Um robô aprendeu a fazer uma omelete. E ficou melhor do que o esperado

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um robô a preparar uma omelete. Para os investigadores, avaliar se um robô cozinhou uma refeição com sucesso é uma fonte interessante de debate.

“Cozinhar é um problema realmente interessante para os engenheiros robóticos”, disse a principal investigadora Fumiya Iida, do Departamento de Engenharia da Universidade de Cambridge, em comunicado. “Como os seres humanos nunca conseguem ser totalmente objetivos quando se trata de comida, como é que nós, cientistas, avaliamos se o robô fez um bom trabalho?”

“Uma omelete é um daqueles pratos fáceis de preparar, mas difícil de fazer bem”, disse Iida. “Pensámos que seria um teste ideal para melhorar as habilidades de um chef robô e otimizar o sabor, a textura, o cheiro e a aparência”.

Os investigadores usaram aprendizagem de máquina para ensinar o robô a partir, bater e criar uma omelete, mas também explicar questões complexas de gosto.

Embora os robôs já tenham sido usados ​​na produção para criar bens alimentares, como biscoitos e pizza, não são usados ​​no processo de cozinhar, que está sujeito a muitas variáveis ​​e, portanto, é muito mais difícil para a inteligência artificial de dominar.

Para aprender sobre o paladar, os investigadores usaram uma ferramenta estatística chamada Inferência Bayesiana para incorporar feedback de amostras de dados de provadores de omeletes e usá-lo para ajustar o algoritmo, o que ditaria como o robô alteraria a sua técnica de cozinha. O processo utiliza essencialmente informações qualitativas sobre a qualidade de uma omelete e transforma-a em dados quantificáveis ​​que o robô pode usar para aprimorar o seu trabalho.

“Outro desafio que enfrentámos foi a subjetividade do paladar humano – os humanos não são muito bons a dar medidas absolutas e geralmente dão medidas relativas quando se trata de sabor”, disse Iida. “Então, precisávamos ajustar o algoritmo de aprendizagem de máquina – o chamado algoritmo de lote – para que provadores humanos pudessem fornecer informações com base em avaliações comparativas, em vez de sequenciais”.

O resultado: “As omeletes, em geral, tinham um ótimo sabor – muito melhor do que o esperado!”, disse Iida.

Os benefícios de ensinar um braço robótico a cozinhar é que, quando a engenharia estiver perfeita, a aprendizagem de máquina poderá ser aplicada a chefs-robô, produzindo resultados consistentes em larga escala.

Os resultados da investigação foram publicados em janeiro na revista científica IEEE Robotics and Automation Letters.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Arcebispo russo considerado "sexista do ano" morre durante reabilitação do coronavírus

O arcebispo russo Dimitry Smirnov, conhecido por fazer comentários controversos sobre mulheres, morreu aos 69 anos durante a reabilitação do coronavírus, anunciou um porta-voz da Igreja Ortodoxa Russa na quarta-feira. No início de 2020, Dimitry Smirnov foi …

Será necessária declaração para deslocações entre concelhos

O Governo esclareceu que quem precisar de se deslocar entre 30 de outubro e 3 de novembro, quando estará proibida a circulação entre concelhos, necessita de uma declaração, sendo as exceções as mesmas que foram …

Cães conseguem detetar covid-19, mas não estão a ser usados. "Podiam salvar tantas vidas"

Um cão pode cheirar um pano que antes esteve no pulso ou no pescoço de alguém e identificar imediatamente se a pessoa contraiu o vírus até cinco dias antes do aparecimento de qualquer sintoma. Parece …

Noruega com poucos casos de infeções nas escolas. Medidas podem ser aliviadas

A Noruega mantém as escolas com o segundo nível das medidas para combate à pandemia. Contudo, pondera aliviá-las caso se confirme que as crianças não têm um papel acrescido na transmissão do vírus. As autoridades de …

Ex-SCUT com descontos para passageiros frequentes e transporte de passageiros

Os passageiros particulares frequentes e os veículos de transporte de passageiros vão ter descontos na passagem pelas portagens das antigas SCUT a partir de 1 de janeiro, anunciou esta quinta-feira o Governo. De acordo com a …

Situação "muito grave" leva a uma nova corrida ao papel higiénico na Alemanha

A Alemanha atingiu esta quinta-feira um novo máximo diário, com mais de 11 mil casos em apenas 24 horas. A nova vaga de infeções está a levar os alemães a um novo açambarcamento de papel …

Taça: todos os "grandes" defrontam equipas do terceiro escalão

FC Porto, Benfica e Sporting vão jogar em casa de formações do Campeonato de Portugal. Sporting de Braga estará na Trofa. Decorreu nesta quinta-feira o sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, a …

DGS vai comprar mais de 100.000 frascos de Remdesivir até março de 2021

A Direção-Geral da Saúde vai adquirir entre este mês e março de 2021 mais de 100.000 frascos do medicamento antiviral remdesivir, com a designação comercial Veklury, para tratamento de doentes com covid-19. A decisão foi tomada …

Utilizadores do PayPal vão poder usar criptomoeda para pagar a mais de 26 milhões de comerciantes

O PayPal anunciou que vai investir no mercado das criptomoedas, lançando um novo serviço que permitirá aos utilizadores da plataforma nos Estados Unidos comprar, guardar e vender moeda digital, já a partir de 2021. De acordo …

Escavações revelam sepulcro do final da Idade do Bronze em Oliveira de Frades

Escavações arqueológicas realizadas recentemente revelaram a existência de um sepulcro do final da Idade do Bronze na Cumeeira, junto à zona industrial de Oliveira de Frades, anunciou esta quinta-feira a autarquia. "Este sítio arqueológico era já …