Revista Lui publica fotografias de Sara Sampaio nua sem autorização

Sara Sampaio / Facebook

A modelo portuguesa Sara Sampaio

Sara Sampaio publicou um texto nas redes sociais no qual denuncia a “pressão agressiva” de que foi alvo por parte da revista francesa masculina “Lui” para se deixar fotografar nua. A manequim portuguesa já anunciou que vai processar a publicação.

“Quero que todos os modelos e todas as mulheres saibam que têm direito a fazer as suas próprias escolhas sobre o seu corpo e a sua imagem” é assim que começa a denúncia da modelo no instagram.

O caso é recente e passou-se durante uma sessão com o fotógrafo David Bellemere para a edição de outono da revista francesa masculina “Lui”, que aceitou “sob a condição de não haver nudez”. Um “acordo claro”, escreve a modelo portuense, de 26 anos.

Fui agressivamente pressionada a fazer fotografias de nus no ‘estúdio, perguntaram-me porque não queria mostrar os meus mamilos ou ficar completamente nua. Ao longo do dia, tive de me defender constantemente e reiterar os meus limites quanto a imagens de nudez, de me certificar que tapava o meu corpo o máximo possível“, escreve.

Sara conta, numa publicação em inglês partilhada nas redes sociais, que quando reviu as imagens finais (as escolhidas pela revista para ocupar as suas páginas), verificou “que houve exposições acidentais” de partes do seu corpo “que não queria expor”.

“Falei com a revista e garantiram-me que essas imagens não iam ser usadas. A revista mentiu e publicou uma fotografia de capa minha com nudez, o que é uma clara violação do nosso acordo”.

“Fui vítima de bullying. Muitas vezes, mostravam-me imagens de mim nua como exemplo para me coagirem a posar despida, e sempre que recusava fui criticada e julgada como sendo uma pessoa difícil”, sublinha a manequim.

A escolha de “como, quando, onde e a que propósito” se deve deixar fotografar sem roupa é sua, frisa a jovem. “Sinto-me confortável com o meu corpo e com a nudez em circunstâncias que considero uma forma de arte. Só porque concordei em posar nua no passado, não dá a ninguém o direito a para assumir que o farei de novo em qualquer circunstância. A escolha é minha. E quando eu fizer essa escolha, espero ser tratada com respeito e profissionalismo“, prossegue.

O caso não fica por aqui, já que Sara Sampaio avançou com um processo judicial contra a “Lui”.

“O que me fizeram é inaceitável. Sinto-me violada, maltratada e desrespeitada como profissional e como mulher. Quero fazer o que puder para evitar que isto volte a acontecer-me, e aos outros”, explica. “Infelizmente, não se trata de um incidente isolado, e eu não estou sozinha. Se as modelos continuarem a partilhar as suas experiências angustiantes, o bullying e os abusos, que na indústria da moda são sistemáticos, virão à luz”.

https://twitter.com/lui/status/915529452813156353

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • Ora bem, bela pergunta Luís.
      Devia ser para ficarem guardadas numa gaveta, só pode… Enfim…
      Se a menina Sara sentiu-se violada, imagine-se as outras que foram literalmente violadas! E os homens também são vítimas de assédio, não são só as mulheres, não se esqueçam disso. O mundo da moda também é igual ao mundo de Hollywood, respeito o sentimento da Sara, pois a rapariga se calhar não quis recusar tirar as fotos, porque teve medo de começar a perder trabalhos… O mesmo se passa com os atores.
      O poder a governar pelo medo.

RESPONDER

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …