Roteiro dos Museus do Algarve só foi publicado em português por falta de dinheiro

Os funcionários da Rede de Museus do Algarve (RMA) lançaram a edição digital dos Museus do Algarve, que apenas foi publicada em português por falta de dinheiro para traduções, escreve o jornal Público esta segunda-feira.

“Faltou o financiamento [cerca de cinco mil euros] para as traduções”, lamentou o diretor do Museu de São Brás de Alportel, Emanuel Sancho, um dos coordenadores da rede.

O roteiro em causa (ebook) tem 81 páginas e visa dar a conhecer mais de duas dezenas de estruturas museológicas. “Mostra-se aspetos da história da região, que se completam pela diversidade”, refere o mesmo responsável, em declarações ao diário.

Ao contrário do que estava previsto, o guia não foi ainda traduzido em inglês, francês, alemão e espanhol. “Fizeram-se reuniões, houve promessas da parte da Região de Turismo do Algarve (RTA), mas não se concretizaram”, acrescentou.

A versão em papel que chegou também a ser pensada, conta ainda o Público, também não avançou. “Não apresentaram uma proposta concreta”, justificou o presidente da RTA, João Fernandes, quando questionado pelo matutino.

Visando atrair mais visitantes em época baixa, decorre em simultâneo o Programa 365 Algarve para realizar 400 eventos culturais e de animação até ao maio. Este programa conta com o apoio de 1,5 milhões de euros do Ministério da Cultura e Economia.

“Apoiam-se eventos momentâneos, prontos a sair, não os projetos duradores e que exigem maturidade”, lamenta Emanuel Sancho, dando conta que o fator económico do turismo “está a impor uma série de regras [à cultura] e nota-se uma certa subserviência”.

Criada há 12 anos, a RMA rede visa quebrar laços centralistas e dinamizar a oferta cultural regional, escreve ainda o jornal Público.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.