Este robô quer acabar com a solidão dos jovens sul-coreanos

O número de pessoas a viver sozinhas na Coreia do Sul, assim como em muitos países ocidentais, está a aumentar exponencialmente. Enquanto muitos o fazem por escolha própria, para outros o fardo da solidão é demasiado pesado.

Um grupo de investigadores da Coreia do Sul desenvolveu uma possível resposta robótica para o problema do isolamento. O robô em questão chama-se Fribo e foi desenvolvido tendo em mente jovens que vivem sozinhos.

A ideia do design do Fribo é muito diferente da de outros produtos deste género como, por exemplo, a Alexa da Amazon. Enquanto esta assistente virtual estabelece contacto direto com o utilizador, a ideia do Fribo é mais incentivar que o utilizador estabeleça contacto com outros utilizadores através de um “espaço de vivência virtual”.

A ideia deste espaço de vivência é criar uma espécie de rede social de amigos que estão isolados fisicamente mas que poderão estar em permanente contacto neste espaço.

A ideia por trás deste robô acaba por ser um pouco “orwelliana”. O conceito passa por observar e reconhecer atividade nas casas de cada um dos utilizadores. Microfones e sensores espalhados e ligados ao Fribo procuram atividades domésticas, como um simples abrir a porta e entrar em casa, o desligar a luz de uma divisão ou o abrir o frigorífico.

O Fribo envia este tipo de informação anonimamente para o resto do grupo que está ligado ao utilizador: “O vosso amigo abriu a porta de entrada. Alguém entrou em casa?” é um dos exemplos.

Quem receber estas mensagens pode responder com mensagens de texto ou de voz para o grupo através do Fribo, ou com mensagens pré-definidas, que podem ser ativadas por palmas. Bater palmas três vezes ativa um tipo de mensagem, bater palmas duas vezes outro tipo de palmas e assim por diante.

Em certa medida, o conceito é semelhante ao feed das redes sociais, mas é muito diferente em dois pontos essenciais. Em primeiro lugar, os indivíduos não partilham a informação voluntariamente. O Fribo recolhe a informação e partilha-a automaticamente.

Além disso, as partilhas são feitas apenas com um grupo restrito de amigos, que serão os únicos a aceder à informação. Ainda assim, muitas vozes críticas na Coreia se têm feito ouvir contras as implicações deste robô para a privacidade dos utilizadores.

O Fribo foi apresentado, no mês passado, na Conferência Internacional de Interação entre Humanos e Robôs e, desde então, quatro grupos estão a testar esta tecnologia pioneira. Até agora, as reações dos participantes estão a ser extremamente positivas.

Para já, não está prevista data de lançamento ao público.

PARTILHAR

RESPONDER

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …

Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post. …

O Pólo Norte está a ser atingido por relâmpagos (e isso não é normal)

Uma tempestade perto do Pólo Norte pode não parecer a maior preocupação, tendo em conta o rápido aquecimento do Ártico. Mas é mais um sinal de que o Ártico continua a ter um verão anormal. A …

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …

Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite. No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária …

Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência. O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com …