Floresta de Robin dos Bosques ameaçada por multinacional química

Nilfanion / Wikimedia UK

Estátua de Robin Hood na floresta de Sherwood, no Reino Unido.

Estátua de Robin Hood na floresta de Sherwood, no Reino Unido.

A floresta de Sherwood, em Nottingham, Inglaterra, que é conhecida pela lenda de Robin dos Bosques, está ameaçada depois de o governo ter autorizado pesquisas sísmicas no local, em busca de gás de xisto.

A multinacional química Ineos obteve a autorização das autoridades para realizar levantamentos sísmicos numa parte do terreno e do subsolo da floresta de 423 hectares. O objectivo será encontrar gás de xisto para proceder à sua extracção através da perfuração.

O caso está a enfurecer os ambientalistas ingleses que temem que a riqueza da floresta, que inclui várias espécies animais e vegetais protegidas, integradas numa área de reserva natural, sejam fatalmente ameaçadas.

A exploração deverá ocorrer a cerca de 200 metros do chamado Carvalho Principal, uma árvore com mil anos e que se diz que seria o abrigo de Robin dos Bosques.

O activista ambiental Guy Shrubsole, da associação Friends of the Earth, considera que a floresta é um dos lugares “mais icónicos” de Inglaterra, conforme declarações divulgadas pelo The Guardian.

“Seria de pensar que teriam aprendido com os erros de algumas das outras companhias de exploração para o evitar, mas eles avançaram”, queixa-se Shrubsole que ainda espera ver revertida a decisão do governo.

A Ineos, por seu turno, garante que vai respeitar todas as medidas de segurança e de regulamentação para salvaguardar a floresta, mas é certo que não tem intenções de recuar na exploração.

“Potencialmente, no Reino Unido, temos uma grande reserva de gás endógeno debaixo dos nossos pés. Seria simplesmente, loucura não explorar este recurso natural“, constata no The Guardian o director de operações de exploração da multinacional, Tom Pickering.

A floresta de Sherwood está classificada como um Local de Especial Interesse Científico e uma Área Especial de Conservação, além de ser uma área de interesse turístico e histórico. Recentemente, um caçador de tesouros amador encontrou no local um anel de ouro avaliado em milhares de euros.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Todos os países procuram riquezas no subsolo, só em Portugal é que se começam depois abandonasse as pesquisa de exploração no subsolo.

RESPONDER

Ajax vs Benfica | Amesterdão volta a trair nos descontos

O Benfica esteve a um minuto de arrancar um ponto na Johan Cruijff, ante o Ajax, mas um golo nos descontos, de Noussair Mazraoui, ditou uma derrota inesperada para os comandados de Rui Vitória, por …

Mensagens falsas "mataram" o rei de Espanha (há 450 anos)

O fenómeno das notícias e mensagens falsas que se propagam de forma viral nas redes sociais preocupa cada vez mais governos, organizações internacionais e académicos, mas não é algo de novo. Desde a campanha eleitoral de …

Conflito no Iémen coloca 75% da população a precisar de ajuda alimentar

O conflito no Iémen tornou 8,4 milhões de pessoas dependentes de assistência alimentar de emergência e colocou 75% dos seus 22 milhões de habitantes a precisarem de ajuda, no país com a prior crise humana …

Encontrado engenho explosivo em casa do milionário George Soros

Esta segunda-feira, foi encontrado um engenho explosivo numa caixa de correio em cada de George Soros. O FBI iniciou esta terça-feira uma investigação e adiantou que "não representa qualquer ameaça à segurança pública". A polícia federal …

Austrália pede desculpa às milhares de vítimas de abusos sexuais

A Austrália pediu nesta segunda-feira oficialmente perdão por não ter “escutado e acreditado” nos milhares de vítimas de abusos sexuais perpetrados durante décadas dentro das instituições do país. “De novo e de novo, hoje pedimos desculpa”, …

Furacão Willa "grande e perigoso" a caminho do México

O furacão Willa, de categoria 4, está a preparar-se para a atingir a costa pacífica do México esta terça feira. De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA, espera-se que o Willa seja …

Bruxelas toma decisão inédita e chumba orçamento de Itália

A Itália é o primeiro país a ver o seu projeto orçamental "chumbado" pela Comissão Europeia desde a implementação do "semestre europeu" de coordenação de políticas económicas e orçamentais, instituído em 2010. A Comissão Europeia rejeitou …

Governo propõe super-desconto no IRS para futebolistas (e não só)

O "Programa Regressar", a nova medida fiscal que integra a proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) e que visa fazer regressar a Portugal ex-residentes, abrange todo o tipo de profissões, incluindo futebolistas, sem …

CP admite falta de comboios até final do ano

O presidente dos Comboios de Portugal (CP) admitiu que o serviço regional com automotoras a gasóleo enfrenta maiores riscos por falta de pessoal e de peças na EMEF (empresa que mantém e repara comboios em …

Viúva do triatleta viu angolanos matarem o marido e foi de férias com o amante

Rosa Grilo, a viúva do triatleta Luís Grilo, que está detida por suspeitas de envolvimento na sua morte, assegura que foram indivíduos angolanos que o mataram, por causa de diamantes. Ela garante que assistiu ao …