50 concelhos em perigo máximo de incêndio. Temperaturas sobem na 4.ª feira

SDIS 33/EPA

Norte, Centro e Alentejo vão sentir nova subida das temperaturas na quarta-feira. Incêndio em Murça é o que preocupa mais.

Esta terça-feira é dia de alguma chuva mas Portugal continental voltará a registar uma subida da temperatura a partir desta quarta-feira.

O aumento vai sentir-se essencialmente no Norte, no Centro e no Alentejo, avisa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

A meteorologista Maria João Frada disse na rádio TSF que vão verificar-se subidas entre cinco e oito graus.

Apesar de Bragança, Guarda, Beja e Évora poderem estar sob alerta laranja, ainda nesta semana, a vaga de calor será mais suave do que o que aconteceu na semana passada.

“Em princípio será menos severo e será mais comum para esta altura do ano. Estamos a falar de temperaturas máximas que, no litoral oeste, vão variar sensivelmente entre os 25 e os 30 graus. Para as regiões do interior estamos a prever temperaturas que vão oscilar entre os 35 e os 40 graus“, descreveu Maria João Frada.

Além disso, desta vez haverá “alguma nortada no litoral oeste durante a tarde e início da noite”, vento mais intenso e as temperaturas mínimas não vão subir de forma tão significativa nos próximos dias.

Panorama dos incêndios

Vento intenso é obstáculo para combate aos incêndios, numa altura em que cerca de 50 concelhos estão em perigo máximo de incêndio, nesta terça-feira. Os concelhos estão inseridos nos distritos Bragança, Vila Real, Viseu, Castelo Branco, Coimbra, Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Faro.

Ao início da manhã desta terça-feira, o incêndio em Murça, Vila Real, era o mais preocupante e o que reunia mais meios.

Quase 650 operacionais tentavam apagar as chamas em Murça, onde um casal morreu na tarde desta segunda-feira, ao tentar fugir dos incêndios, no seu carro.

Esse incêndio no distrito Vila Real, que começou há três dias, já obrigou à retirada de casa de mais de 300 pessoas.

O Governo decide nesta terça-feira se vai prolongar a situação de alerta, ou se regressa o estado de contingência.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.