/

Casal de idosos morreu a fugir de incêndio em Murça

Paulo Cunha / Lusa

Um casal com mais de 80 anos morreu, nesta segunda-feira, quando tentava fugir de um incêndio na aldeia de Penabeice, no concelho de Murça, distrito de Vila Real. Os idosos foram encontrados num carro carbonizado.

As duas mortes foram confirmadas à agência Lusa pelo presidente da Câmara de Murça, Mário Artur Lopes, que revela que o casal teve um acidente de carro “numa zona queimada” e que o veículo “estava carbonizado”.

Os dois idosos ter-se-ão despistado quando tentavam fugir das chamas, segundo adianta a RTP.

O concelho de Murça é, nesta segunda-feira, um dos casos mais graves em termos de incêndios no país, a par de Vila Pouca de Aguiar, também em Vila Real. Metade do território de Murça, a norte, está em chamas.

Desde o dia 7 de Julho, os fogos já tinham provocado a morte de um piloto de uma aeronave de combate aos fogos que se despenhou, cinco feridos graves e 109 feridos ligeiros.

Fogos em Vila Real são os mais preocupantes

Mais de 1.000 bombeiros combatiam, às 18 horas desta segunda-feira, 10 incêndios activos no país, com mais de metade dos operacionais em três fogos no distrito de Vila Real, segundo a Protecção Civil.

Estes bombeiros são apoiados por 293 veículos e 19 meios aéreos.

No distrito de Vila Real há três incêndios activos, nos concelhos de Vila Pouca de Aguiar, Murça e Chaves, que mobilizam um total de 613 operacionais, 187 veículos e nove meios aéreos.

O fogo que deflagrou na sexta-feira à tarde em Bustelo (Chaves), e que chegou a ser dado como dominado, é combatido por 181 operacionais, com o apoio de 52 veículos e dois meios aéreos. Este incêndio, que já lavra em território espanhol, provocou no domingo danos em pelo menos sete habitações, cinco das quais devolutas.

Em Murça, o fogo está a ser combatido por 231 operacionais, 74 veículos e seis meios aéreos, enquanto o incêndio de Vila Pouca de Aguiar, contiguo ao de Murça, mobiliza 201 bombeiros, 101 veículos e um meio aéreo. Ambos deflagraram no domingo à tarde.

Fogo corta A25 e atinge 3 carros na Guarda

Já nesta segunda-feira à tarde começou um incêndio perto da cidade da Guarda que obrigou ao corte da autoestrada A25.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda, a autoestrada A25 (Aveiro/Vilar Formoso) está cortada em ambos os sentidos, entre os nós de Guarda e de Celorico da Beira, desde as 18 horas.

O trânsito está a ser desviado pela Estrada Nacional 16.

Devido ao fogo, pelas 18 horas, continuavam fechados à circulação rodoviária o troço do Itinerário Principal n.º 5 (IP5) entre Porto da Carne e Alvendre, e a estrada municipal que serve a freguesia de Alvendre e de acesso ao IP5, no sentido descendente.

Fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda disse à Lusa que as chamas atingiram três viaturas na passagem pela aldeia de Alvendre.

“Os proprietários [das viaturas] ausentaram-se e quando chegaram já tinham sido atingidas” pelo fogo, segundo a fonte.

O incêndio também esteve perto da aldeia de Carapito, próximo da cidade da Guarda, mas não atingiu habitações.

Portugal continental passou hoje para situação de alerta, o nível de resposta mais baixo previsto na Lei de Bases da Protecção Civil, depois de ter estado durante sete dias em situação de contingência (nível intermédio entre alerta e calamidade), devido ao risco extremo de incêndio rural e elevadas temperaturas.

A situação de alerta prolonga-se até às 23:59 de terça-feira, dia em que voltará a ser reavaliada a situação.

ZAP // Lusa

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.