O PSD “é um saco de gatos”. Rio arrisca saída de deputado insatisfeito para o Aliança

Mário Cruz / Lusa

O deputado do PSD Firmino Pereira declara estar “dececionado” com a atuação de Rui Rio à frente do PSD, razão que o leva a querer a desfiliação do partido e a adesão ao partido de Pedro Santana Lopes.

O ex-nº2 de Luís Filipe Menezes na Câmara de Gaia e ex-líder do PSD local foi “um grande apoiante de Rio nas diretas”, em janeiro, contra Santana Lopes, mas, passados 10 meses, diz ter perdido “a esperança” no novo líder do partido: “Chegados aqui, o meu otimismo passou a um desesperante pessimismo”.

Firmino Pereira lamenta que o PSD não consiga afirmar-se como oposição ao Governo PS, nem tenha um projeto mobilizador para o país. “Rui Rio pouco tem feito para congregar internamente o partido, que neste momento é um saco de gatos”, afirma.

Além da desilusão com o líder laranja, Firmino Pereira não esconde que a sua vontade em desfilar-se do partido, de que é militante ativo há 38 anos, seja alheia ao aparecimento da Aliança, projeto em que se revê “ideais personalistas, humanistas e liberais”.

“Nos últimos dois meses tenho tido várias conversas com Santana Lopes e assumo ter com ele muitos pontos de convergência”, confidencia, citado pelo Expresso, referindo estar num momento de reflexão pessoal. A decisão final quanto à possível rutura com o PSD será tomada na altura do Congresso do Aliança, embora advirta que levará o seu mandato de deputado até ao final da legislatura.

Enquanto político, a troca de partido não o fará, contudo, esquecer os líderes do PSD que mais o marcaram, como Francisco Sá Carneiro, Cavaco Silva e Pedro Passos Coelho: “É essa inspiração que molda a minha conduta cívica. No tempo certo farei a minha opção sem medo de riscos ou calculismos na obtenção de qualquer cargo”.

A anunciada desmotivação de Firmino Pereira e quase certa filiação no Aliança surge poucos dias depois de Luís Artur Pereira, ex-líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal da Câmara do Porto, ter aderido ao partido de Santana Lopes.

O ex-deputado Rui Miguel Ribeiro, eleito pelo círculo de Braga, foi outro militante histórico a aderir recentemente ao partido de Santana Lopes, depois de ter deixado o PSD há cerca de três anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Boicote do EUA à Huawei causa prejuízo às empresas americanas

Depois de os Estados Unidos terem proibido negociações com a Huawei, empresas americanas estão agora a sentir na pele as consequências da perda da firma chinesa como cliente. Os Estados Unidos concederam 90 dias às empresas …

Renda acessível pode pôr casas a 650 euros em Lisboa e 500 no Porto

Numa altura em que o mercado imobiliário está ao rubro, com os preços em máximos, as rendas estão em níveis cada vez mais incomportáveis para a maioria das famílias que poderão encontrar neste programa uma …

Governo deverá anunciar medidas para bloquear coleção Berardo após as eleições

Num momento em que se tornou público que a Fundação Berardo corre risco de falência, três ministérios estudam as medidas para preservar a coleção do empresário e mantê-la aberta ao público. "Será em breve", garantiram os …

Europeias: PS com candidatos "escondidos", CDU só observa e Rangel já faz rimas ao primeiro-ministro

A dias do escrutínio para o Parlamento Europeu, PS acusou o BE de ser ambíguo, CDS critica respostas de Costa sobre Tancos e PSD quer ver "candidatos escondidos" do PS. Até já há rimas para …

Na corrida às Europeias, o PS está à frente do PSD (e o BE está perto do terceiro eurodeputado)

O PS e a Esquerda crescem, o PSD e a Direita perdem. Segundo uma sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e TSF, os socialistas somam 32,4% da intenção de voto, enquanto o PSD …

CGD ainda é dos bancos que têm mais crédito para investir em ações

Os bancos cortaram nos empréstimos para a compra de ações desde a crise. Mas têm ainda um valor elevado de financiamentos deste tipo. Este crédito é visto com cautela pelos supervisores e levaram a que bancos …

Partido de Modi a caminho de resultado histórico na Índia

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o seu partido nacionalista hindu lideram a contagem de votos nas legislativas do país. Às 10h05 (05h35 em Lisboa), o Partido Bharatiya Janata (BJP, ou Partido do Povo Indiano, no …

Hells Angels saem em liberdade (mas com várias proibições)

Os 17 elementos do grupo Hells Angels detidos pela Polícia Judiciária na terça-feira saíram todos em liberdade, após primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa, disseram à agência Lusa advogados no …

Arqueólogos resolveram o mistério dos "porcos" de Barbados

Em Barbados, país insular soberano nas Pequenas Antilhas, existe um mistério histórico desde que os primeiros colonos ingleses chegaram em 1627. À chegada, os exploradores encontraram o que pensavam ser uma vara de porcos europeus selvagens. …

230 professores que pediram pré-reforma ainda não tiveram luz verde

Foram 230 os pedidos de professores interessados em pedir a pré-reforma que chegaram à Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE). Mas até agora nenhum deles teve luz verde para avançar. A pré-reforma com suspensão da prestação de …