Floresta de Robin dos Bosques ameaçada por multinacional química

Nilfanion / Wikimedia UK

Estátua de Robin Hood na floresta de Sherwood, no Reino Unido.

Estátua de Robin Hood na floresta de Sherwood, no Reino Unido.

A floresta de Sherwood, em Nottingham, Inglaterra, que é conhecida pela lenda de Robin dos Bosques, está ameaçada depois de o governo ter autorizado pesquisas sísmicas no local, em busca de gás de xisto.

A multinacional química Ineos obteve a autorização das autoridades para realizar levantamentos sísmicos numa parte do terreno e do subsolo da floresta de 423 hectares. O objectivo será encontrar gás de xisto para proceder à sua extracção através da perfuração.

O caso está a enfurecer os ambientalistas ingleses que temem que a riqueza da floresta, que inclui várias espécies animais e vegetais protegidas, integradas numa área de reserva natural, sejam fatalmente ameaçadas.

A exploração deverá ocorrer a cerca de 200 metros do chamado Carvalho Principal, uma árvore com mil anos e que se diz que seria o abrigo de Robin dos Bosques.

O activista ambiental Guy Shrubsole, da associação Friends of the Earth, considera que a floresta é um dos lugares “mais icónicos” de Inglaterra, conforme declarações divulgadas pelo The Guardian.

“Seria de pensar que teriam aprendido com os erros de algumas das outras companhias de exploração para o evitar, mas eles avançaram”, queixa-se Shrubsole que ainda espera ver revertida a decisão do governo.

A Ineos, por seu turno, garante que vai respeitar todas as medidas de segurança e de regulamentação para salvaguardar a floresta, mas é certo que não tem intenções de recuar na exploração.

“Potencialmente, no Reino Unido, temos uma grande reserva de gás endógeno debaixo dos nossos pés. Seria simplesmente, loucura não explorar este recurso natural“, constata no The Guardian o director de operações de exploração da multinacional, Tom Pickering.

A floresta de Sherwood está classificada como um Local de Especial Interesse Científico e uma Área Especial de Conservação, além de ser uma área de interesse turístico e histórico. Recentemente, um caçador de tesouros amador encontrou no local um anel de ouro avaliado em milhares de euros.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Todos os países procuram riquezas no subsolo, só em Portugal é que se começam depois abandonasse as pesquisa de exploração no subsolo.

RESPONDER

Renault constitui-se assistente em processo contra Carlos Ghosn para "fazer valer os seus direitos"

A fabricante automóvel Renault anunciou na segunda-feira que se constituiu assistente no processo de investigação do seu antigo presidente Carlos Ghosn por abusos de bens sociais e branqueamento. Segundo noticiou a agência Lusa, em comunicado, citado …

Agentes do ex-Benfica Luka Jovic são suspeitos de branqueamento de capitais

Os agentes do antigo jogador do SL Benfica Luka Jovic, Fali Ramadani e Nikola Damjanac, são suspeitos de terem branqueado mais de 10 milhões de euros em Espanha. Os empresários Fali Ramadani e Nikola Damjanac, da …

Túmulos reais do Taj Mahal limpos pela primeira vez em 300 anos para receber Trump

Os túmulos reais do Taj Mahal foram limpos pela primeira vez em 300 anos como parte da preparação da visita do Presidente norte-americano, Donald Trump, à Índia, escreve o portal Newsweek citando média locais. Donald …

Microsoft revela novos detalhes da Xbox Series X

A Microsoft revelou novos detalhes da Xbox Series X, a principal corrente à Playstation 5 e à Nintendo Switch. A consola vai ser equipada com "12 Teraflops" e memória interna SSD. A Microsoft quer apostar forte …

OMS sobre Covid-19: O mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia

O especialista que liderou a equipa da Organização Mundial de Saúde (OMS) enviada à China disse hoje que o mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia do novo coronavírus. Bruce Aylward, médico canadiano especialista …

Um quinto das florestas australianas arderam devido a seca extrema

Os incêndios recentes "sem precedentes" que destruíram um quinto das florestas australianas estão ligados a uma seca de vários anos, devido às alterações climáticas, segundo um estudo publicado na segunda-feira. Os climatólogos estão, atualmente, a estudar …

Auditorias aos estádios da I Liga devido a casos de racismo começam amanhã

As auditorias aos estádios onde se realizam jogos da I Liga de futebol, motivadas pelos recentes atos de violência e racismo, vão decorrer até março, diz o Ministério da Administração Interna. As auditorias à segurança dos …

Liverpool já tem tantas vitórias como o invencível Arsenal de Wenger

O Liverpool operou esta segunda-feira a reviravolta sobre o West Ham (3-2) e evitou a primeira derrota na Liga inglesa de futebol, repondo a vantagem de 22 pontos para o Manchester City, no jogo que …

Lenine Cunha campeão de triplo e pentatlo em atletismo adaptado

O atleta paralímpico português Lenine Cunha sagrou-se, esta terça-feira, campeão mundial de triplo-salto e pentatlo, em Torun, na Polónia. Ana Filipe venceu a prova de triplo-salto no feminino. Lenine Cunha venceu a medalha de ouro, esta …

Kroos: Não foi fácil "adaptar-nos à falta de 40 ou 50 golos" de Ronaldo

Toni Kroos assumiu que foi difícil para o Real Madrid superar a saída de Cristiano Ronaldo. O alemão realçou a falta dos 40 ou 50 golos marcados pelo português fizeram-se sentir. Em entrevista ao The Athletic, …