Risco de transmissão do coronavírus está a descer em todo o país

Mário Cruz / Lusa

O índice de transmissão do novo coronavírus, o chamado RT, está abaixo de 1, de acordo com os últimos relatórios do Instituto Ricardo Jorge. Isto significa que o risco de transmissão do vírus ao longo do tempo está a descer em todo o país.

Os relatórios alusivos a 12 e 16 de Julho divulgados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge indicavam que o risco de transmissão da infecção, o RT, estava numa média de 0,97, com variações entre 0,96 e 0,99 e com uma margem de confiança de 95%.

“Estes resultados indicam que o risco de transmissão ao longo do tempo está numa trajectória de decréscimo ao nível nacional“, como assume a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa.

No relatório sobre a situação da pandemia de covid-19 em Portugal divulgado nesta segunda-feira, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) anunciou um total de 1.691 mortes e 48.771 casos de Covid-19 em Portugal, com mais 2 mortes e mais 135 novos casos relativamente à véspera.

Desde 11 de Maio que não havia um número tão baixo de novas infecções.

“São números bastantes encorajadores”, de acordo com a ministra que destaca o trabalho feito nas 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa que foram mais afectadas pela pandemia nas últimas semanas.

Marta Temido também destaca que é “um sinal encorajador” o facto de a taxa de incidência do coronavírus estar, actualmente, situada em 19 por 100.000 habitantes.

“Um dos indicadores mais comuns que tem sido utilizado na comparação entre os países que é a taxa de incidência nos últimos sete dias, apresenta-se agora, relativamente a Portugal, em 19% por 100.000 habitantes. É um sinal encorajador porque mostra que Portugal está já abaixo de uma taxa de incidência de 20 por 100.000 habitantes”, salienta a ministra.

A governante revela também que 56% dos 13.533 casos activos de covid-19 em Portugal estão na Área Metropolitana de Lisboa.

Marta Temido refere ainda que há 206 surtos activos, 131 dos quais na Grande Lisboa, 41 na região Norte, 13 no Algarve, 11 no Centro e 10 no Alentejo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. “19% por 100.000 habitantes” é uma expressão sem sentido em matematica (e em português). A sua leitura é “19 casos em 100 habitantes em cada 100 000 habitantes”. O que pretendem dizer é “19 em 100 000”, i.e, 19 casos em cada 100 000 habitantes.

  2. Um DIA DE FURIA.

    O desastre em S.Tirso com o que passou com os cães não tem perdão, a dona do canil devia ser castigada, chicoteada, pendura-la do cimo de um pinheiro mais alto que por lá houvesse, deitassem fogo, enforcá-la…mandá-la para o Inferno…coitados dos cães, ainda bem que todos os que lá foram levaram um ou dois cães para casa.
    …HEI! esperem lá, mas a dona é uma velha de 81 anos, acamada, a casa é uma chafurdice, pior que um canil, sem apoio, agora eu pergunto ? onde estavam as pessoas que foram buscar os câes e lançaram maldições à proprietária, porque ninguém a foi ver e levá-la para um LAR….Porque não prestaram à velha o mesmo auxilio que prestaram aos cães? os impropérios que estas almas caridosas lançaram à velha acamada deviam ter VERGONHA.

  3. Eu estou muito mais preocupada pelos animais mortos no canil de S.Tirso do que a morte de qualquer ser “humano”. É -me completamente indiferente. Por mim podiam todos ir para o inferno!!!

RESPONDER

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …