Rio Douro vai funcionar como uma auto-estrada com portagens

nunodantas / Flickr

O projecto da Via Navegável do Douro (VND), um investimento de 75 milhões de euros com fundos comunitários, prevê a aplicação de taxas de utilização, semelhantes às portagens das auto-estradas, para quem navegar nas águas do rio.

A notícia é avançada pelo Público, que salienta que a medida está prevista no projecto da Via Navegável do Douro (VND), um investimento de 75 milhões de euros da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e que tem o apoio de fundos comunitários.

A ideia é transformar o Rio Douro “numa verdadeira auto-estrada” com a “aplicação do princípio do utilizador-pagador”, sublinha o diário.

O Público fala numa taxa de “1,46 euros por cada passageiro”, frisando que as operadoras do Douro já admitem vir a “repercutir gastos no preço dos bilhetes” cobrados. O pagamento destas “portagens” no Douro deverá arrancar, de forma gradual, ao longo de quatro anos, a começar já em 2017.

Assim, uma pequena embarcação de recreio, por exemplo, “passará a pagar 15 euros por ano em 2017, 30 euros em 2018, 45 euros em 2019 e 60 euros em 2020”, revela o jornal.

Como forma de justificar estas novas taxas, a responsável pelo projecto da VND, Raquel Maia, explica ao diário que, actualmente, as embarcações pagam apenas pela utilização das eclusas de navegação pelos mesmos preços que se pagavam em 1999, que nunca foram actualizados.

“Na sua grande maioria, os restantes serviços e respectivos gastos de exploração incorridos, como seja a manutenção e assinalamento do canal de navegação, a gestão do tráfego fluvial, bem como a acostagem e estacionamento de embarcações, têm sido prestados pela APDL, ou pelas anteriores entidades gestoras da via navegável, graciosamente, sem o pagamento de qualquer contra-prestação por parte dos utilizadores”, acrescenta Raquel Maia.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O habitual, algo está a correr bem, a gerar lucros na economia, vem o estado acabar com a “pouca vergonha”.

    Matem as galinhas todas, depois queixem-se que não há ovos.

  2. Obrigado costa, obrigado PS. Ainda bem que a austeridade acabou. As autoestradas têm um custo porque elas custaram dinheiro e custam dinheiro para as manter. O rio não custou nada a fazer. A água da torneira tem um custo porque custa dinheiro filtrá-la e levá-la às torneiras. Isto é simplesmente ridículo e não vai para a frente. Isto porque não acredito que haja gente tão estúpida que aceite tal coisa. Isto só em governos de esquerda. Ainda dizem que a direita é radical? tá tudo tolo…

  3. Mais outra genial invenção da vaca voadora, a seguir quem tiver casas com vista para o rio vai pagar também as vistas, o que virá depois mais a seguir?

  4. Acho muito bem!
    Tal como acontece com outros rios pela Europa fora, quem usa, paga!
    A manutenção tem custos e não tem que ser sempre o povo a pagar tudo – enquanto os grandes grupos económicos ficam com os lucros…
    E, para os mais ignorantes, a APDL nada tem ver com o Costa!…

RESPONDER

Dubai vai construir uma cidade marciana no deserto

O Dubai tem em mãos um projeto ambicioso: a construção de uma cidade marciana. O projeto foi apresentado por uma empresa sediada em Copenhaga e Nova Iorque e é uma parte do plano dos Emirados …

Coreia do Norte voltou a rejeitar negociações com os Estados Unidos

A Coreia do Norte disse, esta terça-feira, que não tenciona retomar o diálogo com os Estados Unidos, quando o vice-secretário de Estado norte-americano, Stephen Biegun, chegou à Coreia do Sul para discutir diplomacia nuclear. Num comunicado …

Construiu uma cadeira de rodas com bicicletas elétricas para a namorada. Agora, vai produzi-la em massa

Para Zack Nelson, construir esta  peça inovadora de engenharia foi "super divertido e surpreendentemente simples". Há cerca de um ano, Zack Nelson, o youtuber de tecnologia do canal JerryRigEverything, uniu duas bicicletas elétricas para criar uma …

A reeleição de Trump nunca esteve tão ameaçada. A culpa é do pessimismo dos americanos

A gestão do Presidente norte-americano face à pandemia e a perspetiva de uma crise económica ameaçam a reeleição de Donald Trump. Um estudo de opinião da Fundação Peter G Peterson para o The Financial Times indica …

Ministros da Indonésia promovem colar de eucalipto como cura para a covid-19

O ministro da Agricultura da Indonésia foi muito criticado por especialistas por alegar que um colar feito de eucalipto pode ajudar a impedir a transmissão da covid-19. Segundo o The Guardian, o ministro da Agricultura da …

SATA pede auxílio ao Estado no valor de 163 milhões de euros

A SATA, companhia aérea detida a 100% pela Região Autónoma dos Açores, precisa do valor até ao final do ano para pagar dívidas. A SATA pediu um auxílio ao Estado de 163 milhões de euros para …

Cortiça portuguesa usada em foguetões da Space X

A Corticeira Amorim forneceu a Space X, de Elon Musk, para componentes usados nos foguetões espaciais da empresa, adiantou o presidente da empresa, António Rios Amorim. "É o nosso maior cliente [deste segmento] neste momento desde …

Pandemia põe em risco mais de 40% dos empregos no Algarve

Além do Algarve, outros destinos turísticos europeus, como ilhas do sul da Grécia, Canárias e Baleares, estão também em risco. As regiões onde o turismo tem mais peso enfrentam um risco maior de destruição de emprego, …

Imunidade de grupo não vai travar pandemia, diz estudo espanhol

Um estudo espanhol, que abrangeu mais de 60 mil pessoas, colocou em causa a viabilidade da imunidade de grupo como forma de combater a pandemia de covid-19, estimando que apenas 5% da população tenha desenvolvido anticorpos …

Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento e a juíza deu-lhes razão

Um grupo de ilustres septuagenários, que liderou a iniciativa local da "rebelião dos grisalhos", na Colômbia, conseguiu uma grande vitória judicial. Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento, exigindo mais tempo na rua …