Revelado como é que o SARS-CoV-2 pode ter passado de morcegos para humanos

Alissa Eckert / CDC

SARS-CoV-2, o coronavírus que causa a Covid-19

Uma equipa de cientistas da Universidade de Cambridge e do Instituto Pirbright encontrou alterações genéticas significativas no novo coronavírus, o SARS-CoV-2, que podem ser responsáveis pela transição do vírus de morcegos para seres humanos.

Os investigadores descobriram que as adaptações genéticas eram semelhantes às que levaram à epidemia de SARS em 2002 e 2003. Os resultados do estudo foram publicados, em dezembro, na revista científica PLOS Biology.

“Este estudo usou uma plataforma não infecciosa e segura para investigar como é que as alterações do peplómero afetam a entrada do vírus nas células de diferentes animais selvagens, de gado e de estimação, algo que precisaremos de continuar a monitorizar de perto à medida que outras variantes de SARS-CoV-2 surgem no próximos meses”, explicou o coautor Stephen Graham, citado pelo Tech Explorist.

A descoberta sugere a existência de um mecanismo comum pelo qual esta família de vírus sofre a mutação e acaba por passar de animais para humanos.

Os cientistas ainda não sabem a identidade do hospedeiro intermediário do novo coronavírus, apesar de o morcego ser um dos principais suspeitos. Isto porque há a sequência de um coronavírus de morcego chamado RaTG13, que é 96% semelhante ao SARS-CoV-2.

Como tal, os autores deste novo estudo compararam os dois vírus, trocaram partes do peplómero dos mesmos e analisaram o quanto é que essa proteína se ligaria ao recetor humano ACE2. Os investigadores acabaram por verificar que as proteínas do vírus RaTG13 com regiões do SARS-CoV-2 ligaram-se de forma mais eficiente ao ACE2.

“Como vimos com os surtos em quintas de martas dinamarquesas no ano passado, é essencial entender quais animais podem ser infetados pelo SARS-CoV-2 e como é que as mutações no peplómero viral mudam a sua capacidade de infetar diferentes espécies”, disse Graham num comunicado divulgado pela Universidade de Cambridge.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Se fosse assim não existiam laboratórios de virologia onde só depois de um ano deixam entrar os “fiscais” da OMS , já depois de desinfetarem as provas . Pode ser semelhante o vírus e ainda bem que o é , mas depois em laboratório é recombinado com outras sequências para dar o RNA final deste vírus e outros que se seguem . Esta vacina criada tão depressa … porque não já criaram uma para o HIV ? Só interesses por baixo da mesa , espero que daqui a 10 anos não tenham morrido mais pessoas do que na WW2 .

  2. Vão-se encontrando bodes expiatórios para o caso, convêm, no final ficará tudo a saber tanto como antes e ninguém terá o problema por ser responsabilizado, entretanto, a humanidade vai pagando e a que preço as loucuras de alguns iluminados.

  3. virus…. alguma incubadoras de laboratorios que descuidose ou seja algum cientista que pensava que tudo esta correto mas escapou… morreu e ninguem sabe…o segredo ‘e nao falar muito….

    Este virus nao existe desta forma na em nenhum animal ou ave…foram alguns espertos a cria-los….estao todos calados como ratos para nao haver conflito….os governos teem 100% CULPA ao formar milhares de almas sem futuros…depois da nesta porcaria….

    • Há uma Raça entre nós que não tem o dom do “COnhecimento”, limitam-se a “Copiar”. Com o “COpiar” e “Espionar” o que os “outros” fazem não se adquir o “COnhecimento”. Ficam com umas “luzes” sobre a maréria e julgam-se que sabem tudo.
      o resultado é este. Vão chafurdando e dá nisto.
      Tenho uma colega de trabalho, que não tem conhecimentos da matéria, mas é esperta, e também só faz porcaria, mas ela está convenciada que está tudo certo.
      Essa raça sem “Conhecimento” está invadir os Governos e será a destruicao da Humanidade, os gajos “aldrabam tudo”, no final temos a destruicao.
      Diz-se na Biblia uns “Coitados que não sabem o que fazem, nem sabem o que dizem”. Exactamente, é essa Raça que anda aqui a chafurdar em tudo.

RESPONDER

O exercício físico afeta-nos de forma diferente. Um novo estudo explica porquê

Apesar de o exercício físico ser benéfico para toda a gente, não nos afeta da mesma forma. Agora, investigadores podem ter descoberto uma das razões. Uma equipa de cientistas realizou um estudo, no qual 654 adultos …

ESA escolhe a revolucionária EnVision para missão a Vénus

A Agência Espacial Europeia ESA selecionou esta quinta-feira a sonda EnVision para uma missão a Vénus, programada para 2030, com o objetivo de entender como o planeta se tornou um inferno tóxico inabitável. A decisão surge …

Advogado avança com ação judicial para destituir Luís Filipe Vieira

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, vai ter de responder em tribunal numa ação judicial, interposta pelo advogado Jorge Mattamouros, sócio do clube, que visa a sua destituição, revelou esta quinta-feira o Expresso. Segundo o …

Dados enviados para a Rússia. Medina pediu auditoria a outras manifestações em Lisboa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, anunciou hoje que pediu uma auditoria sobre a realização de manifestações no município nos últimos anos, no seguimento da partilha indevida de dados de ativistas russos. Em …

Um McDonald's abandonado dá comida a milhares de famílias carenciadas em França

Um antigo McDonald's foi reconvertido num banco alimentar que dá comida a milhares de família carenciadas em Marselha, França. Fati Bouarua, de ascendência argelina, cresceu nos bairros mais negligenciados de Marselha, em França. Agora, ajudou a …

Floresta fóssil no Peru guarda segredos sobre a história da América do Sul

Nas colinas fora da pequena aldeia de Sexi, Peru, uma floresta fóssil guarda segredos sobre os últimos milhões de anos da América do Sul. Quando os investigadores visitaram as árvores petrificadas pela primeira vez, há mais …

Uma famosa ilusão pode ajudar a tratar o transtorno obsessivo-compulsivo

Um famoso truque psicológico chamada "ilusão da mão de borracha" pode ser útil para tratar pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo. O que é a "ilusão da mão de borracha"? Nesta experiência, os participantes são colocados com a …

Macron agredido com bofetada. Agressor condenado a 18 meses de prisão

Um tribunal francês condenou esta quinta-feira a uma pena de prisão de 18 meses de prisão o homem que esbofeteou o presidente da França, Emmanuel Macron, na terça-feira, durante uma viagem ao sudeste do país. Segundo …

A nova tendência em Nova Iorque? Mesas separadas para clientes vacinados

Muitos proprietários do setor da restauração estão a criar zonas especiais para pessoas que já foram vacinadas contra a covid-19. O motivo? Os clientes querem sentir que estão novamente a viver no mundo antes da …

Todos os dias, ao meio-dia, uma arma é disparada em Hong Kong

Todos os dias, ao meio-dia, uma grande arma antiga é disparada em Hong Kong. E não, não tem nada a ver com guerra, conflitos ou protestos. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, a Jardine Noonday …