Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La Catedral.

Steve Murphy e Javier F. Peña, agora reformados, partilham as suas memórias num novo livro sob o título “Caçadores: Como capturamos Pablo Escobar”, que será publicado a 12 de novembro e cujas partes foram reveladas pelo The New York Post.

Foi em 1991 que Escobar se rendeu às autoridades da Colômbia e concordou cumprir cinco anos de prisão. Para isso, criou uma prisão conhecida como La Catedral, no Departamento colombiano de Antioquia, onde tinham como guardas pessoas da sua confiança. Um ano depois de começar a cumprir a sua pena, Escobar fugiu. Cinco meses depois, foi encontrado pelas autoridades da Colômbia e morto a tiro.

Peña conta que, quando os as autoridades chegaram à prisão, o espaço parecia “um clube de campo repleto de coisas sofisticadas”, incluindo televisões, frigoríficos e aparelhos de som. O antigo agente do Drug Enforcement Administration revelou ainda que Pablo Escobar nunca dormia no mesmo cómodo mais do que duas noites consecutivas.

“Usava chalés próximos para festas e dormia alternadamente em cada um deles. Todos [estes espaços] estavam bem decorados, com vasos de flores, cestos e cortinas luxuosas. Um destes espaços tinha uma casa de banho construída como um bunker, com paredes de cimento reforçadas que deveriam ter mais de um metro de espessura”, disse, frisando que Escobar “tinha uma fixação” com casas de banho “bem proporcionadas”.

“Sempre que invadíamos uma casa segura usado por Escobar, encontramos sempre uma casa de banho curiosamente luminosa e com novos acessórios”.

Sátira aos Estados Unidos e a imagem da Virgem Maria

Entre as coisas que encontraram na La Catedral, Peña elencou uma coleção de livros auto-publicados que continham desenhos animados que satirizavam os Estados Unidos.

“Escobar tinha todos os pósteres que tinham sido lançados durante a sua missão de procura e quase todo os artigos que saíram sobre si nos seus arquivos (…) Havia também pilhas de livros de capa dura auto-publicados assinados por Escobar e pelos seus sicários”.

“Os volumes encadernados em couro, com desenhos animados satíricos que gozavam com  os Estados Unidos, foram assinados por Escobar e envoltos em caixas de presente, que também eram feitas do melhor e flexível couro”, conta Peña.

Entre a correspondência do ex-líder do cartel de Medellín, foram encontradas cartas de mulheres que ofereciam as suas filhas a Escobar para que tivessem relações sexuais. Num dos armários da prisão, detalha ainda Peña, encontraram lingerie de renda e “brinquedos sexuais”, incluindo vibradores.

Peña conta ainda que foi desafiado por polícias da Colômbia a passar uma noite na cama de Escobar. “Nunca pensei que entraria no covil dos leões”, revela, dando conta que a cama do narcotraficante era “confortável, grande e feita sob medida”.

“Fiz questão de trocar os lençóis e, quando chegou a hora de dormir, rastejei-me sob o edredão colorido. Um silêncio sinistro envolveu o quarto, virei-me e virei-me, completamente acordado (…) O sonho não viria”.

Peña levantou-se, acendeu uma lâmpada e viu-se à frente de uma imagem em cerâmica da Virgem a segurar o menino Jesus nos braços. “Não pude deixar de pensar como é que um homem que matou milhares de pessoas poderia rezar à Virgem Maria, ousar procurar a sua proteção, a sua bênção”, pode ler-se no livro.

O antigo agente refere ainda que Escobar era muito dedicado aos filhos. Em 1991, o seu filho, Juan Pablo (conhecido como Sebastian) tinha cerca de 14 anos e a sua filha Manuela, com 7, brincaram no recinto da prisão. “Do lado de fora da cela do traficante havia uma área de estar com vista para um playground eletricidade e água corrente”.

Ainda hoje, Peña diz ser difícil acreditar que fez parte da operação que prendeu Escobar. “Fizemos realmente isto? Isto acabou realmente? Parecia um sonho”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …