Depois do 4-2-4 contra Costa, Rio muda a táctica para conquistar indecisos

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

A prestação de Rui Rio nos debates televisivos, nomeadamente contra António Costa, correu muito melhor do que se esperava no seio do PSD. O presidente social-democrata jogou ao ataque, “em 4-2-4” contra o líder do PS, mas para a campanha eleitoral vai mudar de estratégia, focando-se mais em controlar o jogo.

“Joguei em 4-2-4. Dois a meio-campo, quatro à frente. Já perto do fim recuei para 4-3-3 para segurar mais o resultado. Foi esta táctica”, vincou Rui Rio após o debate com Costa. A prestação do líder social-democrata surpreendeu agradavelmente as hostes do PSD que tinham baixas expectativas para a intervenção de Rio.

Movidos pelo ímpeto das prestações nos debates, a campanha eleitoral vai focar-se no presidente do PSD, dando-lhe palco em sessões de perguntas em vez de comícios, como avança o Sol, apontando a mudança de estratégia dos sociais-democratas.

Rio vai partir para a estrada no dia 24 de Setembro, após o fim de todos os debates e depois de passar por Paris, para cativar o eleitorado emigrante.

A pensar no combate à abstenção e em “convencer indecisos – normalmente eleitores flutuantes entre o PS e o PSD”, como repara o Sol, a estratégia do PSD passa por reduzir os comícios e jantares-comício, apostando em sessões de perguntas em distritos como Faro, Leiria, Guarda, Coimbra e Aveiro. Estas talks terão entre 100 a 150 pessoas, abarcando não apenas militantes do PSD, mas estando abertas também a simpatizantes, e com as perguntas a serem previamente seleccionadas.

O objectivo é colocar Rio num ambiente mais controlado de modo a fazê-lo brilhar.

Apenas cinco distritos vão acolher comícios ou jantares-comício do PSD, designadamente Lisboa e Porto, a 4 e 3 de Outubro, respectivamente. Haverá ainda a habitual arruada na rua de Santa Catarina, no Porto, e no Chiado, em Lisboa.

Outro jantar-comício vai ocorrer na Quinta da Malafaia, no distrito de Braga, ponto de paragem quase obrigatória de Rio em campanhas eleitorais e onde, nas últimas europeias, fez um brilharete a tocar bateria.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Acho bem que consiga mostrar a garra que caracteriza os verdadeiros líders do PSD.
    Com calma e inteligência se desmascaram os pretensos líderes esquerdinos.

  2. Eu e milhares de portugueses a pensarmos que o Rui Rio ia dizer oo que pretende fazer e como em caso de vir a ser primeiro ministro, afinal ele leva a campanha eleitoral como se fosse um jogo de futebol, prefere continuar a fazer a lavagem de roupa suja como os restantes políticos vez de nos esclarecer o que fazia e como fazia, ainda bem que além dos 6 partidos com o CU na A.R. temos mais 15 em que se pode votar para não se votar nos mesmos desde há mais de 40 anos.

  3. Rio surpreendeu-me. Está bastante melhor. Já parece o Rui Rio que venceu categoricamente as 3 eleições para a Câmara Municipal do Porto. A subida da sua performance, trouxe à evidência o bluff que é Costa.

RESPONDER

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …

Cercas sanitárias e recolher obrigatório. Governo avalia novas medidas na próxima semana

O Ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, vai voltar a reunir na próxima semana com o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), num encontro em que serão discutidas novas medidas para travar a propagação …

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …

Testes de diagnóstico já podem ser requisitados através do SNS24

O modelo de requisição de testes de diagnóstico à covid-19 através da linha de saúde 24 começou esta sexta-feira a funcionar, à semelhança dos meses mais complexos de março e abril, avançou a ministra da …

"Turbulência política", desvalorização do "vírus da China" e geopolítica. China, Irão e Rússia destroem Trump

As eleições presidenciais que se vão realizar no próximo dia 3 de novembro nos EUA têm despertado o interesse dos eleitores, mas não só. São vários os países do mundo que estão de olhos postos …

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …