Ricardo Salgado escondeu “luvas” na conta da filha

António Cotrim / Lusa

O antigo administrador do Grupo Espírito Santo declarou que “vive à conta da filha”. Segundo o jornal Sol, a conta de Catarina Amon terá sido usada por Henrique Granadeiro para pagar a Ricardo Salgado “luvas” do negócio da PT.

Segundo revela na sua edição deste sábado o semanário Sol, o antigo presidente do Grupo Espírito Santo, Ricardo Salgado, declarou que “vive à conta da filha”, Catarina Amon, a cuja conta bancária recorre para subsistir.

Mas, diz o semanário, a declaração do banqueiro que um dia foi “dono disto tudo” esconde a origem dos fundos existentes na conta da sua filha, que terá na realidade sido “alimentada” com cerca de 5 milhões de euros em “luvas”, que terão sido pagas pelo antigo presidente da PT, Henrique Granadeiro.

As luvas, salienta o jornal, seriam “devidas ao banqueiro pelo negócio da PT“.

Em fevereiro de 2017, Granadeiro foi constituído arguido no âmbito da Operação Marquês, por suspeitas de fraude fiscal, corrupção passiva e branqueamento de capitais.

Segundo o relatório da inspecção tributária, a 22 de Novembro de 2011 o então presidente do Conselho de Administração da PT transferiu 4.9 milhões de euros para a Begolino, offshore sediada no Panamá e controlada pela mulher do banqueiro, Maria João Salgado.Quase dois anos mais tarde, a 31 de julho de 2013, são transferidos 2 milhões de euros da Begolino para a conta de Catarina Amon, e uma semana mais tarde, a 7 de agosto, outros 478.390 euros passam da Begolino para a conta da filha de Salgado.Num dos documentos apreendidos durante a investigação, Ricardo Salgado justifica contabilisticamente a passagem do património da Belino para a conta da filha explicitando que o dinheiro é uma doação: “Confirmo que efectuei uma doação irrevogável à minha filha, Catarina Amon, de 2.5 milhões de euros, da conta 510094 dos vossos livros“.

A 24 de junho de 2013, um outro documento com origem no Panamá solicita ao banco Lombard Odier o encerramento da conta da Begolino, uma vez que o saldo final da conta tinha sido transferido para a conta de Catarina Amon em outro banco.

Segundo avançou em novembro o CM, além dos fundos mantidos na conta da filha, Ricardo Salgado terá escondido uma parte da fortuna em ouro e pedras preciosas, em local que o Ministério Público não conseguiu apurar.

Em junho, o antigo banqueiro foi revistado no aeroporto, após uma viagem à Suíça, tendo sido encontrados extractos bancários que revelaram quase 3,5 milhões de euros investidos em ouro. Segundo revela a acusação do Ministério Público, a Begolino terá adquirido em 2012 três diamantes por 3,25 milhões de euros.

Ricardo Salgado é suspeito de corrupção no sector privado, burla qualificada, fraude fiscal, branqueamento de capitais, falsificação de documentos e falsificação informática. Em maio, para contestar o “perigo de perturbação de inquérito”, a defesa do ex-banqueiro alegou que o ex-banqueiro está em situação de “insuficiência económica”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Direi simplesmente isto: num país que se prezasse este energúmeno já estaria atrás das grades há muito tempo. Aqui, com os paninhos quentes que vêm dos políticos quase todos com a rabo entalado, o gat** ainda vem a ser canonizado. Resta ter esperança que o povo não durma e jure outra constituição…

    • Num país que se prezasse, estes ladrões e xulos estavam todos presos e os bens todos confiscados, mas como somos governados por xulos da mesma raça, estão todos à solta e com uma grande capa.

RESPONDER

Dez rinocerontes brancos assassinados por caçadores furtivos em reserva queniana

Dez rinocerontes brancos foram assassinados por caçadores furtivos na reserva queniana de Lewa, no condado de Neru, segundo um comunicado publicado na segunda-feira pelo parque. Os caçadores furtivos atacaram na noite do passado sábado a reserva …

Inscrições nas pinturas rupestres de Foz Côa custam 125 mil euros a ciclistas

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra dois indivíduos que fizeram várias inscrições numa rocha do Parque Arqueológico do Vale do Côa classificado como Património Mundial pela UNESCO. O caso aconteceu durante um passeio de BTT …

Governo lança em 2020 campanha de sensibilização para o consumo de "informação séria"

O Governo anunciou na segunda-feira o lançamento, no início de 2020, de uma campanha de sensibilização que visa a convivência democrática entre uma "comunicação social livre e uma população formada e capaz de exigir e …

Novo Star Wars pode causar ataques epilépticos

A Walt Disney Studios e Epilepsy Foundation publicaram na sexta-feira passada um aviso a dar conta de que Star Wars: Rise of Skywalker contém "várias sequências de imagens com luzes intermitentes que podem afetar quem …

Arqueólogos ativaram (acidentalmente) as "bombas de mau cheiro" mais antigas do mundo

Arqueólogos do Reino Unido lançaram acidentalmente as "bombas de cheiro mais antigas do mundo" quando descobriram ovos de galinha com cerca de 1.700 anos. Durante o longo trabalho de escavação na cidade de Aylesbury, no condado …

Timor atribui nacionalidade a Max Stahl. Jornalista é reconhecido por luta pela libertação do país

O Parlamento Nacional timorense deliberou esta terça-feira, por unanimidade, atribuir a nacionalidade ao jornalista britânico Max Stahl, que filmou o massacre de Santa Cruz, em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste. "É …

Benfica 3 - 0 Zenit | “Pizzão” aos russos vale Liga Europa

O Benfica garantiu o apuramento para a Liga Europa. A formação “encarnada” precisava de um enquadramento especial de resultados e tal acabou por acontecer. O Lyon empatou em casa com o Leipzig, enquanto a formação portuguesa …

Aldeia francesa proíbe habitantes de "morrer em suas casas aos sábados, domingos e feriados"

A presidente da junta de La Gresle, Isabelle Dugelet, assinou um decreto improvável que impede que os habitantes da aldeia francesa de morrer em casa aos fins de semana e feriados. "É proibido que os habitantes …

Lisboa-Porto por cinco euros. CP oferece 80% de desconto no Natal

A CP - Comboios de Portugal está a oferecer descontos de 80% em mais de 4.500 viagens de comboio até 15 de janeiro. Quem viajar de comboio no período de Natal e Ano Novo terá …

Transformer da vida real. Aquanaut é o robô que se transforma em submarino debaixo de água

https://vimeo.com/378556715 Um transformer da vida real: o novo robô autónomo Aquanaut consegue mudar de fisionomia num abrir e fechar de olhos. Num momento assume uma forma humanóide, semelhante a uma sereia, e no outro uma forma …