Este robô-massagista já faz massagens corporais personalizadas (e aprende novas)

A empresa francesa Capsix Robotics e investigadores da Universidade de Plymouth, no Reino Unido, criaram um robô que consegue fazer massagens corporais personalizadas.

De acordo com o New Scientist, o modelo da Capsix Robotics possui um braço robótico equipado com sensores e uma câmara que permite “adaptar-se à forma do corpo do utilizador”. Programado por “protocolos de massagem” desenvolvidos por fisioterapeutas, o robô adapta a sua firmeza de acordo com os desejos dos utilizadores.

O robô da Universidade de Plymouth funciona de forma semelhante ao da Capsix, mas pode ser ainda mais personalizado. Em vez de “limitar-se” a protocolos de massagem pré-programados, os utilizadores podem ensinar o robô a “executar os movimentos exatos que desejam”, orientando fisicamente o braço durante um treino.

“Os utilizadores podem ensinar o robô a massajar atividades e, em seguida, o robô aprende e reproduz”, explicou Chunxu Li, um dos criadores do robô.

Segundo François Eyssautier, o criador do robô que trabalha na Capsix, das mais de 4.000 pessoas que o experimentaram, “a maioria delas gostou”. Enquanto algumas pessoas estavam céticas no início, “depois de três ou quatro minutos, esqueceram que era um robô e relaxaram”, explicou Eyssautier.

A vantagem de ter um robô-massagista é que não é preciso “ter contacto com mais ninguém”, segundo Eyssautier. “Além disso, às vezes não queremos ser tocados por outras pessoas, apenas queremos relaxar sozinhos”.

Por outro lado, para Shane Kertanegara, fisioterapeuta em Sydney, na Austrália, ainda há “um longo caminho a percorrer” antes de os robôs-massagistas cheguem a ser tão bons como os humanos.

“Um fisioterapeuta humano consegue perceber em que parte do corpo o cliente está tenso e concentrar-se nesse local, mas um robô não pode tirar proveito dessa experiência sensorial e ajustar a terapia manual”, disse Kertanegara.

Além disso, segundo o fisioterapeuta, como as mãos do robô não têm dedos, não conseguem realizar as mesmas manipulações que os massagistas humanos. Apesar disso, Kertanegara tem a certeza que “a tecnologia melhorará com o tempo”, rematou.

O robô da Capsix está disponível para aluguer, mas não para compra. A Universidade de Plymouth ainda está a estudar o seu protótipo, mas os cientistas esperam disponibilizá-lo para compra e uso doméstico em breve.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Capital das tempestades, Júpiter tem relâmpagos bizarros e chuva "mole" nunca antes vista

Com tempestades constantemente a devastar a sua superfície e uma Grande Mancha Vermelha que se agita há séculos, Júpiter é conhecido como a "capital das tempestades do Sistema Solar". Agora, a missão Juno, da NASA, …

Metro de Nova Iorque pede à Apple para melhorar sistema de reconhecimento facial

A autoridade que gere o metro de Nova Iorque, nos Estados Unidos, pediu à gigante tecnológica Apple para melhorar o reconhecimento facial dos seus dispositivos depois de serem observados vários passageiros a retirar a máscara …

Rival da Tesla diz que o seu carro terá uma autonomia de 832 quilómetros

A empresa Lucid Motors, concorrente direta da Tesla no mercado automóvel elétrico, afirma que o seu carro Air terá uma autonomia de 832 quilómetros. A confirmar-se a autonomia deste carro, o automóvel da Lucid Motors ultrapassará …

Moradores das Maurícias estão a cortar o próprio cabelo para ajudar a evitar um desastre ambiental

Moradores das Maurícias estão a cortar o seu próprio cabelo para para tentar minimizar os danos causados pelo derrame de petróleo de um navio janponês encalhado nos recifes de coral ao largo da ilha. Estima-se que …

Atalanta 1-2 PSG | Reviravolta épica vale bilhete para as “meias”

Um final impróprio para cardíacos e o epílogo perfeito num excelente jogo. O PSG esteve a perder desde o minuto 27, mas em apenas três minutos dos descontos deu a volta ao texto diante da …

Um emblemático transplante nos EUA aconteceu graças a um coração "roubado"

Um dos primeiros transplantes de coração realizados no mundo aconteceu no Estados Unidos. O que muitos não sabem é que este caso de sucesso também deu aso ao primeiro processo civil no país por homicídio …

"Pandemia de sem-abrigo" nos EUA. Há 30 milhões de pessoas sob risco de despejo

Nos Estados Unidos da América avizinha-se uma "pandemia de sem-abrigo". Até ao final de setembro, 30 milhões de norte-americanos estão em risco de despejo devido à covid-19. Nos Estados Unidos, a pandemia de covid-19 pode estar …

Tráfego nas autoestradas cai para quase metade. Foi o pior trimestre de sempre

A rede da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP) registou de abril a junho "o pior trimestre de circulação e tráfego médio desde que há registos", recuando 46% devido …

Bielorrússia cortou acesso à internet e tentou fazer com que parecesse um acidente

No seguimento da reeleição de Alexandr Lukashenko na Bielorrússia, multiplicam-se os apagões de internet. O Governo diz que se trata de um ataque cibernético, mas há suspeitas de que seja um plano do presidente. Os protestos …

Resgatados 28 cães sem registo ou vacinas de barracões onde também vivia a proprietária em Lisboa

Vinte e oito cães foram retirados pela PSP terça-feira de barracões em Lisboa onde também vivia a proprietária, avança a agência Lusa, detalhando que os animais serão depois colocados para adoção.  Os animais foram posteriormente recolhidos …