Rio “está pronto para eleições antecipadas” e vai chumbar o Orçamento

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

O PSD vai votar contra o próximo Orçamento de Estado do Governo. O semanário Expresso assegura que Rui Rio “está pronto para eleições antecipadas” e também que ficou “furioso” com o voto favorável da bancada parlamentar social-democrata ao projecto do CDS sobre os combustíveis.

Depois de Silva Peneda, um dos ministros-sombra do PSD e conselheiro de Rui Rio, ter dito que “os mandatos são para cumprir até ao fim”, abrindo a porta a uma posição do partido rumo à aprovação do próximo Orçamento de Estado, surge a ideia de que o presidente dos sociais-democratas tem outra estratégia.

O Expresso garante, na sua edição impressa deste sábado, que o PSD vai votar contra o Orçamento de Estado e que “está pronto para eleições antecipadas”.

Um tema que Rui Rio aflorou, durante uma conferência de imprensa sobre a reforma da Zona Euro. “Eu não estou minimamente zangado com o doutor Silva Peneda, ele tem o direito de dar a sua opinião”, frisou o líder do PSD, em declarações divulgadas pela TVI.

Notando que se recusa a meter “uma rolha na boca das pessoas” para “não poderem falar”, Rio deixou contudo a ideia de que o PSD pode chumbar o Orçamento, contrariando as palavras do seu conselheiro.

“Será muito difícil que o PS consiga apresentar um Orçamento que esteja de acordo com o PSD porque, ao cabo de todos estes anos, foram apresentados Orçamentos numa dada linha encostada à esquerda, tendo de fazer uma volta muito grande para poder apresentar um Orçamento ao contrário, mas o documento nem sequer existe, lá estaremos para ver”, apontou, como cita a TVI.

“Desautorização” a Negrão

Em relação à votação favorável do PSD à proposta do CDS sobre o fim do adicional ao Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos, Rio realçou que não fala sobre “questões internas” do partido “em circunstância nenhuma”.

A bancada parlamentar do PSD terá votado “à revelia” de Rio. O Expresso destaca mesmo que “Rio ficou furioso quando percebeu que a bancada se tinha comprometido a votar a favor do projecto do CDS”.

O semanário também refere que a “desautorização do presidente do PSD” ao líder parlamentar, Fernando Negrão, “caiu que nem uma bomba”. Os dois homens do PSD deverão almoçar “nos próximos dias para resolver a tensão”, nota o jornal.

Rio não quis confirmar esse almoço que foi anunciado pelo secretário-geral do PSD como um momento para “articular estratégias”.

“Eu procedi, nesta matéria, como procedo em todas as outras com a direcção do partido, designadamente com o doutor Rui Rio”, referiu, por seu lado, Negrão, sem comentar os rumores que indicam que não tem condições para continuar à frente do grupo parlamentar do PSD.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ainda nem conhece o OE e já informa que vai chumbá-lo? Ah! Gandas “democratas”… E ainda existem papalvos que votam nesta gente?

  2. Adianta-lhe muito expressar os desejos, a bancada já se viu que vota combinada.
    Assim se topa um mau chefe, qualquer que seja a área e atividade em assunto.

RESPONDER

Homem morre nos Estados Unidos depois de receber mais de 50 choques taser na sua detenção

Dos agentes da polícia da cidade de Wilson, no estado norte-americano do Oklahoma, foram nesta quarta-feira acusados de homicídio em segundo grau pela morte de um homem durante a sua detenção. De acordo com o …

TESS fornece novas ideias sobre um mundo ultra-quente

Medições do TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA permitiram aos astrónomos melhorar bastante a sua compreensão do ambiente bizarro de KELT-9b, um dos planetas mais quentes conhecidos. "O factor de estranheza de KELT-9b é alto," …

Bill Gates elenca quatro pilares-chave para combater a pandemia

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, elencou quatro pilares que a sua fundação considera essenciais para combater a pandemia de covid-19, que já matou mais de 520 mil pessoas em todo o mundo. Segundo o norte-americano, …

Tesla já vale mais do que a Toyota, Disney e Coca-Cola

As ações da Tesla chegaram esta quarta-feira a um preço recorde de 1.120 dólares por ação, levando a empresa de Elon Musk a superar a cotação de mercado de grandes empresas como a Coca-Cola ou …

"Não é solução para o país". Costa rejeita Bloco Central e uma esquerda "só para os salários"

O secretário-geral socialista garantiu hoje que vai manter o rumo político e não haverá "Bloco Central" PS/PSD, frisando que recusa aceitar que a esquerda seja incapaz de se entender sobre uma visão comum para o …

RTP contestada por incluir "Baile dos Pretos" na corrida às 7 Maravilhas da Cultura Popular

Um grupo de deputados do PS pede explicações à ministra da Cultura e contesta a RTP por causa de uma das candidaturas finalistas ao programa "Sete Maravilhas da Cultura Popular" que vai começar a ser …

Vieira tramado por "cunha" de Rangel. Juiz pagava 19 mil euros por almoço e fugia a multas com documentos de migrantes

A magistrada Maria José Morgado está a ultimar a acusação da "Operação Lex" e, nesta altura, é quase certo que levará a julgamento o juiz Rui Rangel e Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, além …

"Apagão" de dados. DGS não está a revelar todos os infectados com covid-19

Há casos de infectados com covid-19 que não surgem contabilizados nos boletins diários divulgados pela Direcção Geral de Saúde (DGS). A denúncia é feita por profissionais no terreno que põem em causa a verdadeira dimensão da …

Tensão no Mar do Sul. China em manobras militares, EUA enviam dois porta-aviões nucleares

Os Estados Unidos enviaram os super-porta-aviões nucleares USS Ronald Reagan e USS Nimitz para o Mar do Sul da China, região onde forças navais chinesas estão a realizar exercícios militares. "O nosso objetivo é enviar um …

Portugueses querem Centeno no BdP. 72% considera "muito importante" Champions em Lisboa

Mais de 70% dos portugueses consideram “muito importante” a realização da fase final da Liga dos Campeões europeus de futebol em Portugal e 11,1% acham que é apenas “importante”, segundo um estudo da Eurosondagem divulgado …