Rio Douro vai funcionar como uma auto-estrada com portagens

nunodantas / Flickr

O projecto da Via Navegável do Douro (VND), um investimento de 75 milhões de euros com fundos comunitários, prevê a aplicação de taxas de utilização, semelhantes às portagens das auto-estradas, para quem navegar nas águas do rio.

A notícia é avançada pelo Público, que salienta que a medida está prevista no projecto da Via Navegável do Douro (VND), um investimento de 75 milhões de euros da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e que tem o apoio de fundos comunitários.

A ideia é transformar o Rio Douro “numa verdadeira auto-estrada” com a “aplicação do princípio do utilizador-pagador”, sublinha o diário.

O Público fala numa taxa de “1,46 euros por cada passageiro”, frisando que as operadoras do Douro já admitem vir a “repercutir gastos no preço dos bilhetes” cobrados. O pagamento destas “portagens” no Douro deverá arrancar, de forma gradual, ao longo de quatro anos, a começar já em 2017.

Assim, uma pequena embarcação de recreio, por exemplo, “passará a pagar 15 euros por ano em 2017, 30 euros em 2018, 45 euros em 2019 e 60 euros em 2020”, revela o jornal.

Como forma de justificar estas novas taxas, a responsável pelo projecto da VND, Raquel Maia, explica ao diário que, actualmente, as embarcações pagam apenas pela utilização das eclusas de navegação pelos mesmos preços que se pagavam em 1999, que nunca foram actualizados.

“Na sua grande maioria, os restantes serviços e respectivos gastos de exploração incorridos, como seja a manutenção e assinalamento do canal de navegação, a gestão do tráfego fluvial, bem como a acostagem e estacionamento de embarcações, têm sido prestados pela APDL, ou pelas anteriores entidades gestoras da via navegável, graciosamente, sem o pagamento de qualquer contra-prestação por parte dos utilizadores”, acrescenta Raquel Maia.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O habitual, algo está a correr bem, a gerar lucros na economia, vem o estado acabar com a “pouca vergonha”.

    Matem as galinhas todas, depois queixem-se que não há ovos.

  2. Obrigado costa, obrigado PS. Ainda bem que a austeridade acabou. As autoestradas têm um custo porque elas custaram dinheiro e custam dinheiro para as manter. O rio não custou nada a fazer. A água da torneira tem um custo porque custa dinheiro filtrá-la e levá-la às torneiras. Isto é simplesmente ridículo e não vai para a frente. Isto porque não acredito que haja gente tão estúpida que aceite tal coisa. Isto só em governos de esquerda. Ainda dizem que a direita é radical? tá tudo tolo…

  3. Mais outra genial invenção da vaca voadora, a seguir quem tiver casas com vista para o rio vai pagar também as vistas, o que virá depois mais a seguir?

  4. Acho muito bem!
    Tal como acontece com outros rios pela Europa fora, quem usa, paga!
    A manutenção tem custos e não tem que ser sempre o povo a pagar tudo – enquanto os grandes grupos económicos ficam com os lucros…
    E, para os mais ignorantes, a APDL nada tem ver com o Costa!…

RESPONDER

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao …

Deputado norte-americano quer banir GTA 5 e outros jogos violentos. Tudo para diminuir roubos de carros

O deputado norte-americano Marcus Evans quer proibir a venda de videojogos violentos que promovam atividades criminosas, como o GTA 5, face ao aumento dos roubos de automóveis em Chicago e um pouco por todo o …

Estudante projetou um casaco que se transforma num saco-cama para os sem-abrigo. E deu-lhes um emprego

Nos Estados Unidos, há pelo menos 567.715 pessoas que vivem nas ruas. Embora há quem vire as costas a essas estas, também há quem esteja disposto a fazer tudo para ajudar os necessitados e tirá-los …

Um livro e uma reclusa-mediterrânica. Aranhas venenosas obrigam a encerramento temporário de biblioteca nos EUA

Aranhas venenosas da espécie reclusa-mediterrânica apareceram na cave de uma biblioteca na Universidade do Michigan, nos Estados Unidos. Os funcionários de uma biblioteca da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, foram obrigados a encerrar temporariamente o …

Bolsonaro diz que máscaras causam "efeitos colaterais"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse que as máscaras causam "efeitos colaterais" e citou um alegado estudo alemão, sem acrescentar mais detalhes. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, causou polémica esta quinta-feira ao dizer que as …

Pilotos aprovam acordo de emergência na TAP

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou esta sexta-feira o acordo de emergência na TAP, adiantaram vários pilotos à Lusa. O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou o acordo de emergência na …

Britânico enviava dinheiro a residentes de uma cidade britânica. Era "um ato generoso de bondade"

Os habitantes de Frome, no Reino Unido, estão constantemente à espera do correio, depois de ter sido revelado que um homem misterioso estava a entregar dinheiro nas casas dos residentes locais. A polícia da cidade inglesa …