Noite de desilusão na Liga Europa. Rio Ave quase fez história, Sporting goleado

José Coelho / EPA

A tristeza do jogador do Rio Ave, Nelson Monte, depois de falhar um penálti no jogo contra o AC Milan

A noite desta quinta-feira foi de desilusão para as equipas portuguesas que lutavam por um lugar na fase de grupos da Liga Europa. O Sporting foi goleado pelos austríacos do LASK Linz, e o Rio Ave “morreu na praia” depois de uma maratona de 24 penáltis contra o gigante europeu AC Milan.

No estádio José Alvalade, o LASK Linz adiantou-se no marcador aos 14 minutos, por intermédio do defesa Trauner, com o jovem Tiago Tomás a empatar o jogo aos 42 minutos.

Na segunda parte, a equipa austríaca voltou para a frente do marcador aos 58, por Raguz, e cimentou a vantagem aos 65, por Michorl, e aos 68, por Gruber, numa altura em que já jogava em vantagem numérica devido à expulsão de Sebastián Coates, aos 63.

Com esta derrota (1-4), os leões falham o primeiro objetivo da época e estão fora das competições europeias. De acordo com o jornal Record, esta eliminação faz com que o clube deixe escapar quase seis milhões de euros.

O jornal desportivo explica que esta verba é a soma dos dois milhões e 930 mil euros, o coeficiente com base nos últimos dez anos da equipa nas provas da UEFA, com os dois milhões e 920 mil euros referentes à entrada na fase de grupos da prova.

Na conferência de imprensa, Emanuel Ferro, treinador adjunto do Sporting, considerou que este é um “resultado que cria desilusão, quer pelo resultado, quer pela eliminação”, mas relembra que a equipa tem de seguir em frente. “Temos de fechar isto, não perder a nossa linha e não perder a nossa ambição”, cita o site Sapo Desporto.

Também no final da partida, o dirigente leonino, Hugo Viana, esteve na zona de entrevistas rápidas, tendo assumido o falhanço da equipa, mas expressando confiança no futuro.

“Estamos conscientes de que falhámos um objetivo, que era estar inseridos na fase de grupos da Liga Europa. O grupo está triste, desiludido e revoltado da maneira como foi o desenrolar do jogo, mas plenamente confiante e consciente de que domingo daremos uma resposta diferente, à imagem do Sporting, e traremos uma vitória de Portimão”, cita o jornal A Bola.

O dirigente também se dirigiu aos adeptos, pedindo-lhes que “tenham confiança neste grupo que está a crescer e muito e que não tenham a menor dúvida que durante a época dará alegrias à imagem do que é representar o Sporting”.

Mas estas palavras não trouxeram consolo aos sportinguistas. Nas redes sociais, somaram-se pedidos de demissão dos órgãos sociais e do presidente Frederico Varandas. Uma opinião corroborada por Dias Ferreira, antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral.

“É mais uma derrota, um afastamento de uma prova. Se as pessoas que estão à frente tivessem alguma vergonha iam-se embora, mas como parece que não têm e estão agarrados a alguma coisa que não sei bem o que é, vão suportando isto”, disse ao Record.

Mais a norte, em Vila do Conde, o Rio Ave perdeu com os italianos do AC Milan depois de uma autêntica maratona de grandes penalidades.

A equipa transalpina adiantou-se no marcador através de Saelemaekers, aos 51 minutos, mas os vila-condenses reagiram e igualaram por Francisco Geraldes, aos 72 minutos, tendo Gelson Dala, logo no primeiro minuto do prolongamento (90+1), adiantado a equipa portuguesa, para Çalhanoglu, na conversão de uma grande penalidade, repor a igualdade, aos 120+2.

A eliminatória teve de ser decidida nas grandes penalidades e só ao 24.º pontapé, quando Aderlan Santos permitiu a defesa a Donnarumma, é que ficou decidida a favor dos italianos (9-8).

Estamos frustrados, mas gostava de dar os parabéns aos jogadores, que fizeram uma campanha belíssima nesta fase da Liga Europa. Penso que não mereciam este desfecho. Conseguiram igualar a eliminatória, discutir a eliminatória com um colosso do futebol europeu, e penso que era um prémio mais do que justo para eles, mas não foi possível”, disse, no final do encontro, Augusto Gama, treinador adjunto de Mário Silva, citado pelo site Sapo Desporto.

Francisco Geraldes, um dos protagonistas do jogo, também não conseguiu esconder a frustração. “Mostrámos que estamos num caminho que é digno de registo. Dificilmente penso numa equipa da nossa dimensão a bater-se como nós nos batemos com o Milan. Faltam-me as palavras, porque é muito inglório. Esta cidade merecia, nós merecíamos, mas o futebol é isto”, afirmou.

