Revista Lui publica fotografias de Sara Sampaio nua sem autorização

Sara Sampaio / Facebook

A modelo portuguesa Sara Sampaio

Sara Sampaio publicou um texto nas redes sociais no qual denuncia a “pressão agressiva” de que foi alvo por parte da revista francesa masculina “Lui” para se deixar fotografar nua. A manequim portuguesa já anunciou que vai processar a publicação.

“Quero que todos os modelos e todas as mulheres saibam que têm direito a fazer as suas próprias escolhas sobre o seu corpo e a sua imagem” é assim que começa a denúncia da modelo no instagram.

O caso é recente e passou-se durante uma sessão com o fotógrafo David Bellemere para a edição de outono da revista francesa masculina “Lui”, que aceitou “sob a condição de não haver nudez”. Um “acordo claro”, escreve a modelo portuense, de 26 anos.

Fui agressivamente pressionada a fazer fotografias de nus no ‘estúdio, perguntaram-me porque não queria mostrar os meus mamilos ou ficar completamente nua. Ao longo do dia, tive de me defender constantemente e reiterar os meus limites quanto a imagens de nudez, de me certificar que tapava o meu corpo o máximo possível“, escreve.

Sara conta, numa publicação em inglês partilhada nas redes sociais, que quando reviu as imagens finais (as escolhidas pela revista para ocupar as suas páginas), verificou “que houve exposições acidentais” de partes do seu corpo “que não queria expor”.

“Falei com a revista e garantiram-me que essas imagens não iam ser usadas. A revista mentiu e publicou uma fotografia de capa minha com nudez, o que é uma clara violação do nosso acordo”.

“Fui vítima de bullying. Muitas vezes, mostravam-me imagens de mim nua como exemplo para me coagirem a posar despida, e sempre que recusava fui criticada e julgada como sendo uma pessoa difícil”, sublinha a manequim.

A escolha de “como, quando, onde e a que propósito” se deve deixar fotografar sem roupa é sua, frisa a jovem. “Sinto-me confortável com o meu corpo e com a nudez em circunstâncias que considero uma forma de arte. Só porque concordei em posar nua no passado, não dá a ninguém o direito a para assumir que o farei de novo em qualquer circunstância. A escolha é minha. E quando eu fizer essa escolha, espero ser tratada com respeito e profissionalismo“, prossegue.

O caso não fica por aqui, já que Sara Sampaio avançou com um processo judicial contra a “Lui”.

“O que me fizeram é inaceitável. Sinto-me violada, maltratada e desrespeitada como profissional e como mulher. Quero fazer o que puder para evitar que isto volte a acontecer-me, e aos outros”, explica. “Infelizmente, não se trata de um incidente isolado, e eu não estou sozinha. Se as modelos continuarem a partilhar as suas experiências angustiantes, o bullying e os abusos, que na indústria da moda são sistemáticos, virão à luz”.

https://twitter.com/lui/status/915529452813156353

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • Ora bem, bela pergunta Luís.
      Devia ser para ficarem guardadas numa gaveta, só pode… Enfim…
      Se a menina Sara sentiu-se violada, imagine-se as outras que foram literalmente violadas! E os homens também são vítimas de assédio, não são só as mulheres, não se esqueçam disso. O mundo da moda também é igual ao mundo de Hollywood, respeito o sentimento da Sara, pois a rapariga se calhar não quis recusar tirar as fotos, porque teve medo de começar a perder trabalhos… O mesmo se passa com os atores.
      O poder a governar pelo medo.

RESPONDER

Chega e IL dizem que cerco na AML é "inconstitucional". Ventura recorre ao Supremo Tribunal Administrativo

André Ventura, líder do Chega, contestou a decisão do Governo de limitar a circulação na AML. Considerando que a medida é inconstitucional, entregou uma "Intimação para proteção de direitos, liberdade e garantias" no Supremo Tribunal …

Há 50 mil anos, humanos e neandertais relacionaram-se no deserto de Negev

Uma recente descoberta no deserto do Negev, no centro de Israel, revelou detalhes importantes sobre o desenvolvimento da cultura humana na região, de acordo com um novo estudo publicado na revista PNAS. Por toda a Ásia, …

Costa reeleito líder do PS com 94% dos votos aponta a vitória nas autárquicas

António Costa foi reeleito no sábado secretário-geral do PS, com 94% dos votos, para um novo mandato de dois anos, de acordo com resultados provisórios divulgados hoje pela Comissão Organizadora do Congresso (COC) do PS. O …

"Pessoas como nós". Presidente da República alerta contra indiferença no Dia Mundial do Refugiado

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou contra a indiferença e os "discursos oportunistas" numa mensagem alusiva ao Dia Mundial do Refugiado, que hoje se assinala. “Este ano sob o mote ‘Juntos cuidamos, aprendemos …

Três portugueses entre os cinco mortos em colapso de escola na Bélgica

No dia de ontem, as autoridades belgas confirmaram a morte de cinco pessoas, entre as quais três portugueses, no desabamento de uma escola em obras na cidade de Antuérpia, na Bélgica. Para além dos dois corpos …

Descoberto mecanismo que pode aumentar a expectativa de vida

Ao longo do tempo foram descobertas várias causas para o envelhecimento, mas permanece a questão de saber se existem mecanismos subjacentes comuns que determinam o envelhecimento e a expectativa de vida. Um equipa de investigadores do …

"Trabalhador atravessou faixa de rodagem". MAI diz que carro de Cabrita não se despistou

O Ministério da Administração Interna esclareceu que não existia sinalização para alertar os condutores dos “trabalhos de limpeza em curso" na autoestrada A6, no Alentejo, na sexta-feira, quando a viatura do ministro atropelou mortalmente um …

Caracol carrega o menor computador do mundo (e desvenda mistério sobre extinção em massa)

A decisão de introduzir caracóis não nativos no Taiti levou à extinção de 56 espécies de caramujos arbóreos. Contudo, uma das espécies sobreviveu. Para perceber como este "milagre" aconteceu, uma equipa usou o menor computador …

Cientistas estudam a presença de água líquida em exoluas de planetas "fugitivos"

Astrofísicos calcularam que tais sistemas poderiam abrigar água suficiente para tornar a vida possível - e sustentá-la. A água - no estado líquido - é o elixir da vida. Tornou a vida possível na Terra e …

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …