O retrato perdido de uma das artistas mais famosas da Índia reapareceu 90 anos depois (e vai a leilão)

(dr) Christie's

Portrait of Denyse

A pintura Portrait of Danyse de Amrita Sher-Gil, uma das mais importantes artistas modernas da Índia, está a ser leiloada pela Christie’s.

A Portrait of Danyse era desconhecida dos especialistas, tendo estado “escondida” em coleções privadas francesas desde a sua criação, há quase nove décadas. A pintura a óleo é um dos quatro retratos conhecidos de Denyse Proutaux e nasceu em 1932, quando a artista tinha apenas 19 anos.

Em 1976, o Governo indiano reconheceu Amrita Sher-Gil como um “Tesouro Nacional” e tornou ilegal o transporte das suas obras para fora do país sem a autorização das autoridades. Apesar de muitas pinturas serem ocasionalmente encontradas em grandes leilões, continuam a ser uma raridade no mercado de arte internacional.

“É um privilégio descobrir uma pintura desta talentosa artista”, disse Nishad Avari, especialista em Arte Moderna e Contemporânea do Sul da Ásia na Christie’s, num comunicado citado pela CNN.

(dr) Christie's

Portrait of Denyse

A maioria das 172 obras documentadas de Sher-Gil está na National Gallery of Modern Art, em Nova Deli, ainda que a arte de propriedade privada da pintora continue a “mudar de mãos” no país.

A Christie’s conta a relação entre Proutaux e Sher-Gil. No site, publicou uma carta na qual a pintora é descrita como tendo “uma inteligência e uma personalidade como nunca conheci numa mulher”.

Na missiva, destinada ao seu parceiro Philippe Dyvorne, Proutaux também revela detalhes das sessões de retratos: Sher-Gil “enlouqueceu com o meu cabelo e queria que eu o soltasse para ela pintar o meu retrato”.

“Como (o quadro) era para um concurso e ela tinha pouquíssimo tempo, pousei durante cerca de três dias sem parar”, acrescentou.

O retrato vai a leilão em Nova York no dia 17 de março, como parte da venda de “Arte Moderna e Contemporânea do Sul da Ásia” da Christie’s. O leilão incluirá arte de outras figuras indianas proeminentes, como Subodh Gupta e o falecido Tyeb Mehta, cujas obras apresentam estimativas de 600 mil e 800 dólares, respetivamente.

Portrait of Danyse deverá arrecadar 2,8 milhões de dólares.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal de Contas alerta para risco de incumprimento do PRR

O Tribunal de Contas (TdC) alerta, esta terça-feira, para o risco de incumprimento do Programa de Recuperação e de Resiliência (PRR). "No período compreendido entre 2014 e 2020, o PT2020 registou sempre baixas taxas de execução, …

Sporting e FC Porto trocaram jogadores por 11 milhões de euros

Sporting CP e FC Porto trocaram jogadores entre si, pagando 11 milhões de euros cada. Marco Cruz rumou a Alvalade, enquanto Rodrigo Fernandes transferiu-se para o Dragão. Em comunicado enviado à CMVM, o Sporting CP divulgou …

José Sena Goulão / Lusa

PSD e CDS marcham ao ritmo de uma crise política — e já se fala em eleições internas

O cenário de crise política serviu de tónico para PSD e CDS começarem a estudar a escolha das suas lideranças face a legislativas antecipadas. Especulam-se eleições internas, tanto para sociais-democratas como para centristas. A dois dias …

Pescadores indonésios podem ter encontrado a mitológica "Ilha do Ouro"

Pescadores indonésios encontraram um tesouro que pode revelar a localização da mitológica "Ilha do Ouro", cujos governantes acumularam riquezas lendárias. O Império Serivijaia foi um antigo império malaio da ilha de Sumatra, no sudeste asiático, com …

Otamendi e Vertonghen disputam a bola com Lewandowski

UEFA: como é que o Benfica travou o Bayern durante 70 minutos?

Agressividade, coragem e pressão alta: a análise do painel da UEFA à derrota do Benfica contra o campeão alemão. O jogo acabou com uma derrota clara, por 0-4, mas durante a maioria do duelo o Benfica …

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, em conferência de imprensa

À 25.ª hora, não se esperam golpes de magia. O fim do que restava da geringonça está praticamente consumado

A corda já não estica: nem para o lado do Governo, nem para a outrora enamorada esquerda. Todos batem o pé na reta finalíssima e a vigésima quinta hora não parece trazer novidades. "Tudo tem um …

Segundo mandado de detenção de Rendeiro poderá ser anulado

O ex-líder do Banco Privado Português (BPP) tem dois mandados de captura internacional, sendo que um deles pode vir a ser anulado. Segundo o jornal online Observador, foi o próprio Ministério Público (MP) que pediu ao …

Novo estudo mostra de que forma a covid-19 pode danificar as células cerebrais

O estudo é a primeiro a demonstrar de que forma o vírus SARS-CoV-2 pode atingir diretamente as células do cérebro. Os investigadores descobriram que as células vasculares que compõem a barreira hematoencefálica podem ser destruídas pelo …

E se o Orçamento chumbar? Costa não se demite - e o Governo ainda pode aprovar “diplomas fundamentais”

O primeiro-ministro já esclareceu que não tenciona demitir-se em caso de chumbo do Orçamento do Estado 2022, mas a sua governação ficará limitada. Na possibilidade de haver um chumbo do Orçamento do Estado, Marcelo Rebelo de …

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

Bolsonaro relacionou as vacinas contra a covid-19 com o aparecimento de SIDA e acabou suspenso do Youtube

Presidente do Brasil é já reincidente na divulgação de notícias falsas sobre a pandemia (tendo já sido alertado antes), pelo que a plataforma avançou de imediato para a suspensão dos seus canais oficiais. O Youtube suspendeu …