Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Ettore Ferrari / EPA

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 na primeira mão.

Muitas mexidas na equipa de Carlos Carvalhal em relação ao primeiro jogo, mas com a clara intenção de equilibrar as operações.

Contudo, as diagonais e movimentações da formação de Paulo Fonseca eram muito complicadas de travar e, aos 23 minutos, Stephan El Shaarawy rematou cruzado ao poste e, na recarga, Edin Džeko atirou para o fundo das redes.

O Braga não baixou os braços e, à meia-hora, equilibrava na posse de bola, com 50% para cada lado, mas só assinava um remate (desenquadrado), contra cinco dos romanos, dois na direcção da baliza.

Ainda assim, os minhotos chegaram ao intervalo com quatro remates, apenas menos dois que os da casa, e claramente decididos a chegar pelo menos ao golo.

A desinspiração bracarense prosseguiu na segunda parte, e aos 73 minutos, Lorenzo Pellegrini teve nos pés uma ocasião flagrante, uma grande penalidade a castigar falta de João Novais sobre Carles Pérez. Contudo, o italiano atirou ao lado.

A mesma ineficácia não teve Carles Pérez, que aos 75 minutos acorreu a um cruzamento da direita para fazer o 2-0, ao nono remate dos transalpinos, terceiro enquadrado.

Os “arsenalistas” dominavam a posse de bola na segunda parte aos 75 minutos, com 65%, rematavam, atacavam, mas sentiam dificuldades para definir bem os seus lances no último terço, e com o correr dos minutos a equipa foi perdendo mais acutilância, ciente de que a sua participação na Liga Europa esta época estava a chegar ao fim.

E como os bracarenses não estavam a acertar na baliza, o ex-benfiquista Bryan Cristante acabou por fazer ele próprio golo na baliza romana, mas Borja Mayoral recolocou a vantagem da casa em dois tentos, já nos descontos.

Jogadores em foco

Carles Pérez 7.8 – Num jogo sem grandes destaques individuais, o espanhol entrou na segunda parte, jogou pouco mais de meia-hora, mas teve um grande impacto no jogo, com um golo marcado, um passe para finalização, quatro dribles completos em outras tantas tentativas e ainda quatro faltas sofridas (máximo), uma delas para penálti.

Andraz Sporar 5.4 – O atacante foi o melhor do Braga, mesmo não tendo feito nada de especial. Um remate, enquadrado, quatro acções com bola na área romana, dois de três duelos aéreos ofensivos ganhos, e pouco mais.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …

Carlos César reivindica papel do PS na construção da democracia e no combate à corrupção

O presidente do PS defendeu, esta segunda-feira, que se deveu ao seu partido o aprofundamento da democracia e os avanços no combate à corrupção, embora admitindo desvios", "erros" e "omissões num ou outro momento da …