O PSD “é um saco de gatos”. Rio arrisca saída de deputado insatisfeito para o Aliança

Mário Cruz / Lusa

O deputado do PSD Firmino Pereira declara estar “dececionado” com a atuação de Rui Rio à frente do PSD, razão que o leva a querer a desfiliação do partido e a adesão ao partido de Pedro Santana Lopes.

O ex-nº2 de Luís Filipe Menezes na Câmara de Gaia e ex-líder do PSD local foi “um grande apoiante de Rio nas diretas”, em janeiro, contra Santana Lopes, mas, passados 10 meses, diz ter perdido “a esperança” no novo líder do partido: “Chegados aqui, o meu otimismo passou a um desesperante pessimismo”.

Firmino Pereira lamenta que o PSD não consiga afirmar-se como oposição ao Governo PS, nem tenha um projeto mobilizador para o país. “Rui Rio pouco tem feito para congregar internamente o partido, que neste momento é um saco de gatos”, afirma.

Além da desilusão com o líder laranja, Firmino Pereira não esconde que a sua vontade em desfilar-se do partido, de que é militante ativo há 38 anos, seja alheia ao aparecimento da Aliança, projeto em que se revê “ideais personalistas, humanistas e liberais”.

“Nos últimos dois meses tenho tido várias conversas com Santana Lopes e assumo ter com ele muitos pontos de convergência”, confidencia, citado pelo Expresso, referindo estar num momento de reflexão pessoal. A decisão final quanto à possível rutura com o PSD será tomada na altura do Congresso do Aliança, embora advirta que levará o seu mandato de deputado até ao final da legislatura.

Enquanto político, a troca de partido não o fará, contudo, esquecer os líderes do PSD que mais o marcaram, como Francisco Sá Carneiro, Cavaco Silva e Pedro Passos Coelho: “É essa inspiração que molda a minha conduta cívica. No tempo certo farei a minha opção sem medo de riscos ou calculismos na obtenção de qualquer cargo”.

A anunciada desmotivação de Firmino Pereira e quase certa filiação no Aliança surge poucos dias depois de Luís Artur Pereira, ex-líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal da Câmara do Porto, ter aderido ao partido de Santana Lopes.

O ex-deputado Rui Miguel Ribeiro, eleito pelo círculo de Braga, foi outro militante histórico a aderir recentemente ao partido de Santana Lopes, depois de ter deixado o PSD há cerca de três anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Encontradas fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico

Investigadores encontraram fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico. As evidências sugerem que lavar as nossas roupas está a contribuir para esta contaminação. Há muito tempo que o Ártico provou ser um barómetro da saúde …

Campus universitários nos Estados Unidos podem tornar-se super-propagadores da covid-19

Os campus universitários podem tornar-se super-propagadores do novo coronavírus, que causa a covid-19, para toda a sua área de abrangência, concluiu uma nova investigação levada a cabo nos Estados Unidos. Analisando os 30 campus universitários …

A "máscara mais inteligente do mundo" é recarregável, tem microfone e dá luz

A Razer afirma ter criado a máscara mais inteligente do mundo. O Projeto Hazel é um design com um revestimento externo feito de plástico reciclado à prova de água e é transparente para permitir a …

Novo tratamento permite que pessoas com lesões na espinal medula voltem a mexer mãos e braços

Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington conseguiu ajudar seis participantes com lesões traumáticas da espinal medual a recuperar alguma mobilidade de mãos e braços. Muitas das pessoas que sofrem lesões traumáticas da espinal medula …

Ventiladores comprados à China custaram 1,3 milhões. Autarquias algarvias vão pedir devolução do dinheiro

Os 30 ventiladores comprados à China seriam usados nos hospitais do Algarve, mas os equipamentos não funcionam. Os autarcas vão agora exigir devolução do dinheiro. De acordo com a edição do jornal Público deste domingo, o …

EUA um passo atrás da China. Pequim leva avanço na Guerra Comercial (e as suas exportações estão em alta)

No ano em que a pandemia se expandiu em todo o mundo, muitos países viram-se em mãos com graves problemas financeiros e económicos. No caso da China, a situação foi mais positiva e o país …

Alexei Navalny detido no regresso à Rússia

O líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi detido este domingo no aeroporto em Moscovo quando regressava à Rússia. Os serviços prisionais russos (FSIN) detiveram o opositor russo Alexei Navalny, este domingo, à chegada a Moscovo, acusando-o …

Prazo para trocas ou devoluções suspenso durante confinamento

O prazo para efetuar trocas ou devoluções de bens ficará suspenso durante o atual confinamento e as garantias que terminem neste período ou nos 10 dias seguintes serão prorrogadas por 30 dias, segundo diploma publicado …

Desde 2001 que polícias negros alertam para racismo de agentes do Capitólio

Com a invasão do Capitólio, investiga-se o alegado racismo existente na Polícia do Capitólio. Desde 2001 que agentes negros denunciam casos de discriminação racial no departamento. Desde 2001, centenas de agentes policiais negros processaram o departamento …

Um megatsunami devastou uma vila na Gronelândia. Três anos depois, há quem não possa voltar a casa

Em junho de 2017, Nuugaatsiaq, na Gronelândia, foi devastada por um megatsunami, cujas ondas foram desencadeadas por um enorme deslizamento de quase 30 quilómetros através do fiorde. Embora as ondas se tivessem dissipado quando chegaram a …