O PSD “é um saco de gatos”. Rio arrisca saída de deputado insatisfeito para o Aliança

Mário Cruz / Lusa

O deputado do PSD Firmino Pereira declara estar “dececionado” com a atuação de Rui Rio à frente do PSD, razão que o leva a querer a desfiliação do partido e a adesão ao partido de Pedro Santana Lopes.

O ex-nº2 de Luís Filipe Menezes na Câmara de Gaia e ex-líder do PSD local foi “um grande apoiante de Rio nas diretas”, em janeiro, contra Santana Lopes, mas, passados 10 meses, diz ter perdido “a esperança” no novo líder do partido: “Chegados aqui, o meu otimismo passou a um desesperante pessimismo”.

Firmino Pereira lamenta que o PSD não consiga afirmar-se como oposição ao Governo PS, nem tenha um projeto mobilizador para o país. “Rui Rio pouco tem feito para congregar internamente o partido, que neste momento é um saco de gatos”, afirma.

Além da desilusão com o líder laranja, Firmino Pereira não esconde que a sua vontade em desfilar-se do partido, de que é militante ativo há 38 anos, seja alheia ao aparecimento da Aliança, projeto em que se revê “ideais personalistas, humanistas e liberais”.

“Nos últimos dois meses tenho tido várias conversas com Santana Lopes e assumo ter com ele muitos pontos de convergência”, confidencia, citado pelo Expresso, referindo estar num momento de reflexão pessoal. A decisão final quanto à possível rutura com o PSD será tomada na altura do Congresso do Aliança, embora advirta que levará o seu mandato de deputado até ao final da legislatura.

Enquanto político, a troca de partido não o fará, contudo, esquecer os líderes do PSD que mais o marcaram, como Francisco Sá Carneiro, Cavaco Silva e Pedro Passos Coelho: “É essa inspiração que molda a minha conduta cívica. No tempo certo farei a minha opção sem medo de riscos ou calculismos na obtenção de qualquer cargo”.

A anunciada desmotivação de Firmino Pereira e quase certa filiação no Aliança surge poucos dias depois de Luís Artur Pereira, ex-líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal da Câmara do Porto, ter aderido ao partido de Santana Lopes.

O ex-deputado Rui Miguel Ribeiro, eleito pelo círculo de Braga, foi outro militante histórico a aderir recentemente ao partido de Santana Lopes, depois de ter deixado o PSD há cerca de três anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Evolução mostra que podemos ser a única forma de vida inteligente no Universo

As reduzidas probabilidades que acompanham a nossa evolução ao longo da história podem ser uma pista que talvez sejamos a única forma de vida inteligente no Universo. Será que estamos sozinhos no Universo? Tudo se resume …

A China está a usar a educação como arma para controlar o Tibete

A China quer obrigar crianças tibetanas a abandonarem as escolas da região e mudarem-se para escolas chinesas. O objetivo, segundo uma especialista, é "tirar o tibetano da criança". A batalha geopolítica entre a China e o …

Revelada explosão violenta no coração de um sistema que alberga um buraco negro

Uma equipa de astrónomos, liderada pela Universidade de Southampton, usou câmaras de última geração para criar um filme com alta taxa de quadros de um sistema com um buraco negro em crescimento e a um …

"É altura de dizer basta". Sporting corta com as claques

O Sporting rescindiu “com efeitos imediatos” os protocolos que celebrou em 31 de julho com a Associação Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI – Associação, anunciou hoje o clube, devido à “escalada de …

Poluição atmosférica associada a abortos espontâneos

Elevados níveis de poluição atmosférica foram associados a abortos espontâneos num estudo feito com mulheres grávidas a viver e trabalhar em Beijing, na China. A China é um dos países que mais sofre com a poluição …

Empresas espanholas dominam obras públicas na ferrovia

As empresas espanholas dominam as obras públicas na ferrovia em Portugal, ascendendo a sua quota a 70%, avança o Expresso na sua edição deste sábado. Para presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras …

Cada vez mais mulheres denunciam abusos médicos durante o parto

Um número crescente de mulheres tem vindo a denunciar casos de abuso durante o trabalho de parto. No entanto, pouco está a ser feito para mudar isto. Durante o parto, as mulheres ficam numa posição vulnerável …

Já podemos explorar "Melckmeyd", naufrágio holandês do século XVII

Nas profundezas do Oceano Atlântico, perto da costa da Islândia, encontram-se os destroços de um navio holandês que afundou há 360 anos, no qual agora podemos "mergulhar" graças a uma experiência de realidade virtual. Quando a …

Os furacões podem provocar atividade sísmica tal como um terramoto

Uma equipa de cientistas descobriu um novo fenómeno geofísico no qual furacões ou fortes tempestades podem produzir vibrações no fundo do oceano tão fortes quanto um terramoto de magnitude 3.5. "As tempestades, furacões ou ciclones extratropicais …

Quem anda mais devagar pode envelhecer mais rapidamente

A velocidade a que caminham as pessoas aos 45 anos pode ser um indicador de como é que o cérebro e o corpo envelhecem, revela um novo estudo levado a cabo por uma equipa de …