Ronaldo culpa outro homem por violação (e pode ser extraditado para Portugal)

Facundo Arrizabalaga / EPA

Ronaldo venceu o The Best FIFA Football Awards 2017: o melhor do Mundo, pela 5ª vez

Cristiano Ronaldo não nega que manteve relações sexuais com a norte-americana Kathryn Mayorga, na noite em que ela alega que o futebolista a violou, mas assegura que não a forçou a fazer sexo anal e culpa outro homem pelas lesões que ela apresentou no exame feito no hospital.

Estes novos dados constam do processo movido pelo actual advogado de Kathryn Mayorga, contestando o acordo de confidencialidade que ela assinou, em troca do pagamento de 375 mil dólares (cerca de 325 mil euros).

O Jornal de Notícias (JN) consultou o documento e refere que Cristiano Ronaldo admite que teve relações sexuais com Kathryn Mayorga num quarto de um hotel de Las Vegas, em Junho de 2009. Mas o jogador terá negado tê-la forçado a fazer sexo anal, como ela alega.

Ronaldo terá argumentado que as lesões que a professora norte-americana apresentou, num exame efectuado no hospital, nos dias seguintes à alegada violação, foram causadas por “outra pessoa”, como refere o JN.

No processo apresentado por Kathryn Mayorga no passado dia 20 de Setembro, alega-se que os advogados de Ronaldo a pressionaram para aceitar o dinheiro em troca do seu silêncio.

A defesa de Kathryn Mayorga refere que os advogados do atleta tinham “uma fonte policial confidencial” que terá assegurado que a polícia de Las Vegas encerraria “de bom grado” a investigação à queixa de violação “se houvesse um acordo financeiro entre as partes”, como cita o JN.

No processo, o advogado de Kathryn Mayorga aponta que a defesa de Ronaldo recorreu a “actos maliciosos, opressivos, coercivos e fraudulentos“, concluindo, assim, que o acordo de confidencialidade deve ser considerado nulo.

Afinal, a roupa interior não se perdeu

Entretanto, a polícia de Las Vegas desmentiu o advogado de Kathryn Mayorga que tinha dito, em conferência de imprensa, que as autoridades tinham perdido a roupa interior e o vestido usados pela mulher na noite da alegada violação, e que terão sido anexados ao processo como provas, aquando da queixa por ela apresentada em 2009.

Cristiano Ronaldo viajou para Portugal, depois de ter marcado pela Juventus, no jogo frente à Udinese, para manter uma “reunião secreta com advogados em Lisboa”, segundo reporta o Correio da Manhã. Um dado que indicia a importância do caso que põem os milhões do craque em risco.

E em Inglaterra, diz-se que as autoridades americanas podem pedir a extradição de Cristiano Ronaldo para Portugal, para ser ouvido no âmbito da queixa de violação. A informação é avançada pelo The Mirror, que cita o advogado espanhol Emilio Cortes.

“As regras da Europa e dos Estados Unidos são diferentes, pelo que as autoridades americanas podem pedir a extradição de Ronaldo, a menos que ele já esteja em Portugal”, afirmou o advogado ao jornal.

Pelas redes sociais continua a discussão em torno do assunto, com posições favoráveis e contra Ronaldo. A mãe e a irmã do jogador, Dolores Aveiro e Kátia Aveiro, lançaram uma corrente de apoio ao avançado, apelando às pessoas para partilharem uma imagem de Ronaldo vestido de Super-Homem com as hashtags #ronaldoestamoscontigoateaofim ou #justiçacr7.

O cantor Tony Carreira já aderiu à iniciativa, partilhando também a nota de que não acredita nesta acusação “e até prova em contrário é inocente”.

A nova comentadora da SIC, Manuela Moura Guedes, criticou ontem, no Jornal da Noite, o Presidente da República e o primeiro-ministro por terem defendido Ronaldo na praça pública. “Em Portugal, todos desejam que Cristiano Ronaldo seja inocente, inclusivamente os órgãos de poder”, frisou. Mas “neste caso, Ronaldo não pode contar como herói, é uma pessoa como as outras”, ressalvou.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Isto de ir ás meninas com muito dinheiro está-se a tornar perigosíssimo e os juízes parecem ainda não se ter apercebido do estratagema das moças. Será que só por pertencerem ao sexo feminino lhes dá direito a oferecerem-se, a assediar, receber a massa e por fim acusar anos depois? Estranho!

      • Provinciano.. aqui está uma resposta à altura.. uma xenófoba elitista preconceituosa a responder a um misógeno.. nasci numa aldeia da serra da estrela, sou provinciano com muito orgulho, e certamente terei um sentido ético bem superior à caríssima citadina ( para além do QI).
        Responder a comentários destes tudo bem. Não lhe chame é provinciano. Chame-o apenas parvo! Agora respostas sectaristas e ignorantes ofendendo quem lhe põe comida no prato, não!

