Chineses partilham foto de ribeira portuguesa para dar sorte

docious / Reddit

A ribeira de Odeleite. Para os chineses, um dragão.

Uma imagem aérea da ribeira de Odeleite, no concelho de Castro Marim, em Portugal, já foi partilhada mais de 30 mil vezes numa rede social chinesa, a Weibo. Isto porque o curso de água faz lembrar os dragões da mitologia oriental e os chineses passaram a partilhá-la como amuleto da sorte.

A imagem não é nova, foi captada em setembro de 2014, mas só agora está a tornar-se conhecida.

Partilhada no Reddit por um utilizador chamado “docious”, a fotografia, que foi tirada numa viagem de avião entre Holanda e Marrocos, mostra um curso de água que faz lembrar um dragão azul, noticia o Shangaiist.

Sendo o dragão um símbolo auspicioso na cultura chinesa que representa valores como o poder e a força, a imagem está agora a circular nas redes sociais do país como uma forma de trazer sorte às pessoas.

Em apenas dez horas, a imagem com o nome “Rio do Dragão Azul” já foi partilhada mais de 30 000 vezes no Weibo, uma espécie de Twitter chinês.

Muitos pensavam mesmo que a ribeira estava localizada na China, só percebendo depois que afinal era portuguesa.

Valter Matias, presidente da Junta de Freguesia de Odeleite, falou com o jornal Sul Informação e explicou que “esta questão do dragão sempre foi falada e pode vir a ter impacto em Odeleite”, cita o Diário de Notícias.

O Plano de Ordenamento da Barragem vai ser discutido em breve e este fator pode ser um elemento importante a ter em conta.

“Fazer um passeio num barco a remos ou em canoa no ‘Lago do Dragão Azul'” podem vir a ser planos para captar mais turistas, diz o presidente.

E sim, faz mais sentido chamar o curso de água de “lago” e não de “rio” como têm vindo a fazer os fãs da fotografia.

“Foi a barragem de Odeleite que deu origem a esta configuração. Se é para mudar o nome, o Lago do Dragão Azul faz mais sentido”, explica o autarca.

Como diz o jornal chinês, pode ser que “esta coincidência traga sorte a Portugal”, já que o país “tem de pagar 16 mil milhões de euros ao FMI no próximo ano”.

ZAP / Move

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Pelo menos já vai dar sorte àqueles que visualizaram a imagem, como o mundo vai acabar dia 28 pelo menos ainda cá ficarão alguns sobretudo chineses com os olhos em bico é claro sem saberem muito bem porque lhes saiu a sorte grande.

RESPONDER

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção. O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, …

Na Tailândia, um "cemitério" de táxis foi transformado numa horta sobre rodas

Desde pimentos a pepinos, beringelas e até mangericão. Num parque de estacionamento ao ar livre em Banguecoque, os táxis abandonados transformam-se em hortas para alimentar os trabalhadores. A pandemia de covid-19 obrigou os táxis de Banguecoque …

Morreu o "último nazi" canadiano, aos 97 anos

Um ucraniano que serviu como tradutor no regime nazi morreu na quinta-feira na sua casa, em Ontário, no Canadá, encerrando uma luta de décadas para deportá-lo e acusá-lo de cúmplice no assassinato de dezenas de …

No Sri Lanka, elefantes traficados foram resgatados. Mas voltaram às pessoas que os compraram ilegalmente

Um tribunal do Sri Lanka devolveu elefantes resgatados a pessoas influentes que foram acusadas de os terem comprado ilegalmente. Durante alguns anos, elefantes selvagens permaneceram na corda bamba de uma intensa batalha de custódia judicial entre …

Sporting 1-0 Marítimo | Porro volta a decidir de penálti

Que sofrimento! É normal ver os “grandes” dominarem por completo os seus adversários, mas nesta partida entre Sporting e Marítimo, em Alvalade, praticamente só houve uma equipa a atacar e a procurar o golo. Ainda assim, …

A falhar pagamentos e com 260 mil milhões de dívida - como é que a Evergrande chegou até aqui?

A situação da imobiliária chinesa Evergrande, que tem uma dívida maior do que a economia portuguesa, está a deixar o mundo ansioso sobre uma eventual repetição da história da crise de 2008, que começou com …

A lava do vulcão de Las Palmas já destruiu mais de 200 casas, mas uma permanece intacta na devastação

Como se protegida por um manto de invencibilidade, a construção escapou à força da lava que a serpenteou para felicidade dos seus proprietários, um casal de reformados dinamarquês que escolheu fixar-se naquele território precisamente pela …

Talibãs retomam execuções e amputação de mãos como punição

Os Talibãs voltarão às execuções e à amputação de mãos como forma de punição, avançou um dos fundadores do grupo, Nooruddin Turabi, indicando que as represálias nem sempre ocorrerão em público. À Associated Press, Turabi alertou …

EUA e UE precisam "enfrentar juntos" a crise climática, diz Timmermans

O vice-presidente executivo da Comissão, Frans Timmermans, encarregado de supervisionar a acordo, pediu na segunda-feira uma atuação conjunta dos Estados Unidos (EUA) e da União Europeia (UE) para lidar com a crise climática e outras …