Ricardo Salgado escondeu “luvas” na conta da filha

António Cotrim / Lusa

O antigo administrador do Grupo Espírito Santo declarou que “vive à conta da filha”. Segundo o jornal Sol, a conta de Catarina Amon terá sido usada por Henrique Granadeiro para pagar a Ricardo Salgado “luvas” do negócio da PT.

Segundo revela na sua edição deste sábado o semanário Sol, o antigo presidente do Grupo Espírito Santo, Ricardo Salgado, declarou que “vive à conta da filha”, Catarina Amon, a cuja conta bancária recorre para subsistir.

Mas, diz o semanário, a declaração do banqueiro que um dia foi “dono disto tudo” esconde a origem dos fundos existentes na conta da sua filha, que terá na realidade sido “alimentada” com cerca de 5 milhões de euros em “luvas”, que terão sido pagas pelo antigo presidente da PT, Henrique Granadeiro.

As luvas, salienta o jornal, seriam “devidas ao banqueiro pelo negócio da PT“.

Em fevereiro de 2017, Granadeiro foi constituído arguido no âmbito da Operação Marquês, por suspeitas de fraude fiscal, corrupção passiva e branqueamento de capitais.

Segundo o relatório da inspecção tributária, a 22 de Novembro de 2011 o então presidente do Conselho de Administração da PT transferiu 4.9 milhões de euros para a Begolino, offshore sediada no Panamá e controlada pela mulher do banqueiro, Maria João Salgado.Quase dois anos mais tarde, a 31 de julho de 2013, são transferidos 2 milhões de euros da Begolino para a conta de Catarina Amon, e uma semana mais tarde, a 7 de agosto, outros 478.390 euros passam da Begolino para a conta da filha de Salgado.Num dos documentos apreendidos durante a investigação, Ricardo Salgado justifica contabilisticamente a passagem do património da Belino para a conta da filha explicitando que o dinheiro é uma doação: “Confirmo que efectuei uma doação irrevogável à minha filha, Catarina Amon, de 2.5 milhões de euros, da conta 510094 dos vossos livros“.

A 24 de junho de 2013, um outro documento com origem no Panamá solicita ao banco Lombard Odier o encerramento da conta da Begolino, uma vez que o saldo final da conta tinha sido transferido para a conta de Catarina Amon em outro banco.

Segundo avançou em novembro o CM, além dos fundos mantidos na conta da filha, Ricardo Salgado terá escondido uma parte da fortuna em ouro e pedras preciosas, em local que o Ministério Público não conseguiu apurar.

Em junho, o antigo banqueiro foi revistado no aeroporto, após uma viagem à Suíça, tendo sido encontrados extractos bancários que revelaram quase 3,5 milhões de euros investidos em ouro. Segundo revela a acusação do Ministério Público, a Begolino terá adquirido em 2012 três diamantes por 3,25 milhões de euros.

Ricardo Salgado é suspeito de corrupção no sector privado, burla qualificada, fraude fiscal, branqueamento de capitais, falsificação de documentos e falsificação informática. Em maio, para contestar o “perigo de perturbação de inquérito”, a defesa do ex-banqueiro alegou que o ex-banqueiro está em situação de “insuficiência económica”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Direi simplesmente isto: num país que se prezasse este energúmeno já estaria atrás das grades há muito tempo. Aqui, com os paninhos quentes que vêm dos políticos quase todos com a rabo entalado, o gat** ainda vem a ser canonizado. Resta ter esperança que o povo não durma e jure outra constituição…

    • Num país que se prezasse, estes ladrões e xulos estavam todos presos e os bens todos confiscados, mas como somos governados por xulos da mesma raça, estão todos à solta e com uma grande capa.

RESPONDER

Ana Gomes aponta o dedo a Costa e à esquerda e diz que travou Ventura sozinha

Ana Gomes considera que a sua candidatura conseguiu travar "a progressão da extrema direita" quando os partidos de esquerda se preocuparam apenas com as suas "agendas políticas". No rescaldo da reeleição de Marcelo Rebelo de …

De diferentes cidades, mas com o mesmo nome. Quatro estranhos chamados Paul O'Sullivan formaram uma banda

A banda Paul O'Sullivan apresenta Paul O'Sullivan no baixo, guitarra, bateria e voz. Porém, não é uma banda de um homem só. Cada membro é um músico diferente com o mesmo nome: Paul O'Sullivan. "Uma noite, …

Ventura celebrou "noite histórica", demitiu-se do Chega e avisou o PSD

André Ventura começou por assinalar a "noite histórica" face aos resultados que obteve nas eleições presidenciais 2021. Mas como ficou em 3º lugar, atrás de Ana Gomes, anunciou a demissão do Chega. "Fiquei aquém dos 15% …

Região italiana da Lombardia esteve confinada durante uma semana por engano

A Lombardia, coração económico do norte de Itália, foi confinada e classificada como zona vermelha por engano durante uma semana, devido a estatísticas erradas sobre covid-19, e só ontem um decreto governamental retificou a situação. Devido …

Rio destaca "esmagamento da esquerda" e pede a Marcelo para ser "um bocadinho mais exigente"

"A marca mais forte" destas eleições presidenciais é "a derrota do PS". A análise é de Rui Rio, presidente do PSD, que fala do "esmagamento da esquerda" e da "vitória do candidato do centro", apelando …

Há uma nova explicação para o facto de bebés amamentados terem sistemas imunitários mais saudáveis

Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descobriu que o leite materno promove o crescimento de importantes células imunitárias que ajudam a controlar eventuais inflamações. De acordo com o site …

PS diz que Marcelo deve vitória aos socialistas (e cobra-lhe apoio em tempos difíceis)

"A democracia venceu na primeira volta e o extremismo de direita foi derrotado". É desta forma que o presidente do PS, Carlos César, comenta os resultados das eleições presidenciais ganhas por Marcelo Rebelo de Sousa, …

"Liberdade para a Dinamarca". Novos incidentes em manifestação contra restrições

Uma manifestação contra as restrições impostas para conter a pandemia, organizada por um grupo radical, em Copenhaga, originou novos incidentes na noite de sábado e resultou em cinco detenções, relataram a polícia e os meios …

Pela primeira vez, um restaurante vegan ganha uma estrela Michelin em França

Um restaurante de comida totalmente vegan em França foi o primeiro do país a receber a desejada estrela Michelin. Localiza-se perto de Bordéus. A concessão da estrela ao ONA (Origine Non-Animale) é mais uma evidência de …

Onze mineiros resgatados com vida de uma mina de ouro na China

Onze mineiros presos há duas semanas dentro de uma mina de ouro na China, devido a uma explosão, foram hoje trazidos em segurança para a superfície, informou a televisão estatal chinesa. No dia 10 de janeiro, …