O bilionário Richard Branson pretende ir já em 11 de julho para o espaço a bordo da nave da empresa Virgin Galactic, fundada pelo britânico, anunciou na quinta-feira a empresa.
A acontecer, Branson vai antecipar-se ao fundador da Amazon, Jeff Bezos, que anunciou que vai para o espaço a 20 de julho a bordo de um foguetão da própria empresa, Blue Origin.
Os dois empresários criaram empresas posicionadas no setor do turismo espacial, com voos suborbitais curtos.
“A janela para o próximo voo de teste da SpaceShipTwo Unity abre-se em 11 de julho, sujeito a verificações meteorológicas e técnicas”, indicou a Virgin Galactic, em comunicado.
Richard Branson “vai avaliar a experiência do astronauta privado e passará pela mesma formação, preparação e voo dos futuros astronautas da Virgin Galactic. A companhia vai usar o feedback sobre a formação e experiência de voo para melhorar a viagem para todos os futuros clientes astronautas”, acrescentou.
O voo será também transmitido em direto pela primeira vez pela companhia.
Dois pilotos estarão a bordo do avião de transporte, e quatro pessoas, incluindo Richard Branson, na nave chamada Unidade VSS.
“Sempre fui um sonhador. A minha mãe ensinou-me a nunca desistir e a alcançar as estrelas. No dia 11 de julho, é altura de tornar esse sonho realidade”, escreveu o bilionário na sua conta oficial de Twitter.
“Acredito verdadeiramente que o espaço pertence a todos nós”, afirmou o bilionário citado no comunicado.
“Depois de 16 anos de investigação, engenharia e testes, a Virgin Galactic está na vanguarda de uma nova indústria espacial comercial, uma indústria que deve abrir espaço para a humanidade”, concluiu.
Depois deste, estão previstos mais dois testes antes do início dos voos comerciais regulares em 2022, indicou a Virgin Galactic.
ZAP // Lusa
Estou-me marimbando. Nem podia estar mais…
Caro leitor,
Os inúmeros leitores que tiverem interesse em ler esta notícia estão-se a marimbar (a expressão é sua) para o que o senhor se marimba ou não.
Veja se percebe, de uma vez por todas: não é o senhor que decide o que o ZAP noticia ou não. É cansativo estar sempre a explicar-lhe o mesmo.
Eu também me estou a marimbar… Espero que o ZAP também manifeste o seu interesse por eu me estar a marimbar… kkkk. Já agora o tipo vai para o espaço? Mas qual espaço? Qualquer pessoa já foi ao espaço. Eu já fui ao espaço e várias vezes! Fui na Easyjet, na Ryanair, na TrAP, e na Swissair!!!
Caro leitor,
O “espaço” começa no ponto em que a velocidade necessária a uma aeronave para manter a sua altitude é igual à sua “velocidade de escape”, que lhe permite fugir à atração gravitacional da Terra. A partir desse limite, também conhecido como “Linha de Karman”, deixamos de falar de aviação e passamos a falar de astronáutica.
Nenhuma aeronave das companhias que citou tem essa capacidade, ou atinge altitudes próximas dessa linha — estimada a 100km acima do nível do mar.
Um Airbus A350-800 pode chegar aos 13 quilómetros, mas a maior parte dos aviões comerciais de cruzeiro atingem apenas 10 a 12 km de altitude — um décimo da que os poderia tornar “naves espaciais”.
Mais ainda, o recorde absoluto de altitude da aviação é de 37 km, obtido em 1977 por um MIG-25 Foxbat, um caça supersónico soviético modificado.
Em conclusão: compreendemos que o sonho de todos os meninos é ser um dia astronauta, mas se o mais alto a que chegou foi na Ryanair, ainda não concretizou esse sonho.
Já o senhor Branson, e a senhora de 82 anos e o senhor Bezos, de que demos notícias há dias, esses parece que vão mesmo ao espaço.
Resta-lhe o consolo de saber que o turismo espacial está apenas a dar os primeiros passos, e que talvez um dia tenha evoluído tanto e tão depressa que lhe permita a si, nem que seja também aos 82 anos, comprar o seu bilhete de astronauta.
E ao longo dessa aventura da Humanidade, se tudo correr bem, o ZAP aqui estará a dar notícias dela aos utilizadores que não se marimbarem para o assunto.
Pois eu não me estou a marimbar e acho a notícia interessante. Obrigado ZAP.
Não estou marimbando. até os dois podem ter um ‘encontro de grão de primos’ se o Branson perder o nave espacial de regresso