroshima. A Coreia do Norte estimou que …

Invenção financiada por Bill Gates pode invisivelmente resolver a malnutrição

Uma invenção financiada por Bill e Melinda Gates pode ser a solução para resolver o problema da malnutrição a nível mundial. O próximo passo é conseguir o apoio dos Governos locais. A malnutrição é um problema …

Com a ajuda de um radar, cientistas revelaram pegadas de mamutes e humanos pré-históricos

Espalhados pelo Monumento Nacional de White Sands, nos Estados Unidos, encontram-se os "rastos fantasma" de mamutes mortos há milhares de anos. Agora, investigadores conseguiram revelar pegadas de humanos. De acordo com o Science Alert, esta descoberta, …