Roberto Martínez tem acordo verbal para ser o novo selecionador nacional

2

Belgian Red Devils / Twitter

O ex-selecionador belga Roberto Martínez.

Roberto Martínez, antigo selecionador da Bélgica, tem sido apontado ao comando técnico da seleção nacional.

O jornal inglês The Telegraph apontava Roberto Martínez ao comando técnico da seleção nacional portuguesa.

Depois dos primeiros relatos, o jornalista David Ornstein, do The Athletic, confirmou que o treinador chegou a acordo verbal para suceder Fernando Santos no leme da ‘Seleção das Quinas’. O técnico está livre depois de ter saído da seleção belga.

Martínez comandou a Bélgica entre 2016 e 2022, alcançando o terceiro lugar no Mundial 2018, na Rússia. No entanto, no Mundial do Qatar não foi além da fase de grupos.

“A decisão foi tomada pouco antes do Campeonato do Mundo. Eu trabalho sempre para os projetos a longo prazo e eles precisam de ser definidos com antecedência”, disse Martínez sobre o seu pedido de demissão.

A confirmar-se a contratação de Martínez, esta será uma aposta inovadora. Até agora, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) tem apostado sempre em treinadores portugueses ou brasileiros. O espanhol poderia trazer uma lufada de ar fresco, trazendo um estilo “cruyffiano” à equipa lusa.

Quando, em 1995, jogava no Wigan, Martínez conheceu Jordi Cruyff, filho de Johan Cruyff, num restaurante em Manchester. Tornaram-se melhores amigos e Cruyff foi até padrinho de casamento de Martínez. Anos depois, foram padrinhos dos filhos um do outro.

Talvez por conta do seu historial e da sua admiração pela lenda neerlandesa, Roberto Martínez tentou sempre imprimir o “cruyffismo” nas equipas que orientou. A Bélgica é o exemplo máxima disso. Um futebol de posse, em que a bola é tratada com carinho e mantida longe dos adversários.

“Técnica não é ser capaz de dar 1.000 toques com uma bola. Qualquer um pode fazer isso com prática. Para isso pode trabalhar no circo. Técnica é passar a bola com um toque, na velocidade certa, para o pé certo do seu companheiro de equipa”, chegou a dizer, certo dia, Johan Cruyff.

Roberto Martínez é licenciado em fisioterapia e tem uma pós-graduação em marketing. É no futebol, contudo, que dá cartas e que pode revolucionar a forma de jogar da seleção portuguesa, depois de cerca de oito anos com Fernando Santos.

Daniel Costa, ZAP //

2 Comments

  1. Não Por favor NÃO!! Este não!! Este Martinez foi um fracasso total com a seleção da Bélgica!!!!!Van Gaal ou Joachim Low são bem melhores opções!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.