Apesar da tristeza, o presidente dos vila-condenses, António Silva Campos, quis mostrar o orgulho que tem no plantel. “Foi um resultado dramático, com tantos penáltis… Não tivemos a sorte do nosso lado, mas acho que foi um grande jogo e, com muita dignidade, demonstrámos que temos uma grande equipa”, cita o jornal Record.

Vou dar um grande abraço aos jogadores e pensar já no próximo jogo. Temos um grupo muito forte e podemos encarar a época com muita tranquilidade. Com este crer vamos fazer grandes jogos”, concluiu.

Do lado dos italianos, o português Rafael Leão admitiu que tinha avisado os companheiros de equipa para as dificuldades que iam encontrar no frente a frente com o Rio Ave.

“Tinha dito aos meus colegas que o Rio Ave é uma equipa com qualidade, na época passada ficaram nos cinco primeiros. Viemos concentrados, sabíamos que ia ser difícil. Foi um grande jogo. A nossa equipa continuou a lutar até ao fim. Tivemos poucas oportunidades, continuamos a acreditar até que surgiu o penálti e fomos felizes no final”, declarou o português no final da partida.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O chef sírio Imad Alarnab

Imad fugiu da Síria há seis anos. Agora, tem um restaurante de sucesso em Londres

O chef sírio Imad Alarnab deixou a Síria há seis anos, onde tinha vários restaurantes, rumo a Inglaterra. Não desistiu dos seus sonhos e agora tem um novo projeto no agitado Soho, no centro de …

Máquina de venda automática de brindes

Máquina das bolas japonesa. As pequenas esferas de plástico guardam os detalhes de uma viagem surpresa

As máquinas de venda automática de brindes, conhecidas como gachapon no Japão, têm inovado nos últimos anos. Agora, são os detalhes de uma viagem que estão guardados nas pequenas bolas de plástico. O valor das bolas …

O Supremo dos EUA mudou as suas regras para que as juízas não fossem constantemente interrompidas

Revelação foi feita por Sonia Sotomayor, uma das três mulheres que compõe o coletivo de nove juízes e a primeira latina a chegar ao cargo. O facto de serem constantemente interrompidas em reuniões ou outros …

A candidata a primeira-ministra da Hungria, Klára Dobrev.

Num futuro sem Orbán, a oposição escolhe entre um novo conservador ou uma liberal divisiva

Os opositores de Viktor Orbán estão na dúvida quanto ao candidato para enfrentar o atual primeiro-ministro nas próxima eleições. Esta indecisão pode custar-lhes o assalto ao cargo. Viktor Orbán é um nome recorrente na política húngara. …

Nuno Melo, do CDS/PP

Nuno Melo ataca líder do CDS por anunciar sentido de voto sem consultar deputados

O candidato à liderança do CDS-PP criticou, este sábado, o atual líder do partido por ter comunicado publicamente a intenção de votar contra a proposta de Orçamento do Estado sem se ter reunido com os …

Vaticano tem três celas e um só prisioneiro. Uma onda de julgamentos pode mudar isso

Dez pessoas vão ser julgadas no Vaticano por crimes relacionados com a venda de um edifício em Londres. Visto como limitado e sombrio, o sistema judicial da cidade-estado está a mudar. Carlo Capella é o único prisioneiro …

Alexandra Leitão diz que "não há trabalhadores a mais na Administração Pública"

A ministra da Modernização do Estado assegura que não há trabalhadores a mais na Administração Pública e assume toda a abertura do Governo para negociar, "com humildade e responsabilidade", medidas adicionais às inscritas no OE2022. Em …

Start-up israelita quer fazer roupa a partir de algas

A Algaeing, criada em 2016, é uma empresa que converte as algas numa fórmula líquida, que depois pode ser usada como corante ou transformada num tecido. A indústria da moda é uma das responsáveis pelas emissões …

O antigo Presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton

Bill Clinton já teve alta hospitalar e deve regressar a Nova Iorque

O ex-Presidente dos Estados Unidos deixou, neste domingo de manhã, o hospital da Califórnia onde foi internado com uma infeção, informou o chefe da equipa de médicos que o tratou. "O Presidente Clinton teve alta do …

Acordo escrito. Bloco diz que Governo "conhece bem" os pontos negociais

O Bloco de Esquerda anunciou, este domingo, que vai enviar ao Governo propostas de articulado de nove pontos negociais colocados em cima da mesa no início de setembro, aos quais declara não ter obtido resposta …