/

Gravações revelam que Ronald Reagan chamou “macacos” a delegados africanos da ONU

White House Photographic Collection / Wikimedia

O antigo Presidente dos EUA, Ronald Reagan

O ex-Presidente norte-americano, na altura governador da Califórnia, chamou de “macacos” aos delegados africanos da ONU em 1971, durante uma chamada por telefone com o então Presidente, Richard Nixon.

Tudo aconteceu quando a Organização das Nações Unidas (ONU) votou, em 1971, a substituição de uma delegação da China em vez da de Taiwan para uma das cinco posições de membro permanente do Conselho de Segurança.

O então governador da Califórnia, Ronald Reagan, que era um defensor de Taiwan, ligou ao Presidente dos Estados Unidos para descarregar a sua frustração nos delegados africanos que tinham tomado partido contra os Estados Unidos. Os delegados da Tanzânia, por exemplo, começaram a dançar na Assembleia-Geral das Nações Unidas.

“Ontem à noite, assistir a coisa destas na televisão. Ver estes macacos destes países africanos, malditos sejam, eles ainda estão desconfortáveis a usar sapatos!”, disse Reagan, que recebeu como resposta risos de Richard Nixon, na conversa agora revelada pela revista The Atlantic.

A gravação foi divulgada por Tim Naftali, um professor de História da Universidade de Nova Iorque e que foi o primeiro diretor da Biblioteca Richard Nixon entre 2007 e 2011. “Estas novas gravações são um lembrete gritante do racismo que muitas vezes está por detrás da retórica pública do Presidente norte-americano”, escreve no artigo.

Mais tarde, Ronald Reagan viria a ser o 40.º Presidente dos EUA, entre 1981 e 1989. O governante, que começou como democrata e depois se juntou aos republicanos, é considerado um ícone do Partido Republicano, numa liderança marcada pela Guerra Fria.

Em 1994, Reagan revelou que sofria da doença de Alzheimer e apareceu em público pela última vez no funeral de Nixon, em abril do mesmo ano. Morreu dez anos depois, em 2004, aos 93 anos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.