Rio vence diretas com 49,4% e vai a segunda volta com Montenegro

Tiago Petinga / Lusa

As eleições para escolher o novo líder do PSD vão ter segunda volta. Rui Rio foi o mais votado, com 49,44%, e vai disputar a segunda volta com Luís Montenegro, que teve 40,26%, anunciou hoje o Conselho de Jurisdição Nacional dos sociais-democratas.

As eleições diretas para escolher o líder do PSD vão ter uma segunda volta no próximo sábado, com o atual líder do partido, Rui Rio, a conseguir uma votação de 49,44%, correspondente a 15.301 votos.

Rui Rio venceu no Porto, cidade de que foi Presidente da Câmara durante 12 anos, em Viana do Castelo, Vila Real, Aveiro, Évora, Faro, Guarda, Beja e nos Açores. Luís Montenegro venceu em Braga, Castelo Branco e Leiria. Miguel Pinto Luz venceu em Lisboa e na Madeira.

Luís Montenegro obteve 41,26% dos votos (12.767) e Miguel Pinto Luz 9,3% dos votos, considerando que não foram contabilizados quaisquer votos da Madeira, por inconformidades no caderno eleitoral.

Cerca de 9 mil eleitores em condições de exercer o direito de voto não compareceram nas urnas. Esta é a primeira vez que os militantes do PSD vão a uma segunda volta desde que o líder do partido é escolhido em eleições diretas.

“Não negociei um único lugar”

Rui Rio agradeceu a “vitória expressiva” nas eleições do partido, frisando ter ficado “a 0,56% da maioria absoluta”, o que obriga a uma segunda volta apenas “devido a novas regras”.

“É a primeira vez no PSD em que há uma segunda volta. Pelas regras antigas, isto estava arrumadíssimo. Mas comigo nada é fácil”, observou Rui Rio, também líder social-democrata, em declarações aos jornalistas e militantes num hotel do Porto.

Rio começou por “agradecer esta vitória expressiva”, por ter ficado a “0,56% de conseguir a maioria absoluta”, recusou debater com o outro candidato à segunda volta, Luís Montenegro, e recusou que o partido seja uma “agência de distribuição de lugares”.

“Nestas eleições, não negociei um único lugar“, garantiu Rui Rio. “Quem votou em mim, votou por convicção. E na segunda volta, vai ser igual”.

Mais os militantes que votaram na mudança

Luís Montenegro defendeu hoje que foram mais “os militantes que votaram na mudança do que na continuidade”, nas diretas de sábado, e desafiou Rui Rio para um debate televisivo na próxima semana.

Numa declaração sem responder a perguntas, Montenegro deixou também uma palavra ao candidato que ficou em terceiro lugar na disputa, Miguel Pinto Luz: “Se eu for eleito líder do PSD, contarei com ele para os desafios políticos e partidários que temos de enfrentar”, afirmou.

No final, com os jornalistas a questioná-lo insistentemente, Montenegro respondeu que “claro” que acredita numa vitória na segunda volta que se disputará no próximo sábado, dia 18.

Pinto Luz reclama 12%

O candidato à liderança do PSD Miguel Pinto Luz reclamou hoje ter alcançado 12% nas eleições diretas dos sociais-democratas, num resultado que qualificou de surpreendente, e sublinhou que a partir de agora a responsabilidade é “muito maior”.

A responsabilidade a partir de hoje é muito, muito maior”, declarou Miguel Pinto Luz, numa curta declaração perante dezenas de apoiantes num espaço em Lisboa que serviu de quartel-general à sua candidatura.

Depois de cumprimentar Rui Rio e Luís Montenegro, Pinto Luz sublinhou que “o resultado hoje é claro”: “Chegámos aos 12%, 12% dos militantes do PSD disseram que queriam uma forma diferente de fazer política, uma agenda diferente, prioridades diferentes”.

“Partimos com as expectativas modestas, todos sabemos, mas penso que hoje podemos dizer com propriedade dizer quer surpreendemos todos, mesmo aqueles que tentaram a todo o custo a bipolarização nestas eleições”, defendeu o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Entre o Rui Rio e o Montenegro venha o diabo e leve os dois, com tantos homens e mulheres competentes sem rabos de palha dentro do PPD logo tinham que vir estes que só querem é ir para o poleiro, ideias para Portugal nenhum apresentou nem apresenta e caso tenham alguma ideia que nos digam como as vão por em prática.

  2. O PSD do distrito de Braga não se livra da escória que se apoderou do partido e o resultado do Monte-de-escremento-negro é a prova disso mesmo!…
    Obviamente que mafiosos e vigaristas votam no advogado vigarista!…

RESPONDER

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …