Roterdão disponível para receber festival Eurovisão da Canção 2021

Jose Sena Goulao / Lusa

A câmara municipal de Roterdão, na Holanda, disponibilizou-se para acolher o festival Eurovisão da Canção 2021, ao aprovar, esta quinta-feira, um aumento de 6,7 milhões de euros ao orçamento da edição deste ano, cancelada devido à pandemia covid-19.

Depois de já ter investido 15 milhões de euros com um evento cancelado a 18 de março, devido ao surto do coronavírus, a câmara aprovou a verba adicional para cobrir os custos com o centro de congressos Ahoy, que iria acolher a 65.ª edição do festival, entre 12 e 16 de maio, e com segurança adicional, noticiou a agência Lusa.

O facto de Roterdão estar disponível para organizar a edição de 2021 do festival Eurovisão da Canção não significa que o evento vá mesmo ser realizado na cidade holandesa, nem que seja em 2021, pois a organização do evento vai ainda tomar a decisão final, com base em questões financeiras, de logística, mas também de saúde.

“Para darmos uma resposta definitiva, precisamos antes de responder a uma série de questões. A decisão provavelmente será tomada em meados de maio”, adiantaram fontes da organização do festival à televisão holandesa NOS.

O responsável da câmara de Roterdão pelo festival, Said Kasmi, sublinhou, porém, que tanto a União Europeia de Radiodifusão (UER), que promove o festival, como as estações de radiodifusão e do centro de congressos Ahoy “podem ter a certeza de que Roterdão vai continuar a ser a cidade sede em 2021”.

Se a UER e os restantes organizadores do evento decidirem selecionar de novo Roterdão como cidade anfitriã, a câmara municipal quer aproveitar a ocasião para oferecer um papel especial aos profissionais da saúde que têm estado a lutar contra a pandemia de covid-19, dando-lhes ingressos gratuitos ou homenageando-os durante o festival.

Depois de cancelada a 65.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, em março, a organização anunciou a realização de um espetáculo, em maio, com os cantores que deveriam representar os 41 países concorrentes deste ano.

De acordo com o anúncio feito no início de abril, o espetáculo terá como anfitriões os apresentadores holandeses Chantal Janzen, Edsilia Rombley e Jan Smit, “honrará as 41 canções” que deveriam competir este ano, reunindo “os artistas 2020, a partir das suas localizações pela Europa, numa ‘performance’ de um sucesso da Eurovisão, com letras unificadoras, apropriadas para a situação em que o mundo se encontra”.

Portugal, que venceu o festival Eurovisão da Canção por uma única vez, em 2017, com o tema “Amar pelos dois”, interpretado por Salvador Sobral e composto por Luísa Sobral, iria estar representado na edição de 2020 com a canção “Medo de Sentir”, interpretada por Elisa e composta por Marta Carvalho, que venceu a final do Festival da Canção no dia 07 de Março, em Elvas.

A Europa registou até agora mais de 1,2 milhões de casos confirmados de infeção pelo coronavírus, tendo morrido mais de 114 mil pessoas. A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia provocou mais de 184 mil mortos e infetou mais de 2,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Cerca de 700 mil doentes foram considerados curados.

ZAP Lusa //

PARTILHAR

RESPONDER

A linguagem de Benoit está a morrer. O senegalês quer salvá-la através da música

O senegalês Benoit Fader Keita está a usar o poder da música para salvar a sua linguagem, ménik, que tem apenas 3 mil falantes e está em risco de extinção. Benoit Fader Keita nasceu no Senegal …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …