Este robô-massagista já faz massagens corporais personalizadas (e aprende novas)

A empresa francesa Capsix Robotics e investigadores da Universidade de Plymouth, no Reino Unido, criaram um robô que consegue fazer massagens corporais personalizadas.

De acordo com o New Scientist, o modelo da Capsix Robotics possui um braço robótico equipado com sensores e uma câmara que permite “adaptar-se à forma do corpo do utilizador”. Programado por “protocolos de massagem” desenvolvidos por fisioterapeutas, o robô adapta a sua firmeza de acordo com os desejos dos utilizadores.

O robô da Universidade de Plymouth funciona de forma semelhante ao da Capsix, mas pode ser ainda mais personalizado. Em vez de “limitar-se” a protocolos de massagem pré-programados, os utilizadores podem ensinar o robô a “executar os movimentos exatos que desejam”, orientando fisicamente o braço durante um treino.

“Os utilizadores podem ensinar o robô a massajar atividades e, em seguida, o robô aprende e reproduz”, explicou Chunxu Li, um dos criadores do robô.

Segundo François Eyssautier, o criador do robô que trabalha na Capsix, das mais de 4.000 pessoas que o experimentaram, “a maioria delas gostou”. Enquanto algumas pessoas estavam céticas no início, “depois de três ou quatro minutos, esqueceram que era um robô e relaxaram”, explicou Eyssautier.

A vantagem de ter um robô-massagista é que não é preciso “ter contacto com mais ninguém”, segundo Eyssautier. “Além disso, às vezes não queremos ser tocados por outras pessoas, apenas queremos relaxar sozinhos”.

Por outro lado, para Shane Kertanegara, fisioterapeuta em Sydney, na Austrália, ainda há “um longo caminho a percorrer” antes de os robôs-massagistas cheguem a ser tão bons como os humanos.

“Um fisioterapeuta humano consegue perceber em que parte do corpo o cliente está tenso e concentrar-se nesse local, mas um robô não pode tirar proveito dessa experiência sensorial e ajustar a terapia manual”, disse Kertanegara.

Além disso, segundo o fisioterapeuta, como as mãos do robô não têm dedos, não conseguem realizar as mesmas manipulações que os massagistas humanos. Apesar disso, Kertanegara tem a certeza que “a tecnologia melhorará com o tempo”, rematou.

O robô da Capsix está disponível para aluguer, mas não para compra. A Universidade de Plymouth ainda está a estudar o seu protótipo, mas os cientistas esperam disponibilizá-lo para compra e uso doméstico em breve.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em São Miguel, os restaurantes de concelhos em nível de alto risco fecham as portas a partir de amanhã

Todos os estabelecimentos de restauração, bebidas e similares nos concelhos do Nordeste e Vila Franca do Campo, em São Miguel, nos Açores, vão encerrar a partir de terça-feira, funcionando apenas em regime de take-away ou …

O Brasil está a construir uma nova estátua gigante de Cristo. Vai ser mais alta que a do Rio de Janeiro

Uma nova estátua gigante do Cristo que está a ser construída no sul do Brasil será ainda mais alta do que a icónica estátua do Cristo Redentor com vista para o Rio de Janeiro. Cabeça e …

Costa anuncia 252 milhões de euros de investimento na investigação e economia do mar

O primeiro-ministro anunciou hoje que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai ter uma verba de 252 milhões de euros autonomizada para financiar investimentos na investigação, na economia do mar e na segurança pesqueira. Além …

Setor da restauração diz que os apoios e horários estabelecidos aumentam a “escravização"

Segundo um documento da PRO.VAR, dois em cada três (66,4%), dos estabelecimentos localizados em centros comerciais, ponderam apresentar pedidos de insolvência. O trabalho tem por base um inquérito a empresas do sector realizado entre os dias …

Ucrânia diz que Rússia não responde a pedido de conversações, mas conta com o apoio da NATO

O Presidente ucraniano, Volodimir Zelenskii, disse que ainda não conseguiu falar com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, para discutir a escalada do conflito no Leste da Ucrânia. A Rússia e a Ucrânia acusam-se mutuamente de …

"O trabalho liberta." Polícia comunica pichagem nazi no Porto ao Ministério Público

A Polícia Municipal vai comunicar ao Ministério Público (MP) uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, com a frase nazi "o trabalho liberta". Uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, …

Um morto e um ferido em tiroteio junto a hospital em Paris. Atirador encontra-se em fuga

Um tiroteio numa rua no bairro 16 da capital francesa causou a morte de um segurança do hospital Henry Dunant e ferimentos muito graves numa utente. Os disparos deram-se em frente ao hospital Henry Dunant, …

Bloco de Esquerda quer plano nacional de férias de Verão financiado pelo Governo

O Bloco de Esquerda vai entregar um projeto de lei na Assembleia da República para que o Governo defina um programa de férias de Verão. Catarina Martins, coordenadora do partido, frisa que a maior parte …

Índia ultrapassa Brasil e é o segundo país mais afetado pela covid-19

A Índia é o segundo país mais afetado pela pandemia de covid-19, ultrapassando o Brasil, depois de registar um valor máximo de 168 mil novas contaminações nas últimas 24 horas. O país, com 1,3 mil milhões …

Dois anos depois, mulher de Assange pede que Reino Unido pressione EUA para acusações caírem

A mulher de Julian Assange, Stella Moris, disse que a Grã-Bretanha seria mais forte a fazer campanha contra regimes autoritários se pressionasse o Governo Biden a retirar o seu apelo para o extraditar sob acusações …