Depois do 4-2-4 contra Costa, Rio muda a táctica para conquistar indecisos

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

A prestação de Rui Rio nos debates televisivos, nomeadamente contra António Costa, correu muito melhor do que se esperava no seio do PSD. O presidente social-democrata jogou ao ataque, “em 4-2-4” contra o líder do PS, mas para a campanha eleitoral vai mudar de estratégia, focando-se mais em controlar o jogo.

“Joguei em 4-2-4. Dois a meio-campo, quatro à frente. Já perto do fim recuei para 4-3-3 para segurar mais o resultado. Foi esta táctica”, vincou Rui Rio após o debate com Costa. A prestação do líder social-democrata surpreendeu agradavelmente as hostes do PSD que tinham baixas expectativas para a intervenção de Rio.

Movidos pelo ímpeto das prestações nos debates, a campanha eleitoral vai focar-se no presidente do PSD, dando-lhe palco em sessões de perguntas em vez de comícios, como avança o Sol, apontando a mudança de estratégia dos sociais-democratas.

Rio vai partir para a estrada no dia 24 de Setembro, após o fim de todos os debates e depois de passar por Paris, para cativar o eleitorado emigrante.

A pensar no combate à abstenção e em “convencer indecisos – normalmente eleitores flutuantes entre o PS e o PSD”, como repara o Sol, a estratégia do PSD passa por reduzir os comícios e jantares-comício, apostando em sessões de perguntas em distritos como Faro, Leiria, Guarda, Coimbra e Aveiro. Estas talks terão entre 100 a 150 pessoas, abarcando não apenas militantes do PSD, mas estando abertas também a simpatizantes, e com as perguntas a serem previamente seleccionadas.

O objectivo é colocar Rio num ambiente mais controlado de modo a fazê-lo brilhar.

Apenas cinco distritos vão acolher comícios ou jantares-comício do PSD, designadamente Lisboa e Porto, a 4 e 3 de Outubro, respectivamente. Haverá ainda a habitual arruada na rua de Santa Catarina, no Porto, e no Chiado, em Lisboa.

Outro jantar-comício vai ocorrer na Quinta da Malafaia, no distrito de Braga, ponto de paragem quase obrigatória de Rio em campanhas eleitorais e onde, nas últimas europeias, fez um brilharete a tocar bateria.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Acho bem que consiga mostrar a garra que caracteriza os verdadeiros líders do PSD.
    Com calma e inteligência se desmascaram os pretensos líderes esquerdinos.

  2. Eu e milhares de portugueses a pensarmos que o Rui Rio ia dizer oo que pretende fazer e como em caso de vir a ser primeiro ministro, afinal ele leva a campanha eleitoral como se fosse um jogo de futebol, prefere continuar a fazer a lavagem de roupa suja como os restantes políticos vez de nos esclarecer o que fazia e como fazia, ainda bem que além dos 6 partidos com o CU na A.R. temos mais 15 em que se pode votar para não se votar nos mesmos desde há mais de 40 anos.

  3. Rio surpreendeu-me. Está bastante melhor. Já parece o Rui Rio que venceu categoricamente as 3 eleições para a Câmara Municipal do Porto. A subida da sua performance, trouxe à evidência o bluff que é Costa.

RESPONDER

"É altura de dizer basta". Sporting corta com as claques

O Sporting rescindiu “com efeitos imediatos” os protocolos que celebrou em 31 de julho com a Associação Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI – Associação, anunciou hoje o clube, devido à “escalada de …

Poluição atmosférica associada a abortos espontâneos

Elevados níveis de poluição atmosférica foram associados a abortos espontâneos num estudo feito com mulheres grávidas a viver e trabalhar em Beijing, na China. A China é um dos países que mais sofre com a poluição …

Empresas espanholas dominam obras públicas na ferrovia

As empresas espanholas dominam as obras públicas na ferrovia em Portugal, ascendendo a sua quota a 70%, avança o Expresso na sua edição deste sábado. Para presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras …

Cada vez mais mulheres denunciam abusos médicos durante o parto

Um número crescente de mulheres tem vindo a denunciar casos de abuso durante o trabalho de parto. No entanto, pouco está a ser feito para mudar isto. Durante o parto, as mulheres ficam numa posição vulnerável …

Já podemos explorar "Melckmeyd", naufrágio holandês do século XVII

Nas profundezas do Oceano Atlântico, perto da costa da Islândia, encontram-se os destroços de um navio holandês que afundou há 360 anos, no qual agora podemos "mergulhar" graças a uma experiência de realidade virtual. Quando a …

Os furacões podem provocar atividade sísmica tal como um terramoto

Uma equipa de cientistas descobriu um novo fenómeno geofísico no qual furacões ou fortes tempestades podem produzir vibrações no fundo do oceano tão fortes quanto um terramoto de magnitude 3.5. "As tempestades, furacões ou ciclones extratropicais …

Quem anda mais devagar pode envelhecer mais rapidamente

A velocidade a que caminham as pessoas aos 45 anos pode ser um indicador de como é que o cérebro e o corpo envelhecem, revela um novo estudo levado a cabo por uma equipa de …

Sporting apresentou participação disciplinar à FPF contra o Alverca

O Sporting participou ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) contra a utilização de Luan pelo Alverca no jogo da Taça de Portugal, confirmou à agência Lusa fonte ligada ao processo. Em causa, …

Há um país europeu que está a "importar" padres da Índia

O clero irlandês está a ficar cada vez mais envelhecido e as novas gerações parecem menosprezar a profissão. Por isso, a Igreja procura soluções no exterior. Há dois anos, o padre Francis Xavier Kochuveettil aterrou no …

Fábio Silva fez história na goleada frente ao Coimbrões

Fábio Silva, o jovem avançado do FC Porto, fez este sábado história no jogo frente ao Coimbrões: tornou-se o mais jovem de sempre a marcar pelos dragões. No jogo deste sábado para a Taça da …