Foram roubadas as ossadas de Frei Bartolomeu dos Mártires. Uma perda “incalculável”

Pedro / Wikimedia Commons

Igreja de São Domingos em Viana do Castelo onde se encontravam os restos mortais de Frei Bartolomeu dos Mártires que foram roubados.

O relicário com os restos mortais do beato Bartolomeu dos Mártires foi roubado da igreja de São Domingos, no centro de Viana do Castelo, confirmou à Lusa o pároco Vasco Gonçalves que fala numa perda de “valor incalculável”.

O segundo comandante da PSP de Viana do Castelo, Raul Curva, afirma que o alerta foi dado, nesta terça-feira, 11 de Junho, cerca das 16:30 horas. Por envolver uma peça de arte sacra, o furto está agora a ser investigado pela Polícia Judiciária de Braga.

O pároco da Igreja de São Domingos refere que o relicário roubado, em metal dourado, “não tem grande valor comercial”, mas que “o que continha no seu interior, a ossada de Frei Bartolomeu dos Mártires, é de valor incalculável“.

“É incalculável pela devoção profunda das gentes da ribeira e da cidade de Viana do Castelo. Frei Bartolomeu dos Mártires é uma referência. Foi como se nos roubassem um bocado de nós próprios”, lamenta o padre.

“É fácil entrar e roubar”

Na segunda-feira, feriado nacional, já tinha havido uma tentativa de assalto à Igreja de São Domingos que deixou a imagem de Nossa Senhora das Dores, “muito antiga”, “danificada”.

Os ladrões “usaram a espada da imagem de Nossa Senhora das Dores e tentaram arrombar a caixa de esmolas“, explica o padre ao Correio da Manhã (CM). A lança acabou partida, obrigando ao seu restauro.

Mas “se a tentativa de assalto de segunda-feira foi grave”, o roubo consumado nesta terça-feira “é gravíssimo, não pelo valor da peça de metal dourado, mas pelo valor histórico e religioso que contém”, destaca, em declarações à agência Lusa, o secretário do cartório da igreja de São Domingos, Ricardo Oliveira.

Não terá sido muito difícil aos assaltantes entrar na Igreja, já que esta se encontra “sempre aberta e é visitada por muitos turistas“, como atesta o CM e comprova o padre Vasco Gonçalves.

É fácil entrar e roubar. Se estivessem com uma mochila, por exemplo, ninguém se apercebia”, frisa o pároco.

Em 2016, o Papa Francisco autorizou a canonização do beato Bartolomeu dos Mártires sem a atribuição de um milagre, processo que ainda não culminou.

Bartolomeu dos Mártires foi declarado venerável a 23 de Março de 1845 pelo Papa Gregório XVI e beato a 4 de Novembro de 2001, por João Paulo II.

O beato nasceu em Lisboa, em Maio de 1514, e entrou na Ordem Dominicana em 11 de Novembro de 1528, tendo sido eleito arcebispo de Braga em 1559. Morreu em Viana do Castelo a 16 de Julho de 1590.

Em Viana do Castelo ficou conhecido por ter mandado construir o Convento de Santa Cruz – depois designado de São Domingos, tal como a igreja contígua -, mas sobretudo pela sua dedicação aos pobres.

Renunciou como arcebispo em 23 de Fevereiro de 1582 e recolheu-se no convento que mandou construir em Viana do Castelo, onde morreu a 16 de Julho de 1590.

Bartolomeu dos Mártires foi sempre apelidado pelo povo como o “arcebispo santo, pai dos pobres e dos enfermos” e insistiu, em vida, na deposição dos seus restos mortais naquele convento, numa altura em que a diocese local ainda não existia, sendo liderada por Braga.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. ……..se as ossadas teem um valor incalculável ( cálculo que sim – e se calhar foram apenas levadas por um cachorro esfomeado ),mesmo assim fico muito satisfeito porque na Rússia roubaram uma PONTE e ninguém deu por nada……..pelo que o factor grandeza e uma incógnita que deve ser usado para todos os cálculos ( matemáticos, mentais e outros)…

RESPONDER

As árvores não existem. Quem o diz são os terraplanistas

Uma teoria da conspiração sobre árvores está agora a intrigar o mundo. Um terraplanista explica que as árvores não existem e que não passam de arbustos. A teoria surgiu num vídeo publicado em 2016 no YouTube, …

CGTP convoca “grande manifestação” para 10 de julho

A CGTP-IN convocou uma “grande manifestação” em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral. Numa conferência de …

A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

https://vimeo.com/342845039 A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos …

INE chumba pergunta sobre origem étnico-racial no censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) não vai incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar …

Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira. As primeiras …

Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida

A Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida para dar lugar a um pavilhão multiusos. O presidente da Câmara, Aires Pereira, aproveitou o Dia da Cidade, no domingo, para apresentar o novo …

Autoridade dos Transportes defende sanções quando há falhas no metro

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes defende a "definição de requisitos mínimos de qualidade e de sanções em caso de incumprimento" por parte das operadoras do metro junto dos utentes. Após uma avaliação dos metros …

Oliveirense sagra-se bicampeã nacional de basquetebol

A Oliveirense sagrou-se pela segunda vez consecutiva campeã portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final. A Oliveirense, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 53-41, conquistou …

Ivo Vieira é o novo treinador do Vitória de Guimarães

Ivo Vieira vai orientar o Vitória de Guimarães, depois de ter assinado um contrato válido para 2019/2020, anunciou o emblema vimaranense no site oficial. "A Vitória SAD informa que chegou a acordo com o treinador Ivo …

Dono da Altice compra leiloeira Sotheby's

O dono da Altice comprou a leiloeira Sotheby's, numa operação no valor de 3,7 mil milhões de dólares, cerca de 3,3 mil milhões de euros. O acordo definitivo foi assinado entre a Sotheby's e a BidFair …