Jeff Bezos vai ao espaço a 20 de julho. Será um dos passageiros no primeiro voo espacial da Blue Origin

(dr) European CEO

Jeff Bezos, CEO da Amazon

Jeff Bezos tenciona tornar-se num dos primeiros civis a viajar até ao espaço. O ainda CEO da multinacional de tecnologia norte-americana Amazon vai viajar para o espaço a 20 de julho.

O fundador da Amazon revelou que vai participar, juntamente com o seu irmão, na primeira missão espacial tripulada da Blue Origin, a 20 de julho, 15 dias após deixar o comando da Amazon.

“Desde que tinha cinco anos, sonhei em viajar para o espaço. No dia 20 de julho, vou fazer essa jornada com o meu irmão. A maior das aventuras com o meu melhor amigo”, anunciou o multimilionário num post na rede social Instagram.

Para além do seu irmão Mark, Jeff será acompanhado pelo vencedor de um bilhete que está a ser licitado num leilão que decorre em três fases e que será entregue à melhor oferta – a licitação mais alta tornada pública até agora foi de 2,8 milhões de dólares (cerca de 2,3 milhões de euros).

O dinheiro angariado com este leilão irá reverter a favor da fundação sem fins lucrativos Club For The Future, que está associada à Blue Origin e que promove o ensino da ciência e da matemática junto dos mais jovens.

De acordo com o fundador da Amazon, “ver a terra do espaço” muda o “relacionamento com este planeta, com a humanidade”, acrescentando que é “significativo” levar consigo o seu irmão mais novo.

Esta viagem vai ocorrer cerca de 15 dias depois de Bezos deixar de ser CEO na Amazon, o que está previsto acontecer a 5 de julho.

Se o lançamento correr como planeado, o multimilionário vai derrotar Elon Musk e Richard Branson que também estão nesta corrida às viagens de turismo no espaço. O foguetão New Shepard vai assim tornar-se no primeiro a fazer um voo espacial comercial, diz o Financial Times.

No início de maio, a Blue Origin, fabricante de foguetões fundada por Jeff Bezos, anunciou que escolheu o dia 20 de julho para a sua primeira missão para transportar pessoas ao espaço.

Na altura, a empresa revelou que planeava leiloar um lugar no seu foguetão New Shepard para a viagem de 11 minutos ao espaço.

Esta data coincide com o 52.º aniversário da chegada de Neil Armstrong à lua, apesar de a Blue Origin não o ter mencionado na conferência de imprensa.

O foguetão já descolou e aterrou 15 vezes nas instalações da empresa no Texas, tendo provado que está preparado para o passo seguinte.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Astrónomo amador descobre mais uma lua de Júpiter

Kai Ly revisitou dados captados em 2003 pelo Telescópio Canadá-França-Havai (CFHT) e descobriu uma nova lua na órbita de Júpiter, que ganhou o nome provisório de EJc0061. Segundo a União Astronómica Internacional (IAU), Júpiter tem 79 …

Nova tecnologia microondas permite "ver" através das paredes

Investigadores do US National Institute of Standards and Technology (NIST), nos Estados Unidos, desenvolveram um novo sistema de radar que pode produzir imagens em tempo real de objetos que se encontram atrás de paredes ou …

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …