Uma imagem aérea da ribeira de Odeleite, no concelho de Castro Marim, em Portugal, já foi partilhada mais de 30 mil vezes numa rede social chinesa, a Weibo. Isto porque o curso de água faz lembrar os dragões da mitologia oriental e os chineses passaram a partilhá-la como amuleto da sorte.
A imagem não é nova, foi captada em setembro de 2014, mas só agora está a tornar-se conhecida.
Partilhada no Reddit por um utilizador chamado “docious”, a fotografia, que foi tirada numa viagem de avião entre Holanda e Marrocos, mostra um curso de água que faz lembrar um dragão azul, noticia o Shangaiist.
Sendo o dragão um símbolo auspicioso na cultura chinesa que representa valores como o poder e a força, a imagem está agora a circular nas redes sociais do país como uma forma de trazer sorte às pessoas.
Em apenas dez horas, a imagem com o nome “Rio do Dragão Azul” já foi partilhada mais de 30 000 vezes no Weibo, uma espécie de Twitter chinês.
Muitos pensavam mesmo que a ribeira estava localizada na China, só percebendo depois que afinal era portuguesa.
Valter Matias, presidente da Junta de Freguesia de Odeleite, falou com o jornal Sul Informação e explicou que “esta questão do dragão sempre foi falada e pode vir a ter impacto em Odeleite”, cita o Diário de Notícias.
O Plano de Ordenamento da Barragem vai ser discutido em breve e este fator pode ser um elemento importante a ter em conta.
“Fazer um passeio num barco a remos ou em canoa no ‘Lago do Dragão Azul'” podem vir a ser planos para captar mais turistas, diz o presidente.
E sim, faz mais sentido chamar o curso de água de “lago” e não de “rio” como têm vindo a fazer os fãs da fotografia.
“Foi a barragem de Odeleite que deu origem a esta configuração. Se é para mudar o nome, o Lago do Dragão Azul faz mais sentido”, explica o autarca.
Como diz o jornal chinês, pode ser que “esta coincidência traga sorte a Portugal”, já que o país “tem de pagar 16 mil milhões de euros ao FMI no próximo ano”.
ZAP / Move
Pelo menos já vai dar sorte àqueles que visualizaram a imagem, como o mundo vai acabar dia 28 pelo menos ainda cá ficarão alguns sobretudo chineses com os olhos em bico é claro sem saberem muito bem porque lhes saiu a sorte grande.
A esta hora já está o Passos a pensar como é que lhes vai vender a ribeira.
Também acho!