Rio “está pronto para eleições antecipadas” e vai chumbar o Orçamento

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

O PSD vai votar contra o próximo Orçamento de Estado do Governo. O semanário Expresso assegura que Rui Rio “está pronto para eleições antecipadas” e também que ficou “furioso” com o voto favorável da bancada parlamentar social-democrata ao projecto do CDS sobre os combustíveis.

Depois de Silva Peneda, um dos ministros-sombra do PSD e conselheiro de Rui Rio, ter dito que “os mandatos são para cumprir até ao fim”, abrindo a porta a uma posição do partido rumo à aprovação do próximo Orçamento de Estado, surge a ideia de que o presidente dos sociais-democratas tem outra estratégia.

O Expresso garante, na sua edição impressa deste sábado, que o PSD vai votar contra o Orçamento de Estado e que “está pronto para eleições antecipadas”.

Um tema que Rui Rio aflorou, durante uma conferência de imprensa sobre a reforma da Zona Euro. “Eu não estou minimamente zangado com o doutor Silva Peneda, ele tem o direito de dar a sua opinião”, frisou o líder do PSD, em declarações divulgadas pela TVI.

Notando que se recusa a meter “uma rolha na boca das pessoas” para “não poderem falar”, Rio deixou contudo a ideia de que o PSD pode chumbar o Orçamento, contrariando as palavras do seu conselheiro.

“Será muito difícil que o PS consiga apresentar um Orçamento que esteja de acordo com o PSD porque, ao cabo de todos estes anos, foram apresentados Orçamentos numa dada linha encostada à esquerda, tendo de fazer uma volta muito grande para poder apresentar um Orçamento ao contrário, mas o documento nem sequer existe, lá estaremos para ver”, apontou, como cita a TVI.

“Desautorização” a Negrão

Em relação à votação favorável do PSD à proposta do CDS sobre o fim do adicional ao Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos, Rio realçou que não fala sobre “questões internas” do partido “em circunstância nenhuma”.

A bancada parlamentar do PSD terá votado “à revelia” de Rio. O Expresso destaca mesmo que “Rio ficou furioso quando percebeu que a bancada se tinha comprometido a votar a favor do projecto do CDS”.

O semanário também refere que a “desautorização do presidente do PSD” ao líder parlamentar, Fernando Negrão, “caiu que nem uma bomba”. Os dois homens do PSD deverão almoçar “nos próximos dias para resolver a tensão”, nota o jornal.

Rio não quis confirmar esse almoço que foi anunciado pelo secretário-geral do PSD como um momento para “articular estratégias”.

“Eu procedi, nesta matéria, como procedo em todas as outras com a direcção do partido, designadamente com o doutor Rui Rio”, referiu, por seu lado, Negrão, sem comentar os rumores que indicam que não tem condições para continuar à frente do grupo parlamentar do PSD.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ainda nem conhece o OE e já informa que vai chumbá-lo? Ah! Gandas “democratas”… E ainda existem papalvos que votam nesta gente?

  2. Adianta-lhe muito expressar os desejos, a bancada já se viu que vota combinada.
    Assim se topa um mau chefe, qualquer que seja a área e atividade em assunto.

RESPONDER

Líderes do G7 apresentam alternativa à Nova Rota da Seda. China já respondeu

Os líderes do G7 acordaram, este sábado, lançar a iniciativa "reconstruir melhor para o mundo" para "responder às tremendas necessidades nos países de renda média e alta", anunciou a Casa Branca, em comunicado. O plano, dirigido …

Eriksen continua hospitalizado, mas já enviou cumprimentos aos colegas

O jogador dinamarquês, vítima de um súbito problema cardíaco este sábado, durante o jogo com a Finlândia, mantém-se hospitalizado num estado estável, revelou a Federação Dinamarquesa de Futebol (DBU). "Esta manhã, falámos com Christian Eriksen, que …

Marcelo afasta retrocesso no desconfinamento. SNS "sem pressão grave"

O Presidente da República afastou, este sábado, um retrocesso no desconfinamento a nível nacional, alegando que os serviços de saúde estão longe de uma pressão grave. Marcelo Rebelo de Sousa assumiu esta posição no final de …

Venezuela com 11 casos de covid-19 na véspera do jogo com o Brasil

A seleção venezuelana de futebol chamou 15 novos jogadores para a Copa América, depois de vários elementos da comitiva, entre os quais jogadores, estarem infetados com o coronavírus. Depois de a Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) …

Rui Pereira demite-se da Mesa da Assembleia-Geral do Benfica em choque com Vieira

Rui Pereira demitiu-se do cargo de presidente da Mesa de Assembleia-Geral (MAG) do Benfica, por sentir que não tem o apoio dos corpos sociais na marcação de uma reunião magna extraordinária. Numa carta enviada ao presidente …

Rui Moreira recandidata-se à Câmara Municipal do Porto

O atual presidente da Câmara Municipal do Porto vai recandidatar-se à presidência da autarquia para um terceiro mandato, confirmou, este domingo, o presidente da direção da associação cívica – Porto, o Nosso Movimento. "É com enorme …

Cancelo testou positivo à covid-19 e será substituído por Dalot

Diogo Dalot vai substituir João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, nos convocados de Portugal, a dois dias da estreia no Euro 2020, informou, este domingo, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "Diogo Dalot, internacional …

Já é possível prever quais as mulheres que poderão ter complicações graves na gravidez

Os métodos atuais para diagnosticar complicações numa gravidez não são sensíveis nem confiáveis ​​o suficiente para identificar todas as gestações de risco. Agora, cientistas descobriram uma forma de testar os níveis hormonais na placenta para …

Crianças têm dificuldade em entender emoções de pessoas com máscara

Um novo estudo mostra que crianças dos três aos cinco anos só conseguem entender as emoções escondidas por detrás das máscaras em apenas 40% das ocasiões. A equipa de investigação U-Vip (Unidade para Deficientes Visuais), liderada …

Cientistas identificam uma rara "hélice" magnética num sistema binário

De acordo com investigações que serão publicadas na revista The Astrophysical Journal, investigadores da Universidade de Notre Dame identificaram a primeira hélice magnética eclipsante num sistema estelar variável cataclísmico. O sistema estelar, conhecido como J0240, é …