Risco de transmissão do coronavírus está a descer em todo o país

Mário Cruz / Lusa

O índice de transmissão do novo coronavírus, o chamado RT, está abaixo de 1, de acordo com os últimos relatórios do Instituto Ricardo Jorge. Isto significa que o risco de transmissão do vírus ao longo do tempo está a descer em todo o país.

Os relatórios alusivos a 12 e 16 de Julho divulgados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge indicavam que o risco de transmissão da infecção, o RT, estava numa média de 0,97, com variações entre 0,96 e 0,99 e com uma margem de confiança de 95%.

“Estes resultados indicam que o risco de transmissão ao longo do tempo está numa trajectória de decréscimo ao nível nacional“, como assume a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa.

No relatório sobre a situação da pandemia de covid-19 em Portugal divulgado nesta segunda-feira, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) anunciou um total de 1.691 mortes e 48.771 casos de Covid-19 em Portugal, com mais 2 mortes e mais 135 novos casos relativamente à véspera.

Desde 11 de Maio que não havia um número tão baixo de novas infecções.

“São números bastantes encorajadores”, de acordo com a ministra que destaca o trabalho feito nas 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa que foram mais afectadas pela pandemia nas últimas semanas.

Marta Temido também destaca que é “um sinal encorajador” o facto de a taxa de incidência do coronavírus estar, actualmente, situada em 19 por 100.000 habitantes.

“Um dos indicadores mais comuns que tem sido utilizado na comparação entre os países que é a taxa de incidência nos últimos sete dias, apresenta-se agora, relativamente a Portugal, em 19% por 100.000 habitantes. É um sinal encorajador porque mostra que Portugal está já abaixo de uma taxa de incidência de 20 por 100.000 habitantes”, salienta a ministra.

A governante revela também que 56% dos 13.533 casos activos de covid-19 em Portugal estão na Área Metropolitana de Lisboa.

Marta Temido refere ainda que há 206 surtos activos, 131 dos quais na Grande Lisboa, 41 na região Norte, 13 no Algarve, 11 no Centro e 10 no Alentejo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. “19% por 100.000 habitantes” é uma expressão sem sentido em matematica (e em português). A sua leitura é “19 casos em 100 habitantes em cada 100 000 habitantes”. O que pretendem dizer é “19 em 100 000”, i.e, 19 casos em cada 100 000 habitantes.

  2. Um DIA DE FURIA.

    O desastre em S.Tirso com o que passou com os cães não tem perdão, a dona do canil devia ser castigada, chicoteada, pendura-la do cimo de um pinheiro mais alto que por lá houvesse, deitassem fogo, enforcá-la…mandá-la para o Inferno…coitados dos cães, ainda bem que todos os que lá foram levaram um ou dois cães para casa.
    …HEI! esperem lá, mas a dona é uma velha de 81 anos, acamada, a casa é uma chafurdice, pior que um canil, sem apoio, agora eu pergunto ? onde estavam as pessoas que foram buscar os câes e lançaram maldições à proprietária, porque ninguém a foi ver e levá-la para um LAR….Porque não prestaram à velha o mesmo auxilio que prestaram aos cães? os impropérios que estas almas caridosas lançaram à velha acamada deviam ter VERGONHA.

  3. Eu estou muito mais preocupada pelos animais mortos no canil de S.Tirso do que a morte de qualquer ser “humano”. É -me completamente indiferente. Por mim podiam todos ir para o inferno!!!

RESPONDER

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …

Rússia regista primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …

Golo de Bruno Fernandes põe Manchester United nas meias da Liga Europa

O Manchester United, com um golo de Bruno Fernandes, e o Inter de Milão apuraram-se hoje para as meias-finais da Liga Europa de futebol, depois de baterem Copenhaga, após prolongamento, e Bayer Leverkusen, respetivamente. Já no …

Marcelo devolve nova Lei do Mar ao Parlamento. Ana Paula Vitorino aplaude decisão

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, devolveu esta segunda-feira à Assembleia da República a nova Lei do Mar para que o Parlamento clarifique pontos específicos do diploma, assinalando que estão ressalvadas a soberania …

Inter de olho em Conceição para suceder a Antonio Conte

O Inter de Milão está de olho no técnico do FC Porto, Sérgio Conceição, para suceder a Antonio Conte num projeto a médio prazo do emblema italiano. De acordo com A Bola, o técnico dos …

Alguns humanos modernos carregam ADN de um ancestral arcaico e desconhecido

Uma nova análise genética sugere que diferentes ramos da árvore genealógica humana se cruzaram várias vezes durante a história e que alguns humanos modernos carregam ADN de um ancestral arcaico e desconhecido. A investigação foi …

Estado nega apoio a recibos verdes com regra que não está na lei

O jornal Público escreve esta terça-feira que a Segurança Social está a indeferir apoios a trabalhadores independentes que enfrentam quebra na atividade sem justificar a decisão e, em alguns casos, exigindo condições que não estão …