Roma e a Igreja em guerra milionária por causa das moedas da Fontana di Trevi

As moedas que os turistas lançam à Fontana di Trevi, um dos rituais mais populares entre quem visita Roma, está a causar problemas na relação entre a Igreja e a capital italiana.

A câmara de Roma decidiu que os cerca de 1,5 milhões de euros que todos os anos são atirados às águas da fonte deixem de ir exclusivamente para a Caritas, mas também para ajudar na manutenção dos monumentos da cidade. Para a Igreja Católica este é um ataque aos mais pobres.

A medida da presidente de Roma, Virginia Raggi, que em 2016 conquistou a câmara para o movimento populista Cinco Estrelas, deve entrar em vigor no início de abril, embora os bispos católicos ainda tenham esperança em reverter a situação. “Não estávamos à espera desta decisão”, admitiu o diretor da Caritas, uma organização católica. “Espero que não seja final”, acrescentou Benoni Ambarus.

Em Roma, estima-se que existam cerca de dez mil pessoas sem-abrigo e a Caritas administra centenas de dormitórios na cidade, em colaboração com as paróquias, a que junta outros serviços, como a entrega de produtos de primeira necessidade e até uma clínica dentária. A associação argumenta que estes projetos podem ficar em risco por causa da quebra de receitas.

A decisão de confiar à Caritas de Roma o dinheiro que os turistas lançam à fonte já vinha de 2001, foi tomada pelo então presidente da capital italiana, Walter Veltroni. Mas depois de chegar ao poder, Virginia Raggi – que entretanto tem visto os seus níveis de popularidade cair a pique por não conseguir resolver os problemas financeiros da cidade – criou um grupo de trabalho para analisar o tema, que chegou a esta decisão.

Em outubro, milhares de manifestantes reuniram-se para exigir que Raggi resolvesse, entre outras coisas, questões relacionadas à recolha de lixo e aos buracos que todas as ruas da cidade têm.

A fonte, que tem quase 300 anos, é visitada por milhões de turistas. A tradição de atirar moedas ficou famosa após o sucesso da comédia romântica Three Coins in the Fountain, interpretada por Frank Sinatra em 1954.

ZAP // BBC

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Alguma vez foi fácil?" Catarina Martins diz que Governo "tem pouca vontade" de discutir temas concretos

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta terça-feira que o Governo socialista “tem pouca vontade” de discutir questões concretas nas negociações do Orçamento do Estado para 2022, insistindo na necessidade de debater …

Fisco vai devolver 82 milhões no IVAucher

O programa IVAucher irá devolver aos contribuintes 82 milhões de euros, anunciou, esta terça-feira, António Mendonça Mendes. O secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, anunciou esta terça-feira que os contribuintes acumularam …

Creches passam a ser gratuitas para todas as crianças do 2.º escalão

Esta terça-feira, o Governo anunciou o alargamento da gratuitidade das creches a todas as crianças dos agregados do 2.º escalão de rendimentos da comparticipação familiar.  A creche passa a ser gratuita para todas as crianças de …

Bissouma disse que é o melhor médio na Premier League. O que dizem os números?

O jogador do Brighton & Hove Albion apresenta dados importantes, numa equipa que está no quarto lugar da Premier League. As declarações causaram algum impacto e também foram reproduzidas pelo ZAP: “Não quero ser arrogante, mas …

Governo britânico expôs acidentalmente identidade de mais de 250 tradutores afegãos

Os endereços eletrónicos de mais de 250 afegãos que colaboraram com as forças britânicas e procuram realocação no Reino Unido foram divulgados por engano pelo Ministério da defesa britânico. O Ministério da Defesa britânico expôs as …

Etna volta a entrar em erupção. É a segunda vez em menos de um mês

O vulcão Etna, em Itália, voltou a entrar erupção, espalhando rapidamente uma nuvem de fumo na parte oriental da ilha italiana da Sicília. O vulcão mais ativo da Europa entrou em erupção esta terça-feira. Segundo o …

CNE recebeu queixas de cidadãos contra Costa por usar PRR em campanha

A Comissão Nacional de Eleições já recebeu queixas de cidadãos contra António Costa pela utilização do PRR nos discursos de campanha. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu cerca de meia dúzia de queixas de …

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …

Portugal regista mais 11 mortes e 780 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 780 novos casos e 11 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Pandemia já matou quase tantos norte-americanos como a gripe espanhola

A covid-19 já matou quase tantos norte-americanos, no último ano e meio, como a gripe espanhola, entre 1918 e 1919, de acordo com dados esta terça-feira divulgados pela Universidade Johns Hopkins. Embora o aumento das novas …