Depois do 4-2-4 contra Costa, Rio muda a táctica para conquistar indecisos

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

A prestação de Rui Rio nos debates televisivos, nomeadamente contra António Costa, correu muito melhor do que se esperava no seio do PSD. O presidente social-democrata jogou ao ataque, “em 4-2-4” contra o líder do PS, mas para a campanha eleitoral vai mudar de estratégia, focando-se mais em controlar o jogo.

“Joguei em 4-2-4. Dois a meio-campo, quatro à frente. Já perto do fim recuei para 4-3-3 para segurar mais o resultado. Foi esta táctica”, vincou Rui Rio após o debate com Costa. A prestação do líder social-democrata surpreendeu agradavelmente as hostes do PSD que tinham baixas expectativas para a intervenção de Rio.

Movidos pelo ímpeto das prestações nos debates, a campanha eleitoral vai focar-se no presidente do PSD, dando-lhe palco em sessões de perguntas em vez de comícios, como avança o Sol, apontando a mudança de estratégia dos sociais-democratas.

Rio vai partir para a estrada no dia 24 de Setembro, após o fim de todos os debates e depois de passar por Paris, para cativar o eleitorado emigrante.

A pensar no combate à abstenção e em “convencer indecisos – normalmente eleitores flutuantes entre o PS e o PSD”, como repara o Sol, a estratégia do PSD passa por reduzir os comícios e jantares-comício, apostando em sessões de perguntas em distritos como Faro, Leiria, Guarda, Coimbra e Aveiro. Estas talks terão entre 100 a 150 pessoas, abarcando não apenas militantes do PSD, mas estando abertas também a simpatizantes, e com as perguntas a serem previamente seleccionadas.

O objectivo é colocar Rio num ambiente mais controlado de modo a fazê-lo brilhar.

Apenas cinco distritos vão acolher comícios ou jantares-comício do PSD, designadamente Lisboa e Porto, a 4 e 3 de Outubro, respectivamente. Haverá ainda a habitual arruada na rua de Santa Catarina, no Porto, e no Chiado, em Lisboa.

Outro jantar-comício vai ocorrer na Quinta da Malafaia, no distrito de Braga, ponto de paragem quase obrigatória de Rio em campanhas eleitorais e onde, nas últimas europeias, fez um brilharete a tocar bateria.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Acho bem que consiga mostrar a garra que caracteriza os verdadeiros líders do PSD.
    Com calma e inteligência se desmascaram os pretensos líderes esquerdinos.

  2. Eu e milhares de portugueses a pensarmos que o Rui Rio ia dizer oo que pretende fazer e como em caso de vir a ser primeiro ministro, afinal ele leva a campanha eleitoral como se fosse um jogo de futebol, prefere continuar a fazer a lavagem de roupa suja como os restantes políticos vez de nos esclarecer o que fazia e como fazia, ainda bem que além dos 6 partidos com o CU na A.R. temos mais 15 em que se pode votar para não se votar nos mesmos desde há mais de 40 anos.

  3. Rio surpreendeu-me. Está bastante melhor. Já parece o Rui Rio que venceu categoricamente as 3 eleições para a Câmara Municipal do Porto. A subida da sua performance, trouxe à evidência o bluff que é Costa.

RESPONDER

Nove migrantes encontrados vivos em novo camião no Reino Unido

A polícia britânica encontrou um segundo camião onde viajavam nove migrantes, todos eles vivos. Ainda hoje foi encontrado um camião com 39 pessoas mortas. Horas depois de ter sido encontrado um camião com 39 pessoas mortas, …

Brexit. Primeiro-ministro da Irlanda apoia adiamento até 31 de janeiro

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, defendeu esta quarta-feira uma prorrogação da data do 'Brexit' até 31 de janeiro, num telefonema com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que já recomendou aos 27 que …

Matosinhos é a primeira cidade 5G em Portugal

A NOS cobriu totalmente Matosinhos com 5G, em parceria com a Huawei, tornando-a na primeira cidade de quinta geração móvel em Portugal, anunciou, esta quarta-feira, a operadora de telecomunicações. De acordo com a operadora, "a rede …

O Super Mundial de Clubes vem aí e o Barcelona pode ficar de fora

O Barcelona poderá ficar fora da próxima grande competição da FIFA: o Super Mundial de Clubes. Para inverter esta situação, os catalães terão de ganhar uma das próximas duas edições da Champions. O Conselho da FIFA …

Falência da Thomas Cook leva ao encerramento de empresas no Algarve

De acordo com a TSF, há empresas que não vão conseguir resistir ao colapso do grupo britânico Thomas Cook, que anunciou falência há cerca de um mês. Um mês depois de ter sido anunciada a falência …

Ex-ministro da Saúde questiona regulador no caso do bebé sem rosto em Setúbal

Adalberto Campos Fernandes diz que o caso do bebé com malformações graves dá motivos para questionar a utilidade da Entidade Reguladora da Saúde. Ordem dos Médicos está a agir "adequadamente". O antigo ministro da Saúde Adalberto …

Nuno Artur Silva vendeu participação nas Produções Fictícias ao sobrinho

Nuno Artur Silva, futuro secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media vendeu a sua participação na produtora de conteúdos Produções Fictícias. Desta forma, o indigitado secretário de Estado já não tem participações em empresas …

Encerrados na Índia dois call-centers que enganavam e roubavam pessoas em todo o mundo

Dois call-centers que praticavam um tipo de fraude que fez milhares de vítimas em todo o mundo, entre as quais muitas pessoas de idade, foram encerrados em Calcutá. A operação, que envolveu as polícias indiana e …

José Neves da Farfetch nomeado pela terceira vez para prémios da moda britânicos

O fundador e presidente executivo da empresa tecnológica portuguesa Farfetch, José Neves, está nomeado pelo terceiro ano consecutivo para os prémios de moda britânicos, anunciou hoje a organização. José Neves, empresário fundador da plataforma ‘online’ de …

Televisão estatal chinesa não difunde início da temporada da NBA

A televisão estatal chinesa CCTV não difundiu os jogos inaugurais da 74ª temporada da NBA, após o atrito entre o Governo chinês e a liga norte-americana de basquetebol, suscitado por um comentário de apoio aos …