Floresta de Robin dos Bosques ameaçada por multinacional química

Nilfanion / Wikimedia UK

Estátua de Robin Hood na floresta de Sherwood, no Reino Unido.

Estátua de Robin Hood na floresta de Sherwood, no Reino Unido.

A floresta de Sherwood, em Nottingham, Inglaterra, que é conhecida pela lenda de Robin dos Bosques, está ameaçada depois de o governo ter autorizado pesquisas sísmicas no local, em busca de gás de xisto.

A multinacional química Ineos obteve a autorização das autoridades para realizar levantamentos sísmicos numa parte do terreno e do subsolo da floresta de 423 hectares. O objectivo será encontrar gás de xisto para proceder à sua extracção através da perfuração.

O caso está a enfurecer os ambientalistas ingleses que temem que a riqueza da floresta, que inclui várias espécies animais e vegetais protegidas, integradas numa área de reserva natural, sejam fatalmente ameaçadas.

A exploração deverá ocorrer a cerca de 200 metros do chamado Carvalho Principal, uma árvore com mil anos e que se diz que seria o abrigo de Robin dos Bosques.

O activista ambiental Guy Shrubsole, da associação Friends of the Earth, considera que a floresta é um dos lugares “mais icónicos” de Inglaterra, conforme declarações divulgadas pelo The Guardian.

“Seria de pensar que teriam aprendido com os erros de algumas das outras companhias de exploração para o evitar, mas eles avançaram”, queixa-se Shrubsole que ainda espera ver revertida a decisão do governo.

A Ineos, por seu turno, garante que vai respeitar todas as medidas de segurança e de regulamentação para salvaguardar a floresta, mas é certo que não tem intenções de recuar na exploração.

“Potencialmente, no Reino Unido, temos uma grande reserva de gás endógeno debaixo dos nossos pés. Seria simplesmente, loucura não explorar este recurso natural“, constata no The Guardian o director de operações de exploração da multinacional, Tom Pickering.

A floresta de Sherwood está classificada como um Local de Especial Interesse Científico e uma Área Especial de Conservação, além de ser uma área de interesse turístico e histórico. Recentemente, um caçador de tesouros amador encontrou no local um anel de ouro avaliado em milhares de euros.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Todos os países procuram riquezas no subsolo, só em Portugal é que se começam depois abandonasse as pesquisa de exploração no subsolo.

RESPONDER

Estudar música ou falar mais do que uma língua torna o cérebro mais eficiente

Uma equipa de cientistas do Centro de Cuidados Geriátricos de Baycrest, no Canadá, realizou uma investigação e concluiu que músicos bilingues têm um cérebro mais eficiente. Cientistas do Centro de Cuidados Geriátricos de Baycrest, no Canadá, …

Gel inteligente "caminha" e move objetos debaixo de água

Uma equipa de engenheiros criou um gel inteligente impresso em 3D capaz de caminhar debaixo de água, agarrar e mover objetos. O produto tem potencial em engenharia biomédica por ser semelhante a tecidos do corpo …

Ferramentas de madeira encontradas em Espanha eram de neandertais

Não é muito comum encontrarem-se na Europa ferramentas de madeira associadas a neandertais. Os instrumentos encontrados em Espanha têm cerca de 90 mil anos e as ferramentas de madeira descobertas em Itália têm cerca de …

600 anos e 4 terramotos: cientistas desvendam como é que a Torre de Pisa ainda continua em pé

Era um mistério que há anos intrigava engenheiros: como é que a Torre de Pisa consegue resistir a terremotos estando tão inclinada? Com 58 metros de altura, o campanário da catedral da cidade italiana de Pisa …

Descoberto primeiro asteróide extrassolar que se fixou no Sistema Solar

Cientistas descobriram o primeiro asteróide extrassolar que se fixou no Sistema Solar, na órbita de Júpiter, revela um estudo publicado esta segunda-feira. O "2015 BZ509", com origem fora do Sistema Solar, está 'aninhado' na órbita de …

"Não sejas malvado". Google apagou o seu popular lema do código de conduta

A gigante tecnológica eliminou do código de conduta que distribui aos seus funcionários o popular lema "Bon't Be Evil", "não sejas malvado", que fazia parte da cultura da empresa desde os anos 2000. O lema não …

Prisão preventiva para todos os agressores de Alcochete

O juiz de instrução criminal do Tribunal do Barreiro decretou, esta segunda-feira, a medida de coação de prisão preventiva a todos os 23 arguidos detidos na sequência das agressões na Academia do Sporting, em Alcochete. Num …

12 anos depois, nasceu o primeiro bebé na ilha onde é proibido nascer

Este fim de semana, uma brasileira deu à luz uma bebé, na remota ilha de Fernando de Noronha onde, por falta de de estrutura hospitalar, os nascimentos não são autorizados. O arquipélago Fernando Noronha, no Brasil, …

Sem-abrigo multados e detidos por pedirem esmola e dormirem na rua

O número de pessoas em situação de sem-abrigo que estão a ser multadas, condenadas e presas por mendigar ou dormir nas ruas é cada vez maior em Inglaterra e no País de Gales. Em relação a …

China já lançou satélite Queqiao para o lado oculto da Lua

A China lançou, esta segunda-feira, um satélite de retransmissão para assegurar a comunicação com a sonda lunar Chang'e-4, que será lançada em breve, para explorar o lado oculto da Lua. O satélite Queqiao foi transportado por …