Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Ettore Ferrari / EPA

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 na primeira mão.

Muitas mexidas na equipa de Carlos Carvalhal em relação ao primeiro jogo, mas com a clara intenção de equilibrar as operações.

Contudo, as diagonais e movimentações da formação de Paulo Fonseca eram muito complicadas de travar e, aos 23 minutos, Stephan El Shaarawy rematou cruzado ao poste e, na recarga, Edin Džeko atirou para o fundo das redes.

O Braga não baixou os braços e, à meia-hora, equilibrava na posse de bola, com 50% para cada lado, mas só assinava um remate (desenquadrado), contra cinco dos romanos, dois na direcção da baliza.

Ainda assim, os minhotos chegaram ao intervalo com quatro remates, apenas menos dois que os da casa, e claramente decididos a chegar pelo menos ao golo.

A desinspiração bracarense prosseguiu na segunda parte, e aos 73 minutos, Lorenzo Pellegrini teve nos pés uma ocasião flagrante, uma grande penalidade a castigar falta de João Novais sobre Carles Pérez. Contudo, o italiano atirou ao lado.

A mesma ineficácia não teve Carles Pérez, que aos 75 minutos acorreu a um cruzamento da direita para fazer o 2-0, ao nono remate dos transalpinos, terceiro enquadrado.

Os “arsenalistas” dominavam a posse de bola na segunda parte aos 75 minutos, com 65%, rematavam, atacavam, mas sentiam dificuldades para definir bem os seus lances no último terço, e com o correr dos minutos a equipa foi perdendo mais acutilância, ciente de que a sua participação na Liga Europa esta época estava a chegar ao fim.

E como os bracarenses não estavam a acertar na baliza, o ex-benfiquista Bryan Cristante acabou por fazer ele próprio golo na baliza romana, mas Borja Mayoral recolocou a vantagem da casa em dois tentos, já nos descontos.

Jogadores em foco

Carles Pérez 7.8 – Num jogo sem grandes destaques individuais, o espanhol entrou na segunda parte, jogou pouco mais de meia-hora, mas teve um grande impacto no jogo, com um golo marcado, um passe para finalização, quatro dribles completos em outras tantas tentativas e ainda quatro faltas sofridas (máximo), uma delas para penálti.

Andraz Sporar 5.4 – O atacante foi o melhor do Braga, mesmo não tendo feito nada de especial. Um remate, enquadrado, quatro acções com bola na área romana, dois de três duelos aéreos ofensivos ganhos, e pouco mais.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção. O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, …

Na Tailândia, um "cemitério" de táxis foi transformado numa horta sobre rodas

Desde pimentos a pepinos, beringelas e até mangericão. Num parque de estacionamento ao ar livre em Banguecoque, os táxis abandonados transformam-se em hortas para alimentar os trabalhadores. A pandemia de covid-19 obrigou os táxis de Banguecoque …

Morreu o "último nazi" canadiano, aos 97 anos

Um ucraniano que serviu como tradutor no regime nazi morreu na quinta-feira na sua casa, em Ontário, no Canadá, encerrando uma luta de décadas para deportá-lo e acusá-lo de cúmplice no assassinato de dezenas de …

No Sri Lanka, elefantes traficados foram resgatados. Mas voltaram às pessoas que os compraram ilegalmente

Um tribunal do Sri Lanka devolveu elefantes resgatados a pessoas influentes que foram acusadas de os terem comprado ilegalmente. Durante alguns anos, elefantes selvagens permaneceram na corda bamba de uma intensa batalha de custódia judicial entre …

Sporting 1-0 Marítimo | Porro volta a decidir de penálti

Que sofrimento! É normal ver os “grandes” dominarem por completo os seus adversários, mas nesta partida entre Sporting e Marítimo, em Alvalade, praticamente só houve uma equipa a atacar e a procurar o golo. Ainda assim, …

A falhar pagamentos e com 260 mil milhões de dívida - como é que a Evergrande chegou até aqui?

A situação da imobiliária chinesa Evergrande, que tem uma dívida maior do que a economia portuguesa, está a deixar o mundo ansioso sobre uma eventual repetição da história da crise de 2008, que começou com …