Depois do 4-2-4 contra Costa, Rio muda a táctica para conquistar indecisos

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

A prestação de Rui Rio nos debates televisivos, nomeadamente contra António Costa, correu muito melhor do que se esperava no seio do PSD. O presidente social-democrata jogou ao ataque, “em 4-2-4” contra o líder do PS, mas para a campanha eleitoral vai mudar de estratégia, focando-se mais em controlar o jogo.

“Joguei em 4-2-4. Dois a meio-campo, quatro à frente. Já perto do fim recuei para 4-3-3 para segurar mais o resultado. Foi esta táctica”, vincou Rui Rio após o debate com Costa. A prestação do líder social-democrata surpreendeu agradavelmente as hostes do PSD que tinham baixas expectativas para a intervenção de Rio.

Movidos pelo ímpeto das prestações nos debates, a campanha eleitoral vai focar-se no presidente do PSD, dando-lhe palco em sessões de perguntas em vez de comícios, como avança o Sol, apontando a mudança de estratégia dos sociais-democratas.

Rio vai partir para a estrada no dia 24 de Setembro, após o fim de todos os debates e depois de passar por Paris, para cativar o eleitorado emigrante.

A pensar no combate à abstenção e em “convencer indecisos – normalmente eleitores flutuantes entre o PS e o PSD”, como repara o Sol, a estratégia do PSD passa por reduzir os comícios e jantares-comício, apostando em sessões de perguntas em distritos como Faro, Leiria, Guarda, Coimbra e Aveiro. Estas talks terão entre 100 a 150 pessoas, abarcando não apenas militantes do PSD, mas estando abertas também a simpatizantes, e com as perguntas a serem previamente seleccionadas.

O objectivo é colocar Rio num ambiente mais controlado de modo a fazê-lo brilhar.

Apenas cinco distritos vão acolher comícios ou jantares-comício do PSD, designadamente Lisboa e Porto, a 4 e 3 de Outubro, respectivamente. Haverá ainda a habitual arruada na rua de Santa Catarina, no Porto, e no Chiado, em Lisboa.

Outro jantar-comício vai ocorrer na Quinta da Malafaia, no distrito de Braga, ponto de paragem quase obrigatória de Rio em campanhas eleitorais e onde, nas últimas europeias, fez um brilharete a tocar bateria.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Acho bem que consiga mostrar a garra que caracteriza os verdadeiros líders do PSD.
    Com calma e inteligência se desmascaram os pretensos líderes esquerdinos.

  2. Eu e milhares de portugueses a pensarmos que o Rui Rio ia dizer oo que pretende fazer e como em caso de vir a ser primeiro ministro, afinal ele leva a campanha eleitoral como se fosse um jogo de futebol, prefere continuar a fazer a lavagem de roupa suja como os restantes políticos vez de nos esclarecer o que fazia e como fazia, ainda bem que além dos 6 partidos com o CU na A.R. temos mais 15 em que se pode votar para não se votar nos mesmos desde há mais de 40 anos.

  3. Rio surpreendeu-me. Está bastante melhor. Já parece o Rui Rio que venceu categoricamente as 3 eleições para a Câmara Municipal do Porto. A subida da sua performance, trouxe à evidência o bluff que é Costa.

RESPONDER

Pingo Doce

Vídeo denuncia desperdício alimentar em supermercado. Jerónimo Martins está a investigar

Hugo Breda e João Relógio, ambos associados à produtora Swag On, publicaram na suas contas de Instagram um vídeo no qual denunciam o desperdício alimentar numa cadeia de supermercados em Lisboa.  O vídeo publicado nas …

O adeus de uma lenda. Ronaldo, Messi e Buffon despedem-se de "San Iker"

O internacional português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi recorreram às redes sociais para se despedirem de Iker Casillas, que esta terça-feira anunciou o fim da sua carreira.  "Foi um orgulho ter partilhado grandes momentos …

Há trabalhadores que estiveram em lay-off sem direito ao apoio salarial

O apoio destinado a trabalhadores que estiveram em regime de lay-off só se aplica a quem tenha estado nesta situação um mês civil completo. A 19 de junho, o Governo aprovou o decreto-lei que criou o …

Ordenado de 3 milhões e outros tantos em prémios. O contrato de Jesus à lupa

Jorge Jesus, que esta segunda-feira foi oficialmente apresentado como treinador do Benfica, vai ganhar três milhões de euros líquidos temporada, valor a que acrescem outros tantos milhões mediante prémios. Apesar de vir auferir um salário …

Já com luz verde de Bruxelas, Governo quer Banco de Fomento a funcionar no final do ano

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse esta terça-feira à agência Lusa que quer o Banco Português de Fomento a funcionar no final do ano, depois da sua criação ter sido …

"Partenon dos Naufrágios". Grécia abre o seu primeiro museu arqueológico subaquático

A Grécia abriu nesta segunda-feira o seu primeiro museu arqueológico subaquático, que reúne um conjunto de ânforas do século V a.C e que foi batizado como o "Partenon dos Naufrágios", na costa da ilha de …

Mais um funcionário do Parlamento infetado com covid-19. Outros cinco testaram negativo

Mais um funcionário da Assembleia da República foi diagnosticado com covid-19, enquanto outros cinco, atualmente em isolamento e que tinham estado em contacto com o primeiro infetado, testaram negativo. A informação foi avançada esta terça-feira …

Juan Carlos virá para Portugal? Presidente e autoridades nada sabem

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta terça-feira desconhecer se o rei emérito espanhol, Juan Carlos, virá para Portugal, escusando-se a comentar tal possibilidade. "Havia uma resposta politicamente correta que era dizer que …

Cavani a "um passo" do Benfica. Falta o aval de Luís Filipe Vieira

O Correio da Manhã avança esta quarta-feira que o internacional uruguaio Edinson Cavani está a "um passo" do Benfica, faltando apenas o aval do presidente encarnado, Luís Filipe Vieira. Segundo o matutino, o líder das …

Exame ao sangue pode revelar Alzheimer antes de aparecerem sintomas

Fazer análises ao sangue pode revelar a doença de Alzheimer antes de começarem a aparecer sintomas. Em causa está uma proteína específica no sangue. Cerca de duas décadas antes de aparecem sintomas da doença de Alzheimer, …