Ricardo Salgado escondeu “luvas” na conta da filha

António Cotrim / Lusa

O antigo administrador do Grupo Espírito Santo declarou que “vive à conta da filha”. Segundo o jornal Sol, a conta de Catarina Amon terá sido usada por Henrique Granadeiro para pagar a Ricardo Salgado “luvas” do negócio da PT.

Segundo revela na sua edição deste sábado o semanário Sol, o antigo presidente do Grupo Espírito Santo, Ricardo Salgado, declarou que “vive à conta da filha”, Catarina Amon, a cuja conta bancária recorre para subsistir.

Mas, diz o semanário, a declaração do banqueiro que um dia foi “dono disto tudo” esconde a origem dos fundos existentes na conta da sua filha, que terá na realidade sido “alimentada” com cerca de 5 milhões de euros em “luvas”, que terão sido pagas pelo antigo presidente da PT, Henrique Granadeiro.

As luvas, salienta o jornal, seriam “devidas ao banqueiro pelo negócio da PT“.

Em fevereiro de 2017, Granadeiro foi constituído arguido no âmbito da Operação Marquês, por suspeitas de fraude fiscal, corrupção passiva e branqueamento de capitais.

Segundo o relatório da inspecção tributária, a 22 de Novembro de 2011 o então presidente do Conselho de Administração da PT transferiu 4.9 milhões de euros para a Begolino, offshore sediada no Panamá e controlada pela mulher do banqueiro, Maria João Salgado.Quase dois anos mais tarde, a 31 de julho de 2013, são transferidos 2 milhões de euros da Begolino para a conta de Catarina Amon, e uma semana mais tarde, a 7 de agosto, outros 478.390 euros passam da Begolino para a conta da filha de Salgado.Num dos documentos apreendidos durante a investigação, Ricardo Salgado justifica contabilisticamente a passagem do património da Belino para a conta da filha explicitando que o dinheiro é uma doação: “Confirmo que efectuei uma doação irrevogável à minha filha, Catarina Amon, de 2.5 milhões de euros, da conta 510094 dos vossos livros“.

A 24 de junho de 2013, um outro documento com origem no Panamá solicita ao banco Lombard Odier o encerramento da conta da Begolino, uma vez que o saldo final da conta tinha sido transferido para a conta de Catarina Amon em outro banco.

Segundo avançou em novembro o CM, além dos fundos mantidos na conta da filha, Ricardo Salgado terá escondido uma parte da fortuna em ouro e pedras preciosas, em local que o Ministério Público não conseguiu apurar.

Em junho, o antigo banqueiro foi revistado no aeroporto, após uma viagem à Suíça, tendo sido encontrados extractos bancários que revelaram quase 3,5 milhões de euros investidos em ouro. Segundo revela a acusação do Ministério Público, a Begolino terá adquirido em 2012 três diamantes por 3,25 milhões de euros.

Ricardo Salgado é suspeito de corrupção no sector privado, burla qualificada, fraude fiscal, branqueamento de capitais, falsificação de documentos e falsificação informática. Em maio, para contestar o “perigo de perturbação de inquérito”, a defesa do ex-banqueiro alegou que o ex-banqueiro está em situação de “insuficiência económica”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Direi simplesmente isto: num país que se prezasse este energúmeno já estaria atrás das grades há muito tempo. Aqui, com os paninhos quentes que vêm dos políticos quase todos com a rabo entalado, o gat** ainda vem a ser canonizado. Resta ter esperança que o povo não durma e jure outra constituição…

    • Num país que se prezasse, estes ladrões e xulos estavam todos presos e os bens todos confiscados, mas como somos governados por xulos da mesma raça, estão todos à solta e com uma grande capa.

RESPONDER

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …

Mais acidentes, afogamentos e suicídios num mundo mais quente

As temperaturas mais elevadas vão provocar mais acidentes rodoviários, afogamentos, agressões e suicídios, revelou uma nova investigação. Até ao momento, a grande parte das pesquisas em torno das alterações climáticas centrou-se nas mortes por doenças transmitidas …

Jóias de ouro e prata com plástico. Justiça não vê mal nenhum e iliba marca Tous

O processo de investigação aberto à marca TOUS por alegada fraude com jóias de ouro e plástico contendo plástico no seu interior, foi arquivado. A Justiça espanhola entende que, apesar de as jóias conterem plástico, …

Provas do caso Luanda Leaks podem ser nulas em Portugal

A Constituição da República Portuguesa determina que as provas obtidas mediantes violação de correspondência são consideradas nulas. Desta forma, os documentos conseguidos por Rui Pinto no caso Luanda Leaks podem vir a ser nulas aos …

Rui Pinto "tropeçou" nos Luanda Leaks sem querer

Foi quando estava à procura de "segredos do futebol" no âmbito dos Football Leaks que o hacker Rui Pinto "tropeçou" nos documentos que incriminam Isabel dos Santos nos Luanda Leaks. É o seu advogado, o …

Líder do assalto às armas de Tancos libertado

João Paulino estava preso preventivamente desde 28 de setembro de 2018. Esta segunda-feira foi libertado por excesso de prisão preventiva. O ex-fuzileiro João Paulino foi hoje libertado por excesso de prisão preventiva. A notícia foi confirmada …

Investigadores desenvolvem tecnologia que permite datar as impressões digitais

Encontrar as impressões digitais numa cena de crime nem sempre é suficiente para haver condenação, podendo os suspeitos alegar que as mesmas foram deixadas antes de o crime ocorrer. Essa realidade pode estar prestes a …

Coronavírus abala mercados mundiais. Petróleo derrapa mais de 3%

A preocupação com as consequências económicas da propagação do coronavírus na China está a ter um efeito devastador nos mercados. A derrapagem nos mercados acontece numa altura em que o número de mortos pelo surto de …

Prémio Tyler 2020: Defensores de políticas verdes ganham "Nobel do Meio Ambiente"

O Prémio Tyler 2020, também conhecido como o "Nobel do Meio Ambiente", foi atribuído à bióloga Gretchen Daily e ao economista ambiental Pavan Sukhdev, foi hoje anunciado. A bióloga especialista em conservação e o economista são …

Subsídios estão a ser pagos e aumento de 15% no ordenado "não é realista", diz a Ryanair

A Ryanair está a pagar os subsídios de férias e Natal, afirmou hoje um responsável da companhia, salientando que o sindicato dos tripulantes de cabine tenta “forçar” aumentos salariais de 15%, o que “não é …