Roma e a Igreja em guerra milionária por causa das moedas da Fontana di Trevi

As moedas que os turistas lançam à Fontana di Trevi, um dos rituais mais populares entre quem visita Roma, está a causar problemas na relação entre a Igreja e a capital italiana.

A câmara de Roma decidiu que os cerca de 1,5 milhões de euros que todos os anos são atirados às águas da fonte deixem de ir exclusivamente para a Caritas, mas também para ajudar na manutenção dos monumentos da cidade. Para a Igreja Católica este é um ataque aos mais pobres.

A medida da presidente de Roma, Virginia Raggi, que em 2016 conquistou a câmara para o movimento populista Cinco Estrelas, deve entrar em vigor no início de abril, embora os bispos católicos ainda tenham esperança em reverter a situação. “Não estávamos à espera desta decisão”, admitiu o diretor da Caritas, uma organização católica. “Espero que não seja final”, acrescentou Benoni Ambarus.

Em Roma, estima-se que existam cerca de dez mil pessoas sem-abrigo e a Caritas administra centenas de dormitórios na cidade, em colaboração com as paróquias, a que junta outros serviços, como a entrega de produtos de primeira necessidade e até uma clínica dentária. A associação argumenta que estes projetos podem ficar em risco por causa da quebra de receitas.

A decisão de confiar à Caritas de Roma o dinheiro que os turistas lançam à fonte já vinha de 2001, foi tomada pelo então presidente da capital italiana, Walter Veltroni. Mas depois de chegar ao poder, Virginia Raggi – que entretanto tem visto os seus níveis de popularidade cair a pique por não conseguir resolver os problemas financeiros da cidade – criou um grupo de trabalho para analisar o tema, que chegou a esta decisão.

Em outubro, milhares de manifestantes reuniram-se para exigir que Raggi resolvesse, entre outras coisas, questões relacionadas à recolha de lixo e aos buracos que todas as ruas da cidade têm.

A fonte, que tem quase 300 anos, é visitada por milhões de turistas. A tradição de atirar moedas ficou famosa após o sucesso da comédia romântica Three Coins in the Fountain, interpretada por Frank Sinatra em 1954.

ZAP ZAP // BBC

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Bloco de esquerda quer plano nacional de férias de Verão financiado pelo Governo

O Bloco de Esquerda vai entregar um projeto de lei na Assembleia da República para que o Governo defina um programa de férias de Verão. Catarina Martins, coordenadora do partido, frisa que a maior parte …

Índia ultrapassa Brasil e é o segundo país mais afetado pela covid-19

A Índia é o segundo país mais afetado pela pandemia de covid-19, ultrapassando o Brasil, depois de registar um valor máximo de 168 mil novas contaminações nas últimas 24 horas. O país, com 1,3 mil milhões …

Dois anos depois, mulher de Assange pede que Reino Unido pressione EUA para acusações caírem

A mulher de Julian Assange, Stella Moris, disse que a Grã-Bretanha seria mais forte a fazer campanha contra regimes autoritários se pressionasse o Governo Biden a retirar o seu apelo para o extraditar sob acusações …

Operação Marquês. Ministério Público pede alargamento do prazo previsto na lei para recorrer

Depois da decisão instrutória tomada pelo juiz Ivo Rosa, os procuradores Rosário Teixeira e Vítor Pinto já entregaram um requerimento a pedir 120 dias para o recurso. O alargamento do prazo passaria assim a ser …

Duas mortes e 271 infetados em 24 horas. Rt continua a subir em Portugal

O boletim da DGS desta segunda-feira dá conta de mais 271 novos casos. Registaram-se ainda mais duas mortes por covid-19. Segundo a DGS existem 25.784 casos ativos, menos 176 do que na véspera, e há mais …

Maioria dos pobres em Portugal trabalha (os "três D" da pobreza e 4 perfis que são uma "supresa")

Um quinto da população portuguesa é pobre e a maior parte das pessoas em situação de pobreza trabalha, mantendo vínculos laborais sem termo. As conclusões são de um estudo promovido pela Fundação Francisco Manuel dos …

Guillermo Lasso declara-se vencedor das eleições presidenciais no Equador

Guillermo Lasso declarou-se vencedor da segunda e última volta das eleições presidenciais no Equador, numa altura em que foram contabilizados 96,94% dos votos, que lhe deram uma diferença de 5,04 pontos percentuais sobre o socialista …

Número de nascimentos no primeiro trimestre de 2021 regista valor mais baixo desde 2015

No primeiro trimestre de 2021, nasceram em Portugal cerca de 18.200 bebés, o número mais baixo dos últimos sete anos para igual período. Cerca de 18.200 bebés nasceram em Portugal no primeiro trimestre de 2021, o …

Escolhas "unilaterais" agitam PSD. Castelo Branco acusa direção nacional de desrespeitar estatutos

A concelhia do PSD de Castelo Branco acusou esta segunda-feira a direção nacional do partido de desrespeitar os estatutos, ao escolher “unilateralmente e discricionariamente” o nome de João Belém para candidato àquele município, contra a …

Ivo Rosa indigna colegas ao revogar decisões tomadas por tribunais superiores

Ivo Rosa, juiz de instrução da Operação Marquês, revogou decisões tomadas por tribunais superiores, o que resultou numa onda de indignação dos seus colegas e do Conselho Superior da Magistratura. Na decisão que deixou cair 25 …