Foram roubadas as ossadas de Frei Bartolomeu dos Mártires. Uma perda “incalculável”

Pedro / Wikimedia Commons

Igreja de São Domingos em Viana do Castelo onde se encontravam os restos mortais de Frei Bartolomeu dos Mártires que foram roubados.

O relicário com os restos mortais do beato Bartolomeu dos Mártires foi roubado da igreja de São Domingos, no centro de Viana do Castelo, confirmou à Lusa o pároco Vasco Gonçalves que fala numa perda de “valor incalculável”.

O segundo comandante da PSP de Viana do Castelo, Raul Curva, afirma que o alerta foi dado, nesta terça-feira, 11 de Junho, cerca das 16:30 horas. Por envolver uma peça de arte sacra, o furto está agora a ser investigado pela Polícia Judiciária de Braga.

O pároco da Igreja de São Domingos refere que o relicário roubado, em metal dourado, “não tem grande valor comercial”, mas que “o que continha no seu interior, a ossada de Frei Bartolomeu dos Mártires, é de valor incalculável“.

“É incalculável pela devoção profunda das gentes da ribeira e da cidade de Viana do Castelo. Frei Bartolomeu dos Mártires é uma referência. Foi como se nos roubassem um bocado de nós próprios”, lamenta o padre.

“É fácil entrar e roubar”

Na segunda-feira, feriado nacional, já tinha havido uma tentativa de assalto à Igreja de São Domingos que deixou a imagem de Nossa Senhora das Dores, “muito antiga”, “danificada”.

Os ladrões “usaram a espada da imagem de Nossa Senhora das Dores e tentaram arrombar a caixa de esmolas“, explica o padre ao Correio da Manhã (CM). A lança acabou partida, obrigando ao seu restauro.

Mas “se a tentativa de assalto de segunda-feira foi grave”, o roubo consumado nesta terça-feira “é gravíssimo, não pelo valor da peça de metal dourado, mas pelo valor histórico e religioso que contém”, destaca, em declarações à agência Lusa, o secretário do cartório da igreja de São Domingos, Ricardo Oliveira.

Não terá sido muito difícil aos assaltantes entrar na Igreja, já que esta se encontra “sempre aberta e é visitada por muitos turistas“, como atesta o CM e comprova o padre Vasco Gonçalves.

É fácil entrar e roubar. Se estivessem com uma mochila, por exemplo, ninguém se apercebia”, frisa o pároco.

Em 2016, o Papa Francisco autorizou a canonização do beato Bartolomeu dos Mártires sem a atribuição de um milagre, processo que ainda não culminou.

Bartolomeu dos Mártires foi declarado venerável a 23 de Março de 1845 pelo Papa Gregório XVI e beato a 4 de Novembro de 2001, por João Paulo II.

O beato nasceu em Lisboa, em Maio de 1514, e entrou na Ordem Dominicana em 11 de Novembro de 1528, tendo sido eleito arcebispo de Braga em 1559. Morreu em Viana do Castelo a 16 de Julho de 1590.

Em Viana do Castelo ficou conhecido por ter mandado construir o Convento de Santa Cruz – depois designado de São Domingos, tal como a igreja contígua -, mas sobretudo pela sua dedicação aos pobres.

Renunciou como arcebispo em 23 de Fevereiro de 1582 e recolheu-se no convento que mandou construir em Viana do Castelo, onde morreu a 16 de Julho de 1590.

Bartolomeu dos Mártires foi sempre apelidado pelo povo como o “arcebispo santo, pai dos pobres e dos enfermos” e insistiu, em vida, na deposição dos seus restos mortais naquele convento, numa altura em que a diocese local ainda não existia, sendo liderada por Braga.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. ……..se as ossadas teem um valor incalculável ( cálculo que sim – e se calhar foram apenas levadas por um cachorro esfomeado ),mesmo assim fico muito satisfeito porque na Rússia roubaram uma PONTE e ninguém deu por nada……..pelo que o factor grandeza e uma incógnita que deve ser usado para todos os cálculos ( matemáticos, mentais e outros)…

RESPONDER

Tribunal aceita afastamento de juiz Paulo Registo do caso Football Leaks

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) aceitou o pedido de escusa apresentado pelo juiz Paulo Registo, a quem foi distribuído o processo de Rui Pinto, criador do Football Leaks. Segundo o acórdão do TRL, a …

Governador do Rio de Janeiro acusado de fraude com hospitais de campanha

O Ministério Público brasileiro indicou ter reunido provas de que o governador do Rio de Janeiro comandou uma organização que defraudou a construção de hospitais de campanha, no âmbito do combate à covid-19. De acordo com …

Centeno já cativou mais de 1025 milhões de euros no Orçamento de 2020

As cativações no Orçamento do Estado (OE) para 2020 ascendem a 1025,5 milhões de euros, revelou o boletim da Direção-Geral do Orçamento relativo a abril, montante inferior ao do OE 2019. Segundo avançou o Expresso esta …

Supremo Tribunal anula presidência parlamentar de Juan Guaidó

Esta terça-feira, o Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela reconheceu como presidente do parlamento Luís Parra, um dissidente da oposição. O Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela (STJ) declarou nula a junta de direção da Assembleia …

Há 285 novos casos de covid-19. São quase todos na Grande Lisboa

A região de Lisboa continua a registar o maior número de novos casos de covid-19 registados no país. A Direcção Geral de Saúde (DGS) anuncia hoje 31.292 infectados com o coronavírus, mais 285 do que …

Com bens arrestados e a filha a pagar contas, é quase impossível cobrar multa de 3,7 milhões a Ricardo Salgado

O Tribunal Constitucional confirmou a multa de 3,7 milhões de euros que foi aplicada pelo Banco de Portugal ao banqueiro Ricardo Salgado, mas é quase impossível cobrar esse valor. O ex-presidente do BES tem os …

França suspende tratamentos com hidroxicloroquina

O Governo francês decidiu esta quarta-feira suspender os tratamentos à base de hidroxicloroquina para pacientes infetados com a covid-19. O Executivo revogou o decreto de 11 de maio que autorizava a prescrição e a administração …

Decisão unânime. Deputados vão pedir para ver contrato de venda do Novo Banco (e para ouvir Carlos Costa)

Os deputados da comissão de orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira por unanimidade o requerimento do Bloco de Esquerda para que seja entregue ao parlamento o contrato de venda do Novo Banco ao Lone Star. Segundo …

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de Bruxelas. 15,5 mil milhões a fundo perdido

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos no âmbito do Fundo de Recuperação da União Europeia (UE), após a crise da covid-19, que ascende a um total de 750 mil …

"Taxa covid" cobrada por clínicas e hospitais privados não é ilegal (e pode alastrar ao comércio)

Aumentaram, nos últimos dias, as queixas à DECO, a Associação de Defesa do Consumidor, relacionadas com o pagamento de taxas adicionais no acesso a hospitais e clínicas privadas. Taxas que se destinam a pagar os …