Risco de transmissão do coronavírus está a descer em todo o país

Mário Cruz / Lusa

O índice de transmissão do novo coronavírus, o chamado RT, está abaixo de 1, de acordo com os últimos relatórios do Instituto Ricardo Jorge. Isto significa que o risco de transmissão do vírus ao longo do tempo está a descer em todo o país.

Os relatórios alusivos a 12 e 16 de Julho divulgados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge indicavam que o risco de transmissão da infecção, o RT, estava numa média de 0,97, com variações entre 0,96 e 0,99 e com uma margem de confiança de 95%.

“Estes resultados indicam que o risco de transmissão ao longo do tempo está numa trajectória de decréscimo ao nível nacional“, como assume a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa.

No relatório sobre a situação da pandemia de covid-19 em Portugal divulgado nesta segunda-feira, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) anunciou um total de 1.691 mortes e 48.771 casos de Covid-19 em Portugal, com mais 2 mortes e mais 135 novos casos relativamente à véspera.

Desde 11 de Maio que não havia um número tão baixo de novas infecções.

“São números bastantes encorajadores”, de acordo com a ministra que destaca o trabalho feito nas 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa que foram mais afectadas pela pandemia nas últimas semanas.

Marta Temido também destaca que é “um sinal encorajador” o facto de a taxa de incidência do coronavírus estar, actualmente, situada em 19 por 100.000 habitantes.

“Um dos indicadores mais comuns que tem sido utilizado na comparação entre os países que é a taxa de incidência nos últimos sete dias, apresenta-se agora, relativamente a Portugal, em 19% por 100.000 habitantes. É um sinal encorajador porque mostra que Portugal está já abaixo de uma taxa de incidência de 20 por 100.000 habitantes”, salienta a ministra.

A governante revela também que 56% dos 13.533 casos activos de covid-19 em Portugal estão na Área Metropolitana de Lisboa.

Marta Temido refere ainda que há 206 surtos activos, 131 dos quais na Grande Lisboa, 41 na região Norte, 13 no Algarve, 11 no Centro e 10 no Alentejo.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. “19% por 100.000 habitantes” é uma expressão sem sentido em matematica (e em português). A sua leitura é “19 casos em 100 habitantes em cada 100 000 habitantes”. O que pretendem dizer é “19 em 100 000”, i.e, 19 casos em cada 100 000 habitantes.

  2. Um DIA DE FURIA.

    O desastre em S.Tirso com o que passou com os cães não tem perdão, a dona do canil devia ser castigada, chicoteada, pendura-la do cimo de um pinheiro mais alto que por lá houvesse, deitassem fogo, enforcá-la…mandá-la para o Inferno…coitados dos cães, ainda bem que todos os que lá foram levaram um ou dois cães para casa.
    …HEI! esperem lá, mas a dona é uma velha de 81 anos, acamada, a casa é uma chafurdice, pior que um canil, sem apoio, agora eu pergunto ? onde estavam as pessoas que foram buscar os câes e lançaram maldições à proprietária, porque ninguém a foi ver e levá-la para um LAR….Porque não prestaram à velha o mesmo auxilio que prestaram aos cães? os impropérios que estas almas caridosas lançaram à velha acamada deviam ter VERGONHA.

  3. Eu estou muito mais preocupada pelos animais mortos no canil de S.Tirso do que a morte de qualquer ser “humano”. É -me completamente indiferente. Por mim podiam todos ir para o inferno!!!

RESPONDER

Até à Páscoa "as coisas devem ficar como estão", diz António Lacerda Sales

O Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, admitiu, em entrevista ao SAPO24, que foram cometidos erros desde o início da pandemia e defendeu que até à Páscoa "as coisas devem ficar como estão". Um …

Trabalhar no Interior. Benefícios fiscais tiveram impacto de 27 milhões (e programa deve ser prorrogado)

Os benefícios fiscais previstos no Programa de Valorização do Interior (PVI) tiveram um impacto de cerca de 27 milhões de euros em 2020, revelou o Ministério da Coesão Territorial, destacando a aprovação de projetos …

Regulador da aviação trava construção do aeroporto do Montijo

O parecer negativo das câmaras do Seixal e da Moita e a não emissão por Alcochete levaram a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) a recusar emitir um parecer prévio de viabilidade do aeroporto do …

França aprova vacina da AstraZeneca para maiores de 65 anos. Única dose das vacinas reduz hospitalização nos mais idosos

O Governo francês alargou a idade de toma da vacina da AstraZeneca, que estava reservada para pessoas entre os 50 e os 64 anos. A partir de agora, pessoas com até 75 anos também vão …

OMS diz que é prematuro e "não realista" pensar-se que a pandemia acaba este ano

O diretor executivo do Programa de Emergências em Saúde da OMS diz que é prematuro pensar-se que a pandemia termina até ao fim do ano, mas que é possível é reduzir as hospitalizações e as transmissões …

A escolha de Moedas para Lisboa (ou de como Marcelo puxou os cordelinhos no PSD)

Rui Rio foi forçado a confirmar o nome de Carlos Moedas como candidato do PSD à Câmara de Lisboa depois de ter havido uma fuga de informação para a imprensa. E há quem especule que …

Duterte demite embaixadora no Brasil filmada a agredir funcionária

Esta segunda-feira, Rodrigo Duterte anunciou ter assinado a demissão da embaixadora das Filipinas no Brasil, Marichu Mauro. O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, demitiu a embaixadora no Brasil, depois de esta ter sido filmada a agredir …

Portugal tem menos de 2 mil internados pela primeira vez desde outubro. Há mais 38 óbitos e 691 novos casos de covid-19

Portugal registou esta terça-feira 691 novos casos de infeção por covid-19 e mais 38 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde, nas …

Marcelo falou com Presidente de Israel sobre vacinação e relações bilaterais

O Presidente da República falou por telefone com o seu homólogo israelita, Reuven Rivlin, sobre a pandemia de covid-19, o processo de vacinação, as relações bilaterais e a situação geopolítica global O Presidente da República, Marcelo …

Trump e Melania foram vacinados em privado em janeiro, antes de abandonarem a Casa Branca

Donald Trump e Melania Trump foram vacinados discretamente em janeiro antes de abandonarem a Casa Branca, admitiu um conselheiro do ex-Presidente dos EUA a vários meios de comunicação do país. Segundo o New York Times, a …