Ricardo Salgado escondeu “luvas” na conta da filha

António Cotrim / Lusa

O antigo administrador do Grupo Espírito Santo declarou que “vive à conta da filha”. Segundo o jornal Sol, a conta de Catarina Amon terá sido usada por Henrique Granadeiro para pagar a Ricardo Salgado “luvas” do negócio da PT.

Segundo revela na sua edição deste sábado o semanário Sol, o antigo presidente do Grupo Espírito Santo, Ricardo Salgado, declarou que “vive à conta da filha”, Catarina Amon, a cuja conta bancária recorre para subsistir.

Mas, diz o semanário, a declaração do banqueiro que um dia foi “dono disto tudo” esconde a origem dos fundos existentes na conta da sua filha, que terá na realidade sido “alimentada” com cerca de 5 milhões de euros em “luvas”, que terão sido pagas pelo antigo presidente da PT, Henrique Granadeiro.

As luvas, salienta o jornal, seriam “devidas ao banqueiro pelo negócio da PT“.

Em fevereiro de 2017, Granadeiro foi constituído arguido no âmbito da Operação Marquês, por suspeitas de fraude fiscal, corrupção passiva e branqueamento de capitais.

Segundo o relatório da inspecção tributária, a 22 de Novembro de 2011 o então presidente do Conselho de Administração da PT transferiu 4.9 milhões de euros para a Begolino, offshore sediada no Panamá e controlada pela mulher do banqueiro, Maria João Salgado.Quase dois anos mais tarde, a 31 de julho de 2013, são transferidos 2 milhões de euros da Begolino para a conta de Catarina Amon, e uma semana mais tarde, a 7 de agosto, outros 478.390 euros passam da Begolino para a conta da filha de Salgado.Num dos documentos apreendidos durante a investigação, Ricardo Salgado justifica contabilisticamente a passagem do património da Belino para a conta da filha explicitando que o dinheiro é uma doação: “Confirmo que efectuei uma doação irrevogável à minha filha, Catarina Amon, de 2.5 milhões de euros, da conta 510094 dos vossos livros“.

A 24 de junho de 2013, um outro documento com origem no Panamá solicita ao banco Lombard Odier o encerramento da conta da Begolino, uma vez que o saldo final da conta tinha sido transferido para a conta de Catarina Amon em outro banco.

Segundo avançou em novembro o CM, além dos fundos mantidos na conta da filha, Ricardo Salgado terá escondido uma parte da fortuna em ouro e pedras preciosas, em local que o Ministério Público não conseguiu apurar.

Em junho, o antigo banqueiro foi revistado no aeroporto, após uma viagem à Suíça, tendo sido encontrados extractos bancários que revelaram quase 3,5 milhões de euros investidos em ouro. Segundo revela a acusação do Ministério Público, a Begolino terá adquirido em 2012 três diamantes por 3,25 milhões de euros.

Ricardo Salgado é suspeito de corrupção no sector privado, burla qualificada, fraude fiscal, branqueamento de capitais, falsificação de documentos e falsificação informática. Em maio, para contestar o “perigo de perturbação de inquérito”, a defesa do ex-banqueiro alegou que o ex-banqueiro está em situação de “insuficiência económica”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Direi simplesmente isto: num país que se prezasse este energúmeno já estaria atrás das grades há muito tempo. Aqui, com os paninhos quentes que vêm dos políticos quase todos com a rabo entalado, o gat** ainda vem a ser canonizado. Resta ter esperança que o povo não durma e jure outra constituição…

    • Num país que se prezasse, estes ladrões e xulos estavam todos presos e os bens todos confiscados, mas como somos governados por xulos da mesma raça, estão todos à solta e com uma grande capa.

RESPONDER

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …

Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara …

Aos 10 anos, Adewumi chegou à elite mundial do xadrez (e fugiu ao Boko Haram)

Tanitoluwa Adewumi foi perseguido pelo Boko Haram, fugiu da Nigéria e foi sem-abrigo nos Estados Unidos. Agora, com apenas 10 anos, chegou à elite mundial do xadrez. Grande Mestre é um dos títulos vitalícios concedidos pela …

Hegemonia económica da China cada vez mais longe. Queda demográfica coloca Pequim sob pressão

O objetivo do país é tornar-se na maior potência económica do mundo nos próximos anos, mas a corrida pela hegemonia - disputada com os EUA - pode não ser uma meta fácil de alcançar. O …

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …

Violência contra as mulheres é "uma pandemia", alerta ONU

Uma década após a criação da Convenção de Istambul, o marco dos tratados de direitos humanos para acabar com a violência de género, as mulheres enfrentam um ataque global aos seus direitos e segurança, alertaram …

Já se sabe qual a ocasião mais perdida do ano devido à pandemia (e há uma campanha para compensar)

Tomar um café com um amigo ou um familiar é o momento mais perdido do último ano devido à pandemia de covid-19. Nos últimos 12 meses, e em todas as cidades europeias, estima-se ter havido …