/

Robô com estrutura humana poderá salvar vidas em situações de catástrofe

Uma equipa de cientistas do Instituto Italiano de Tecnologia, em Génova, criou um robô que poderá ser capaz de salvar vidas em situações de catástrofe.

O projeto Walk-Man começou em 2013 e tem o objetivo de desenvolver uma plataforma robótica antropomórfica que funcione fora do laboratório, em ambientes não estruturados.

“Este é um robô antropomórfico, que efetua movimentos idênticos aos do corpo humano. A mão tem cinco dedos, por exemplo, incluindo o polegar”, afirmou o investigador Nikolaos Tsagarakis, citado pela Euronews.

“O robô foi criado para intervir em situações muito precisas e exigentes. Os objetos do dia a dia foram desenhados para se adaptarem à configuração do corpo humano, e um robô com uma configuração idêntica pode executar as mesmas tarefas, mas de forma mais otimizada”, destacou.

Os cientistas estão confiantes que o andróide possa substituir os humanos em contextos de risco – mas, para já, o robô ainda está a aprender a andar e a enfrentar perigos.

A equipa está a aperfeiçoar o software para que o Walk-Man consiga manter o equilíbrio em superfícies instáveis e contra perturbações como o impacto com objetos ou pessoas.

Este projeto, que conta com o apoio da Comissão Europeia, pretende que a intervenção de um operador aconteça apenas quando a resolução dos problemas de movimento ou equilíbrio do andróide for demasiado complexa.

O Walk-Man tem 1 metro e 80 e está equipado com um sistema de visão estereoscópica.

Segundo os especialistas, este robô antropomórfico tem uma potência “muito semelhante à de um carro de média dimensão”.

“Cada junta principal, seja no joelho ou na anca, onde se concentra muito esforço, tem uma potência idêntica à de uma scooter de 50 de cilindrada”, adiantou o investigador Ioannis Sakoglou.

O Walk-Man já conduziu um carro e, no final de 2017, vai enfrentar uma missão ainda mais desafiante – terá de conseguir resgatar uma pessoa de um edifício em chamas.

BZR, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.