  2. Agora foi outro que entrou pelas traseiras… Será que enquanto o Ronas entrava pela frente alguém se aproveitou e entrou por trás?!

  3. As vitimas de violação que me merecem todo o respeito, nao hajem como essa “senhora” que se diz violada e sai do quarto onde alegadamente foi violada e volta para a pista a dançar , quem é que sofre um abuso desses e tem vontade de se divertir ? muito triste mesmo nao se ter carater… certas “mulheres” so o sao no nome mesmo… As verdadeiras vitimas o meu profundo respeito.

  4. Hummmmmm.
    Isto é caso para o Hercule Poirot. Ninguém sabe ao certo quem entrou pelo portão traseiro. O que entrou pelo da frente diz que foi outro que entrou por trás. Uma coisa parece-me certa. Não seria possível estar no portão da frente e de trás ao mesmo tempo. Haveria assim um terceiro elemento na história? Seria o Messi? Não me lembro de outro… goleador… Fica aqui a dúvida.

  5. TODOS OS BENFIQUISTAS DESEJAM QUE RONALDO SEJA CULPADO, E CLARO A MANUELA M. GUEDES, COMO ESPOSA DE UM DIRIGENTE NÃO PODIA EXPRIMIR OUTRA OPINIÃO, MESMO SEM CONHECIMENTO DE CAUSA. É A MANUELA NO SEU PLENO DE RAIVA.

  6. Se a coisa foi tão consensual como diz o craque luso, qual a necessidade de pagar os 300k? Má fama? Mas alguém duvida que um gajo solteiro e rico em Las Vegas não tenha um caso? Quem não deve não teme costuma dizer-se…

RESPONDER

Mais de 40 pessoas mortas por grupos de “proteção às vacas” na Índia

Pelo menos 44 pessoas foram mortas por grupos de "proteção às vacas", entre maio de 2015 e dezembro de 2018, em 12 Estados da Índia, denuncia a organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) num relatório …

Genoma do tubarão branco revela razões para resistência a doenças e longevidade

Uma equipa internacional de cientistas descodificou o genoma do tubarão branco, descobrindo razões para o sucesso evolutivo de um predador que está no topo da cadeia alimentar e que resiste a doenças e ferimentos. A equipa …

Morreu o cientista que tornou popular o termo “aquecimento global”

O cientista que fez soar os primeiros alarmes sobre as alterações climáticas e tornou popular o termo "aquecimento global", Wallace Smith Broecker, morreu aos 87 anos, foi anunciado esta terça-feira. O antigo professor e investigador da …

Descoberta super-Terra a apenas oito anos-luz do Sistema Solar

Uma equipa internacional de investigadores, em colaboração com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), no Porto, descobriu uma nova super-Terra, a "apenas" oito anos-luz de distância do Sistema Solar.  Segundo o IA, o …

Homem que assassinou uma mulher em 1993 foi detido graças a um guardanapo

O empresário Jerry Westrom foi preso e acusado de esfaquear uma mulher em Minneapolis em 1993, graças a um site de genealogia e um guardanapo que deitou fora depois de limpar a boca. O corpo de …

México vai converter ilha-prisão num centro educativo e cultural

O estabelecimento prisional foi construído em 1905 e vai ser encerrado por decreto presidencial, para dar lugar ao centro cultural Muros de Água Jose Revueltas. Dos 600 presos, 200 vão ser libertados. A prisão existente numa …

Depois de defender o Brexit, o homem mais rico do Reino Unido muda-se para o Mónaco

Jim Ratcliffe, o homem mais rico do Reino Unido e fundador da multinacional de produtos químicos Ineos, vai mudar-se para o Mónaco juntamente com dois dos seus principais executivos para poupar até 4,6 mil milhões …

Surto de sarampo nas Filipinas escala para 8.400 casos e 130 mortos

O surto de sarampo continua a agravar-se nas Filipinas, com 8.443 casos confirmados desde o início do ano e 136 mortes causadas pela doença, na maioria crianças menores de cinco anos, indicaram as autoridades. De acordo …

Estado deixa de apoiar compra de carros elétricos acima de 60 mil euros

O Estado vai deixar de apoiar a compra de carros elétricos com um preço superior a 60 mil euros. Esta alteração vai constar nas novas regras de incentivos à introdução no consumo de veículos de baixas …

Bolsas do IEFP para estagiários com mestrado e doutoramento vão aumentar

O programa Estágios Profissionais vai ser alterado com o objetivo de dar uma resposta mais célere às empresas, prevendo-se ainda um aumento do valor das bolsas para estagiários com mestrado e doutoramento, de acordo com …