Robôs substituem estudantes em cerimónia de graduação no Japão

Impedidos de estarem na sua cerimónia de graduação por causa do novo coronavírus, estudantes japoneses marcaram presença com a ajuda de robôs.

Com as universidades fechadas devido à pandemia de covid-19, muitos foram os estudantes universitários por esse mundo fora que viram os seus exames finais ou cerimónias de graduação cancelados.

Mas, segundo conta o site IFLScience, a universidade japonesa Business Breakthrough (BBT), em Tóquio, arranjou forma de contornar a situação e fez na mesma a cerimónia de graduação dos seus alunos, no passado dia 28 de março, no Hotel Grand Palace.

Como os alunos não podiam marcar presença no evento, em vez disso, conseguiram fazê-lo virtualmente com ajuda de robôs, que controlaram a partir de casa, para que cada um recolhesse o diploma com o seu nome.

De acordo com o mesmo site, para tornar a cerimónia ainda mais realista, cada robô tinha também um tablet na “cara”, no qual se podia ver os respetivos alunos em videochamada.

Vestidos a rigor com o traje usado nestas ocasiões, os robôs newme, desenvolvidos pela ANA Holdings, também foram projetados para terem “mãos” para, assim, conseguirem segurar nos certificados entregues pelo presidente da universidade, Kenichi Omae.

Esta foi uma cerimónia de graduação que, seguramente, estes alunos nunca mais vão esquecer. “Quando entrei, nunca pensei que operaria o meu avatar e participaria na cerimónia de graduação. Receber um diploma num espaço público enquanto estava num espaço privado foi uma experiência nova”, contou um dos alunos.

O professor Shugo Yanaka, responsável pela “cerimónia de graduação em modo avatar”, acredita que outras universidades poderiam fazer coisas semelhantes. “Esperamos que esta iniciativa seja útil para instituições de ensino que estão a lutar para conseguir realizar cerimónias de graduação”, disse num comunicado.

O IFLScience recorda que esta universidade não foi o único estabelecimento de ensino no Japão a ser criativo para fazer frente às limitações impostas pelo coronavírus. No mês passado, uma escola realizou a cerimónia de graduação dos seus alunos no Minecraft, depois de o ano letivo, que terminaria em março, ter sido interrompido.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Centeno diz que crise nos combustíveis será temporária

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, referiu hoje, em Lisboa, que o aumento dos preços, nomeadamente dos combustíveis, deverá ser temporário, apesar de “aparentemente descontrolado”, lembrando que o petróleo negociou a preços negativos …

Assembleia da República chumba comissão de inquérito a MAI sobre acidente na A6

A Assembleia da República chumbou esta sexta-feira a proposta do Chega para a constituição de uma comissão parlamentar de inquérito à atuação do Ministério da Administração Interna no acidente com o carro do ministro e …

"O Governo quer salvar o Natal". Reino Unido alivia regras para atrair camionistas estrangeiros

O Governo britânico anunciou esta sexta-feira a suspensão temporária das regras sobre o número de entregas de mercadorias que os camionistas estrangeiros podem fazer no Reino Unido de forma a atenuar o impacto da escassez …

Parlamento aprova isenção de imposto de selo para moratórias de empresas

Todos votaram a favor do diploma no Parlamento, porém realçam que devem existir apoios idênticos para as famílias e querem acrescentá-los ao diploma durante a discussão na especialidade. Segundo noticia o Público, a proposta de lei …

Um copo com água

Água potável de cidade canadiana pode estar contaminada com hidrocarbonetos petrolíferos

A cidade de Iqaluit, no território canadiano de Nunavut, declarou estado de emergência após ter encontrado vestígios de petróleo no abastecimento de água. O departamento de saúde pública da cidade canadiana aconselhou os habitantes de Iqaluit …

Golden Boy: Nuno Mendes é o único português entre os finalistas

Havia três portugueses na lista anterior mas, nos 20 finalistas, o jovem do PSG é o único representante de Portugal. Nome do vencedor será divulgado em Dezembro. O jornal Tuttosport indicou quais são os 20 futebolistas …

"Profundamente chocante". Deputado britânico morre após ser esfaqueado em encontro com eleitores

Um deputado do Partido Conservador morreu depois de ter sido esfaqueado várias vezes, esta sexta-feira, durante um encontro com eleitores em Leigh-on-Sea, no sudeste de Inglaterra. David Amess, de 69 anos, representante do círculo eleitoral de …

"Já chega de drama". Costa sublinha que cenário de eleições antecipadas “seria irracional”

O primeiro-ministro falou aos jornalistas esta sexta-feira e garantiu que o Governo cumpriu a sua função: entregar uma proposta de Orçamento de Estado. O que se segue é a negocição. António Costa referiu, depois de visitar …

Erro em laboratório britânico poderá ter provocado 43 mil falsos negativos

Cerca de 43 mil pessoas poderão ter sido informadas erradamente de que não sofriam de covid-19 devido a problemas num laboratório privado no Reino Unido, anunciaram esta sexta-feira as autoridades de saúde britânicas. O Departamento de …

Rio anuncia voto contra o Orçamento para 2022 - e dá 50% de hipóteses de crise política

O Presidente da República recebe esta sexta-feira, em audiência em Belém, os partidos com assento parlamentar no âmbito do Orçamento do Estado para o próximo ano. O primeiro partido a ser ouvido foi o PSD. O …