/

Revelado como é que o SARS-CoV-2 pode ter passado de morcegos para humanos

5

Alissa Eckert / CDC

SARS-CoV-2, o coronavírus que causa a Covid-19

Uma equipa de cientistas da Universidade de Cambridge e do Instituto Pirbright encontrou alterações genéticas significativas no novo coronavírus, o SARS-CoV-2, que podem ser responsáveis pela transição do vírus de morcegos para seres humanos.

Os investigadores descobriram que as adaptações genéticas eram semelhantes às que levaram à epidemia de SARS em 2002 e 2003. Os resultados do estudo foram publicados, em dezembro, na revista científica PLOS Biology.

“Este estudo usou uma plataforma não infecciosa e segura para investigar como é que as alterações do peplómero afetam a entrada do vírus nas células de diferentes animais selvagens, de gado e de estimação, algo que precisaremos de continuar a monitorizar de perto à medida que outras variantes de SARS-CoV-2 surgem no próximos meses”, explicou o coautor Stephen Graham, citado pelo Tech Explorist.

A descoberta sugere a existência de um mecanismo comum pelo qual esta família de vírus sofre a mutação e acaba por passar de animais para humanos.

Os cientistas ainda não sabem a identidade do hospedeiro intermediário do novo coronavírus, apesar de o morcego ser um dos principais suspeitos. Isto porque há a sequência de um coronavírus de morcego chamado RaTG13, que é 96% semelhante ao SARS-CoV-2.

Como tal, os autores deste novo estudo compararam os dois vírus, trocaram partes do peplómero dos mesmos e analisaram o quanto é que essa proteína se ligaria ao recetor humano ACE2. Os investigadores acabaram por verificar que as proteínas do vírus RaTG13 com regiões do SARS-CoV-2 ligaram-se de forma mais eficiente ao ACE2.

“Como vimos com os surtos em quintas de martas dinamarquesas no ano passado, é essencial entender quais animais podem ser infetados pelo SARS-CoV-2 e como é que as mutações no peplómero viral mudam a sua capacidade de infetar diferentes espécies”, disse Graham num comunicado divulgado pela Universidade de Cambridge.

Daniel Costa, ZAP //

5 Comments

  1. Se fosse assim não existiam laboratórios de virologia onde só depois de um ano deixam entrar os “fiscais” da OMS , já depois de desinfetarem as provas . Pode ser semelhante o vírus e ainda bem que o é , mas depois em laboratório é recombinado com outras sequências para dar o RNA final deste vírus e outros que se seguem . Esta vacina criada tão depressa … porque não já criaram uma para o HIV ? Só interesses por baixo da mesa , espero que daqui a 10 anos não tenham morrido mais pessoas do que na WW2 .

  2. Vão-se encontrando bodes expiatórios para o caso, convêm, no final ficará tudo a saber tanto como antes e ninguém terá o problema por ser responsabilizado, entretanto, a humanidade vai pagando e a que preço as loucuras de alguns iluminados.

  3. virus…. alguma incubadoras de laboratorios que descuidose ou seja algum cientista que pensava que tudo esta correto mas escapou… morreu e ninguem sabe…o segredo ‘e nao falar muito….

    Este virus nao existe desta forma na em nenhum animal ou ave…foram alguns espertos a cria-los….estao todos calados como ratos para nao haver conflito….os governos teem 100% CULPA ao formar milhares de almas sem futuros…depois da nesta porcaria….

    • Há uma Raça entre nós que não tem o dom do “COnhecimento”, limitam-se a “Copiar”. Com o “COpiar” e “Espionar” o que os “outros” fazem não se adquir o “COnhecimento”. Ficam com umas “luzes” sobre a maréria e julgam-se que sabem tudo.
      o resultado é este. Vão chafurdando e dá nisto.
      Tenho uma colega de trabalho, que não tem conhecimentos da matéria, mas é esperta, e também só faz porcaria, mas ela está convenciada que está tudo certo.
      Essa raça sem “Conhecimento” está invadir os Governos e será a destruicao da Humanidade, os gajos “aldrabam tudo”, no final temos a destruicao.
      Diz-se na Biblia uns “Coitados que não sabem o que fazem, nem sabem o que dizem”. Exactamente, é essa Raça que anda aqui a chafurdar em tudo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.