/

Arqueólogos acreditam ter encontrados os restos mortais do filósofo Michel de Montaigne

Uma equipa de arqueólogos acredita ter encontrado no porão de um antigo convento na cidade francesa de Bordéus os restos mortais do famoso filósofo e escritor Michel de Montaigne (1533-1592).

A equipa de especialistas encontrou um caixão de madeira com a inscrição “Montaigne” no antigo convento, que é agora o Museu da Aquitânia, noticia a agência AFP.

Entre os restos mortais, foi detetado um fémur, um osso pélvico e um crânio que os cientistas acreditam pertencer a Michel Montaigne.

“Provavelmente, estamos na presença do corpo de Montaigne“, disse nesta quarta-feira Laurent Védrine, diretora do Museu da Aquitânia, que apresentou os primeiros resultados de uma escavação arqueológica que está ainda a decorrer no “suposto túmulo” do escritor.

Fabien Rober, autarca da cidade de Bordéus, referiu-se a um “momento histórico e emocionante”, dizendo que “estamos, provavelmente,” na presença dos restos mortais do também antigo autarca da cidade Montaigne (1581-1585).

A AFP frisa que faltam agora os resultados das análises científicas levada a cabo para verificar se os restos mortais pertencem realmente ao pensador do século XVI.

“As indicações históricas e arqueológicas fazem-nos acreditar que estamos no caminho certo. Acho que sim, [que os restos mortais pertence a Montaigne], mas não temos certeza. Precisamos verificar”, acrescentou Rober.

Os testes devem conseguir determinar a idade e o sexo da pessoa em causa, apontando ainda se esta sofria de pedra dos rins, condições de que o filósofo padecia.

O caixão foi encontrado no interior de uma estrutura de alvenaria e, apesar de já se conhecer a sua existência, só agora é que o túmulo foi aberto pela primeira vez.

Já há vários anos que se confunde a localização dos restos morais de Montaigne, depois de o seu corpo ter sido deslocado várias vezes após a sua morte. O filósofo morreu aos 59 anos. Em vida, esteve muito envolvido na vida política e social da cidade de Bordéus.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.