/

Roterdão disponível para receber festival Eurovisão da Canção 2021

Jose Sena Goulao / Lusa

A câmara municipal de Roterdão, na Holanda, disponibilizou-se para acolher o festival Eurovisão da Canção 2021, ao aprovar, esta quinta-feira, um aumento de 6,7 milhões de euros ao orçamento da edição deste ano, cancelada devido à pandemia covid-19.

Depois de já ter investido 15 milhões de euros com um evento cancelado a 18 de março, devido ao surto do coronavírus, a câmara aprovou a verba adicional para cobrir os custos com o centro de congressos Ahoy, que iria acolher a 65.ª edição do festival, entre 12 e 16 de maio, e com segurança adicional, noticiou a agência Lusa.

O facto de Roterdão estar disponível para organizar a edição de 2021 do festival Eurovisão da Canção não significa que o evento vá mesmo ser realizado na cidade holandesa, nem que seja em 2021, pois a organização do evento vai ainda tomar a decisão final, com base em questões financeiras, de logística, mas também de saúde.

“Para darmos uma resposta definitiva, precisamos antes de responder a uma série de questões. A decisão provavelmente será tomada em meados de maio”, adiantaram fontes da organização do festival à televisão holandesa NOS.

O responsável da câmara de Roterdão pelo festival, Said Kasmi, sublinhou, porém, que tanto a União Europeia de Radiodifusão (UER), que promove o festival, como as estações de radiodifusão e do centro de congressos Ahoy “podem ter a certeza de que Roterdão vai continuar a ser a cidade sede em 2021”.

Se a UER e os restantes organizadores do evento decidirem selecionar de novo Roterdão como cidade anfitriã, a câmara municipal quer aproveitar a ocasião para oferecer um papel especial aos profissionais da saúde que têm estado a lutar contra a pandemia de covid-19, dando-lhes ingressos gratuitos ou homenageando-os durante o festival.

Depois de cancelada a 65.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, em março, a organização anunciou a realização de um espetáculo, em maio, com os cantores que deveriam representar os 41 países concorrentes deste ano.

De acordo com o anúncio feito no início de abril, o espetáculo terá como anfitriões os apresentadores holandeses Chantal Janzen, Edsilia Rombley e Jan Smit, “honrará as 41 canções” que deveriam competir este ano, reunindo “os artistas 2020, a partir das suas localizações pela Europa, numa ‘performance’ de um sucesso da Eurovisão, com letras unificadoras, apropriadas para a situação em que o mundo se encontra”.

Portugal, que venceu o festival Eurovisão da Canção por uma única vez, em 2017, com o tema “Amar pelos dois”, interpretado por Salvador Sobral e composto por Luísa Sobral, iria estar representado na edição de 2020 com a canção “Medo de Sentir”, interpretada por Elisa e composta por Marta Carvalho, que venceu a final do Festival da Canção no dia 07 de Março, em Elvas.

A Europa registou até agora mais de 1,2 milhões de casos confirmados de infeção pelo coronavírus, tendo morrido mais de 114 mil pessoas. A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia provocou mais de 184 mil mortos e infetou mais de 2,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Cerca de 700 mil doentes foram considerados curados.

Lusa //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.