Revista científica Lancet pede esclarecimentos sobre vacina russa

A revista médica britânica Lancet anunciou na quinta-feira que pediu esclarecimentos sobre a vacina candidata russa Sputnik V, após dúvidas levantadas sobre a veracidade dos resultados de dois ensaios cínicos, que foram divulgados na publicação.

Numa carta aberta dirigida na segunda-feira à Lancet, e subscrita por 30 cientistas, sobretudo europeus, o investigador italiano Enrico Bucci questionou a veracidade dos dados de um artigo publicado a 04 de setembro pela revista médica, que descreve os resultados de dois ensaios clínicos nas fases iniciais, noticiou a agência Lusa.

Na carta, Enrico Bucci realçou que há uma semelhança total ou muito elevada de dados entre voluntários que foram inoculados com duas formulações diferentes da vacina candidata, considerando que tal é “altamente improvável”.

O investigador lamentou a falta de acesso aos dados originais e defendeu que o artigo publicado na Lancet “apresenta vários pontos de preocupação”. Em resposta à carta aberta, a publicação britânica “incitou aos autores do estudo sobre a vacina russa a responderem às questões levantadas” e assegurou que “seguirá a situação de perto”.

À agência AFP, a revista recordou que o trabalho russo foi avaliado, antes da publicação, por um comité científico independente formado por especialistas em vacinas e covid-19.

O autor principal do artigo, o investigador russo Denis Logunov, citado pela agência  oficial russa RIA Novosti, refutou as acusações, alegando que a Lancet teve acesso a “todos os dados recolhidos durante as investigações científicas”. O artigo referiu que a vacina candidata russa desencadeia uma resposta imunitária sem causar efeitos adversos graves.

Antes da publicação, a 04 de setembro, dos resultados preliminares dos dois ensaios clínicos, o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou, no início de agosto, que o seu país tinha desenvolvido a primeira vacina contra a covid-19, gerando a desconfiança entre a comunidade científica internacional.

A potencial vacina, que ainda não passou pelo crivo da fase final de ensaios clínicos, que inclui testes de segurança e eficácia mais alargados, começou a ser administrada aos habitantes de Moscovo.

Os dois ensaios clínicos, cujos resultados foram publicados na Lancet, decorreram durante 42 dias, englobando, cada um, 38 adultos saudáveis. Segundo o artigo, foram dadas duas formulações de uma vacina candidata que induziram a formação de anticorpos contra o coronavírus da covid-19 em todos os participantes em 21 dias.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Muita fraternidade”. Portugal enviou vacinas para Cabo Verde

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta segunda-feira que os indicadores da pandemia de covid-19 em Portugal permanecem "muito estáveis" e que a última grande abertura no plano de desconfinamento não teve …

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre bullying na escola, diz relatório

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre 'bullying' na escola, alertou esta segunda-feira a UNESCO, por ocasião do Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. A Organização Internacional de Jovens e Estudantes LGBTQI (IGLYO) e …

Telescópio vai "caçar" a luz de 30 milhões de galáxias para mapear Universo e "revelar" energia escura

Um instrumento de um telescópio nos Estados Unidos vai capturar nos próximos cinco anos a luz de quase 30 milhões de galáxias e outros objetos cósmicos, permitindo aos cientistas mapearem o Universo e desvendarem os …

Portugal ficou acima da média europeia quanto ao teletrabalho

Dados do Eurostat sobre o teletrabalho durante a pandemia revelaram que Portugal registou uma média ligeiramente superior (13,9%) à da União Europeia (12,3%) entre as pessoas com idade dos 15 e os 64 anos. Em anos …

"Idiotas". Bolsonaro critica pessoas que mantêm isolamento social na pandemia

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, criticou os brasileiros que seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e mantêm isolamento social na pandemia, a quem chamou de 'idiotas', em conversa com os seus …

SEF com 18 casos de exploração de imigrantes na agricultura na região Oeste

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem em investigação 18 casos associados a auxílio à imigração ilegal, angariação de mão-de-obra ilegal e tráfico de pessoas em explorações agrícolas da região Oeste desde 2017. Questionado pela …

Carlos Costa compara venda do Novo Banco a cabaz de fruta "parcialmente apodrecida"

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, considerou que o processo de venda do Novo Banco, em 2017, foi como alienar "um cabaz de fruta que está parcialmente apodrecida". "A questão é sempre a …

Irmãos presos injustamente durante 31 anos recebem 75 milhões de dólares

Henry McCollum e Leon Brown estiveram presos durante mais de 30 anos por um crime que não cometeram. Foram detidos em 1983 e condenados à pena de morte pela violação e homicídio de uma criança. …

"Há ali algumas coisas em que tem razão". Rui Rio concorda com críticas de Alberto João Jardim

Alberto João Jardim defendeu que o PSD nacional tem de "acordar" e "mudar já". Rui Rio ouviu o antigo governante madeirense "com atenção" e considera que tem razão. No artigo de opinião no jornal da Madeira …

Votar contra a reforma das Forças Armadas seria "uma contradição muito grande", diz Rio

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio, afirmou esta segunda-feira que seria uma "contradição muito grande" votar contra a reforma das Forças Armadas, defendida pelo partido "há anos", só porque foi apresentada pelo …