Rio vence diretas com 49,4% e vai a segunda volta com Montenegro

Tiago Petinga / Lusa

As eleições para escolher o novo líder do PSD vão ter segunda volta. Rui Rio foi o mais votado, com 49,44%, e vai disputar a segunda volta com Luís Montenegro, que teve 40,26%, anunciou hoje o Conselho de Jurisdição Nacional dos sociais-democratas.

As eleições diretas para escolher o líder do PSD vão ter uma segunda volta no próximo sábado, com o atual líder do partido, Rui Rio, a conseguir uma votação de 49,44%, correspondente a 15.301 votos.

Rui Rio venceu no Porto, cidade de que foi Presidente da Câmara durante 12 anos, em Viana do Castelo, Vila Real, Aveiro, Évora, Faro, Guarda, Beja e nos Açores. Luís Montenegro venceu em Braga, Castelo Branco e Leiria. Miguel Pinto Luz venceu em Lisboa e na Madeira.

Luís Montenegro obteve 41,26% dos votos (12.767) e Miguel Pinto Luz 9,3% dos votos, considerando que não foram contabilizados quaisquer votos da Madeira, por inconformidades no caderno eleitoral.

Cerca de 9 mil eleitores em condições de exercer o direito de voto não compareceram nas urnas. Esta é a primeira vez que os militantes do PSD vão a uma segunda volta desde que o líder do partido é escolhido em eleições diretas.

“Não negociei um único lugar”

Rui Rio agradeceu a “vitória expressiva” nas eleições do partido, frisando ter ficado “a 0,56% da maioria absoluta”, o que obriga a uma segunda volta apenas “devido a novas regras”.

“É a primeira vez no PSD em que há uma segunda volta. Pelas regras antigas, isto estava arrumadíssimo. Mas comigo nada é fácil”, observou Rui Rio, também líder social-democrata, em declarações aos jornalistas e militantes num hotel do Porto.

Rio começou por “agradecer esta vitória expressiva”, por ter ficado a “0,56% de conseguir a maioria absoluta”, recusou debater com o outro candidato à segunda volta, Luís Montenegro, e recusou que o partido seja uma “agência de distribuição de lugares”.

“Nestas eleições, não negociei um único lugar“, garantiu Rui Rio. “Quem votou em mim, votou por convicção. E na segunda volta, vai ser igual”.

Mais os militantes que votaram na mudança

Luís Montenegro defendeu hoje que foram mais “os militantes que votaram na mudança do que na continuidade”, nas diretas de sábado, e desafiou Rui Rio para um debate televisivo na próxima semana.

Numa declaração sem responder a perguntas, Montenegro deixou também uma palavra ao candidato que ficou em terceiro lugar na disputa, Miguel Pinto Luz: “Se eu for eleito líder do PSD, contarei com ele para os desafios políticos e partidários que temos de enfrentar”, afirmou.

No final, com os jornalistas a questioná-lo insistentemente, Montenegro respondeu que “claro” que acredita numa vitória na segunda volta que se disputará no próximo sábado, dia 18.

Pinto Luz reclama 12%

O candidato à liderança do PSD Miguel Pinto Luz reclamou hoje ter alcançado 12% nas eleições diretas dos sociais-democratas, num resultado que qualificou de surpreendente, e sublinhou que a partir de agora a responsabilidade é “muito maior”.

A responsabilidade a partir de hoje é muito, muito maior”, declarou Miguel Pinto Luz, numa curta declaração perante dezenas de apoiantes num espaço em Lisboa que serviu de quartel-general à sua candidatura.

Depois de cumprimentar Rui Rio e Luís Montenegro, Pinto Luz sublinhou que “o resultado hoje é claro”: “Chegámos aos 12%, 12% dos militantes do PSD disseram que queriam uma forma diferente de fazer política, uma agenda diferente, prioridades diferentes”.

“Partimos com as expectativas modestas, todos sabemos, mas penso que hoje podemos dizer com propriedade dizer quer surpreendemos todos, mesmo aqueles que tentaram a todo o custo a bipolarização nestas eleições”, defendeu o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Entre o Rui Rio e o Montenegro venha o diabo e leve os dois, com tantos homens e mulheres competentes sem rabos de palha dentro do PPD logo tinham que vir estes que só querem é ir para o poleiro, ideias para Portugal nenhum apresentou nem apresenta e caso tenham alguma ideia que nos digam como as vão por em prática.

  2. O PSD do distrito de Braga não se livra da escória que se apoderou do partido e o resultado do Monte-de-escremento-negro é a prova disso mesmo!…
    Obviamente que mafiosos e vigaristas votam no advogado vigarista!…

RESPONDER

As rãs de cristal revelaram uma nova forma de camuflagem

As rãs de cristal são bem conhecidas pela sua pele transparente, mas, até agora, o motivo desta curiosa característica não tinha recebido atenção experimental. Uma equipa de cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, da …

Pescador encontra destroços de navio que terá naufragado há mais de 200 anos

Arqueólogos mexicanos localizaram os destroços de um navio na costa do estado de Quintana Roo, no México, e acreditam que o mesmo terá naufragado há mais de 200 anos. De acordo com a BBC, o naufrágio …

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …