Rio não vai “andar tipo queijo limiano” e só aceita acordo de ordem estrutural com Costa

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

Rio deixou bem claras as suas intenções para as legislativas de 6 de outubro. Seja o PS ou o PSD a ganhar, sem maioria absoluta, Rio apenas aceita um “acordo de ordem estrutural” com Costa.

No programa “Uma pergunta para si”, da TVI24, Rui Rio esclareceu a sua visão sobre um possível acordo entre PS e PSD caso quem vença não consiga maioria absoluta. O líder social-democrata admitiu eventualmente apoiar um Governo de António Costa caso este aceite negociar com ele um “acordo de ordem estrutural”.

Rio tem de pesar os prós e os contras, mas já disse que pretende “prestar um serviço ao país e jogar com o apoio eleitoral que tiver para forçar reformas estruturais”. O seu objetivo é bastante simples: “ajudar a pôr o país nos trilhos e a romper estrangulamentos”. Para tal, não pode haver um acordo semelhante ao da geringonça.

Não tenho perfil para andar tipo queijo limiano. Qualquer acordo que possa haver (ganhe o PS ou o PSD as eleições) tem que ser de ordem estrutural” e não pode ser limitado “a questões de gestão corrente”, como aconteceu com a geringonça das últimas legislativas.

A referência ao queijo é relativa ao episódio que ficou conhecido como “Orçamento do Queijo Limiano” de fevereiro de 2000. Na altura, num Governo socialista sem maioria absoluta na Assembleia da República, Daniel Campelo, a troco de vários investimentos públicos em Ponte de Lima, viabilizou dois Orçamentos de Estados — 2001 e 2002.

Rui Rio não está aberto a facilitismos e promete pulso firme. O líder do PSD diz que se perder as legislativas, Costa não vai contar com ele só para aprovar Orçamentos. “Só para ele poder governar? Não é para isso que eu estou neste lugar”, disse, citado pelo Expresso.

Durante o seu discurso no programa da TVI24, afastou-se da visão de Costa sobre uma eventual crise económica internacional. “A minha teoria é a de uma economia saudável e tudo o que propomos está sustentado por um quadro macro económico assente nas previsões do Conselho das Finanças Públicas”, explicou Rio, acusando ainda o atual primeiro-ministro de ter “gasto tudo o que tinha sem preparar o futuro”.

O social-democrata reiterou as negociações para fazer reformas estruturais, em áreas como a Segurança Social ou a Justiça, defendendo que para tal não é necessário estarem os dois partidos no Governo. “Para se fazer um acordo para reformar a Segurança Social não é preciso ter lá um ministro“, atirou.

Em matéria mais concreta, admitiu repor as 40 horas do horário de trabalho da Função Pública, considerando “um erro” baixar para as 35 horas. Em relação aos professores, prometeu negociar carreiras, salários e descongelamentos — recebendo o apoio do secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, que estava presente em estúdio.

A retórica de Rui Rio parece ter agradado aos portugueses que assistiram ao programa, tendo sido o entrevistado que recebeu mais avaliações positivas dos telespectadores: 76% consideraram que esteve bem e apenas 24% mostraram-se desagradados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …

Bolsonaro acusado de fazer insinuação sexual contra jornalista

O Presidente do Brasil foi acusado, esta terça-feira, de fazer uma insinuação de natureza sexual contra uma jornalista do jornal Folha de São Paulo. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a jornalista em …