Roberto Martínez assinou um contrato com a seleção nacional válido até 2026. O espanhol vai orientar Portugal no próximo Europeu e Mundial.
O espanhol Roberto Martínez já assinou contrato e será o novo selecionador nacional, sucedendo a Fernando Santos. O técnico será apresentado esta segunda-feira, às 12h, numa conferência de imprensa a realizar na Cidade do Futebol.
“Informamos que esta segunda-feira, dia 9 de janeiro, será apresentado pelo presidente da FPF, Fernando Gomes, o novo Selecionador Nacional em conferência de imprensa a realizar na Cidade do Futebol, pelas 12 horas. Os órgãos de comunicação social terão acesso às instalações da FPF a partir das 11h15”, lê-se no comunicado da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Martínez tinha princípio de acordo com a FPF desde sábado. O treinador comandou a Bélgica entre 2016 e 2022, alcançando o terceiro lugar no Mundial 2018, na Rússia. No entanto, no Mundial do Qatar não foi além da fase de grupos.
De acordo com a rádio espanhola Cadena Ser, Martínez assina um contrato válido até 2026, pelo que comandará a seleção nacional no Euro 2024, na Alemanha, e no Mundial 2026, no Canadá, México e Estados Unidos.
Nos últimos dias, o espanhol terá mesmo rejeitado uma proposta do Everton, de Inglaterra, uma vez que já estava interessado em ser o novo selecionador português.
Bob Martínez será el seleccionador de Portugal.
Contamos en @carrusel q mañana se marcha a Lisboa y, en principio, firma hasta 2026.
Tenía propuesta de Everton pero le seduce Portugal pq tiene muchos futbolistas jóvenes.
‘The Athletic’ adelantó ayer q el acuerdo era inminente.
— Sique RodríguezGairí (@SiqueRodriguez) January 8, 2023
Roberto Martínez foi a escolha da FPF depois de as negociações com José Mourinho terem falhado. A imprensa desportiva relatou ainda que Zinédine Zidane também foi equacionado, mas o técnico francês recusou a proposta.
A confirmar-se a contratação de Martínez, esta será uma aposta inovadora. Até agora, a FPF tem apostado sempre em treinadores portugueses ou brasileiros. O espanhol poderia trazer uma lufada de ar fresco, trazendo um estilo “cruyffiano” à equipa lusa.