//

O retrato perdido de uma das artistas mais famosas da Índia reapareceu 90 anos depois (e vai a leilão)

(dr) Christie's

Portrait of Denyse

A pintura Portrait of Danyse de Amrita Sher-Gil, uma das mais importantes artistas modernas da Índia, está a ser leiloada pela Christie’s.

A Portrait of Danyse era desconhecida dos especialistas, tendo estado “escondida” em coleções privadas francesas desde a sua criação, há quase nove décadas. A pintura a óleo é um dos quatro retratos conhecidos de Denyse Proutaux e nasceu em 1932, quando a artista tinha apenas 19 anos.

Em 1976, o Governo indiano reconheceu Amrita Sher-Gil como um “Tesouro Nacional” e tornou ilegal o transporte das suas obras para fora do país sem a autorização das autoridades. Apesar de muitas pinturas serem ocasionalmente encontradas em grandes leilões, continuam a ser uma raridade no mercado de arte internacional.

“É um privilégio descobrir uma pintura desta talentosa artista”, disse Nishad Avari, especialista em Arte Moderna e Contemporânea do Sul da Ásia na Christie’s, num comunicado citado pela CNN.

(dr) Christie's

Portrait of Denyse

A maioria das 172 obras documentadas de Sher-Gil está na National Gallery of Modern Art, em Nova Deli, ainda que a arte de propriedade privada da pintora continue a “mudar de mãos” no país.

A Christie’s conta a relação entre Proutaux e Sher-Gil. No site, publicou uma carta na qual a pintora é descrita como tendo “uma inteligência e uma personalidade como nunca conheci numa mulher”.

Na missiva, destinada ao seu parceiro Philippe Dyvorne, Proutaux também revela detalhes das sessões de retratos: Sher-Gil “enlouqueceu com o meu cabelo e queria que eu o soltasse para ela pintar o meu retrato”.

“Como (o quadro) era para um concurso e ela tinha pouquíssimo tempo, pousei durante cerca de três dias sem parar”, acrescentou.

O retrato vai a leilão em Nova York no dia 17 de março, como parte da venda de “Arte Moderna e Contemporânea do Sul da Ásia” da Christie’s. O leilão incluirá arte de outras figuras indianas proeminentes, como Subodh Gupta e o falecido Tyeb Mehta, cujas obras apresentam estimativas de 600 mil e 800 dólares, respetivamente.

Portrait of Danyse deverá arrecadar 2,8 milhões de dólares.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.