Roger Federer anuncia final da carreira

Roger Federer / Twitter

O tenista suíço Roger Federer.

O icónico tenista suíço Roger Federer anunciou, esta quinta-feira, o final da carreira, aos 41 anos de idade.

O antigo número um mundial estava há vários meses sem competir ao mais alto nível, após ter sido operado ao joelho depois do Wimbledon.

A Laver Cup, em Londres, que se irá disputar no final deste mês, será a última competição em que Federer vai participar, disse o atleta helvético.

“A Laver Cup será o meu último torneio ATP. Continuarei a jogar ténis, mas não em Grand Slams ou no circuito ATP. Vou sentir falta de tudo, mas há tanto para celebrar. Quero agradecer a todos vocês, do fundo do coração. Para o ténis: adoro-te e nunca te deixarei”, disse Federer numa mensagem emotiva divulgada nas redes sociais.

“Esta é uma decisão agridoce, porque eu vou sentir a falta de tudo o que o desporto me deu”, acrescentou.

Roger Federer chegou a ser recordista de títulos de Grand Slam, com 20 triunfos conquistados em 31 finais. O tenista venceu oito vezes o Wimbledon, seis vezes o Open da Austrália, cinco vezes o US Open e uma vez o Roland Garros.

“Os últimos três anos traduziram-se em desafios em forma de lesões e cirurgias. Trabalhei duro para voltar à minha forma, mas sei os limites do meu corpo. Tenho 41 anos, joguei mais de 1500 partidas em 24 anos. O ténis foi muito generoso comigo, mas tenho de reconhecer que chegou a hora de terminar a carreira”, anunciou.

“Os últimos 24 anos foram uma incrível aventura. Às vezes parece que passou em 24 horas, mas também sinto que foi uma caminhada com profundidade e mágica que me faz sentir que foi uma vida inteira. Joguei em mais de 40 países, chorei, ri, senti felicidade e dor. Mais do que tudo, senti-me incrivelmente vivo. Obrigado a todos”, acrescentou.

Recentemente, Federer caiu do top 25 do ranking mundial pela primeira vez desde 1997. Atualmente, estava sem posição na hierarquia da ATP.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.