Rio “está pronto para eleições antecipadas” e vai chumbar o Orçamento

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

O PSD vai votar contra o próximo Orçamento de Estado do Governo. O semanário Expresso assegura que Rui Rio “está pronto para eleições antecipadas” e também que ficou “furioso” com o voto favorável da bancada parlamentar social-democrata ao projecto do CDS sobre os combustíveis.

Depois de Silva Peneda, um dos ministros-sombra do PSD e conselheiro de Rui Rio, ter dito que “os mandatos são para cumprir até ao fim”, abrindo a porta a uma posição do partido rumo à aprovação do próximo Orçamento de Estado, surge a ideia de que o presidente dos sociais-democratas tem outra estratégia.

O Expresso garante, na sua edição impressa deste sábado, que o PSD vai votar contra o Orçamento de Estado e que “está pronto para eleições antecipadas”.

Um tema que Rui Rio aflorou, durante uma conferência de imprensa sobre a reforma da Zona Euro. “Eu não estou minimamente zangado com o doutor Silva Peneda, ele tem o direito de dar a sua opinião”, frisou o líder do PSD, em declarações divulgadas pela TVI.

Notando que se recusa a meter “uma rolha na boca das pessoas” para “não poderem falar”, Rio deixou contudo a ideia de que o PSD pode chumbar o Orçamento, contrariando as palavras do seu conselheiro.

“Será muito difícil que o PS consiga apresentar um Orçamento que esteja de acordo com o PSD porque, ao cabo de todos estes anos, foram apresentados Orçamentos numa dada linha encostada à esquerda, tendo de fazer uma volta muito grande para poder apresentar um Orçamento ao contrário, mas o documento nem sequer existe, lá estaremos para ver”, apontou, como cita a TVI.

“Desautorização” a Negrão

Em relação à votação favorável do PSD à proposta do CDS sobre o fim do adicional ao Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos, Rio realçou que não fala sobre “questões internas” do partido “em circunstância nenhuma”.

A bancada parlamentar do PSD terá votado “à revelia” de Rio. O Expresso destaca mesmo que “Rio ficou furioso quando percebeu que a bancada se tinha comprometido a votar a favor do projecto do CDS”.

O semanário também refere que a “desautorização do presidente do PSD” ao líder parlamentar, Fernando Negrão, “caiu que nem uma bomba”. Os dois homens do PSD deverão almoçar “nos próximos dias para resolver a tensão”, nota o jornal.

Rio não quis confirmar esse almoço que foi anunciado pelo secretário-geral do PSD como um momento para “articular estratégias”.

“Eu procedi, nesta matéria, como procedo em todas as outras com a direcção do partido, designadamente com o doutor Rui Rio”, referiu, por seu lado, Negrão, sem comentar os rumores que indicam que não tem condições para continuar à frente do grupo parlamentar do PSD.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ainda nem conhece o OE e já informa que vai chumbá-lo? Ah! Gandas “democratas”… E ainda existem papalvos que votam nesta gente?

  2. Adianta-lhe muito expressar os desejos, a bancada já se viu que vota combinada.
    Assim se topa um mau chefe, qualquer que seja a área e atividade em assunto.

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …