Encontrados restos do avião no qual Amelia Earhart poderá ter desaparecido em 1937

Desde que o avião em que Amelia Earhart e o seu navegador desapareceram a 2 de julho de 1937, nenhuma das investigações que foram realizadas para encontrar certezas foi bem-sucedida.

Contudo, em agosto do ano passado, alguns mergulhadores encontraram restos que poderiam pertencer à aeronave onde seguia Earhart em águas perto de Papua Nova Guiné, a cerca de 30 metros de profundidade.

Depois de percorrer as profundezas perto da ilha de Buka, no Oceano Pacífico, estas pessoas encontraram um pedaço de vidro que poderia ter sido parte das luzes de pouso e “partilha algumas consistências” com o Lockheed Electra 10E no qual ia a primeira aviadora a atravessar o Atlântico sozinha e Fred Noonan.

Bill Snavely, diretor do projeto Blue Angel que desenvolve a investigação de maneira oficial, assegura que o lugar “estava diretamente” na rota de Earhart e Nooman, “uma área que ninguém investigou depois do seu desaparecimento”.

Além disso, a aventureira teria encomendado que se realizassem “modificações específicas” no dispositivo e parece que os especialistas descobriram algumas destas variações nos restos encontrados. “Faz-nos acreditar que é muito provável que seja real“, acrescentou Jill Meyers, gerente de relações públicas da Blue Angel.

Os membros desta iniciativa planeiam realizar uma nova expedição para a área de Buka com especialistas e equipamentos adicionais de alta tecnologia subaquática. Juntamente com a despesa que vem com um projeto de investigação deste calibre, a equipa enfrenta o desafio de um ambiente subaquático instável. Anos de águas agitadas e terramotos estão a corroer os destroços.

Para levar a cabo essa iniciativa, em meados de janeiro, abriram um pedido de crowdfunding no site do GoFundMe com a intenção de angariar 200 mil dólares que consideram necessários.

Amelia Earhart desapareceu em 1937, quando voava sobre o Pacífico, numa tentativa de dar a volta ao mundo. Acredita-se que o seu avião se despenhou algures na zona, mas nunca foram encontradas provas que expliquem o que de facto aconteceu.

Há ainda uma teoria que defende que a aviadora foi capturada pelos japoneses, e que acabou por morrer durante o período de detenção.

Em 1940, foram encontrados ossos humanos na ilha mas, desde então, nunca foi possível provar que seriam de Earhart. Até 2018, quando o estudo científico realizado pelo antropólogo forense Richard Jantz fala de uma semelhança de 99% entre os ossos encontrados e as características do corpo da aviadora.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Túneis nazis em vulcão inativo da Polónia poderão esconder arquivo da Gestapo

Um grupo de exploradores polaco acredita que estes túneis nazis, construídos durante a II Guerra Mundial num vulcão inativo da Polónia, poderão esconder um arquivo da Gestapo. Uma rede de túneis feita pelos nazis num vulcão …

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou hoje o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação a …

Portugal com duas mortes, 1.556 casos e menos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.556 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, uma diminuição nos internamentos em enfermaria e um aumento nos …

Cristiano sai? Juventus tem sete alternativas

Juventus já terá uma lista restrita de possíveis reforços, caso o português deixe Turim durante este verão. Cristiano Ronaldo pode não voltar a jogar pela Juventus e, por isso, o clube de Turim já estuda alternativas …

UNESCO recomenda incluir Veneza na lista de património mundial em perigo

A UNESCO publicou estas recomendações a um mês da próxima sessão do seu comité de património mundial, que se vai realizar na China, de 16 a 31 de julho. Em Veneza, o impacto do turismo de …

No One Britain One Nation Day, (quase) todas as crianças britânicas vão cantar uma canção patriótica

O Governo britânico está a encorajar todas as crianças em idade escolar a cantar uma música patriótica, muito criticada nas redes sociais. O Departamento de Educação do Reino Unido quer que as escolas participem no One …

Descoberta a causa da extinção em massa mais severa dos últimos 540 milhões de anos

A extinção em massa mais dramática nos últimos 540 milhões de anos eliminou mais de 90% das espécies marinhas e 75% das espécies terrestres da Terra. Mas qual foi a sua causa? Embora os cientistas tenham …

Este robô pode salvar agricultores de um inesperado assassino

O Grain Weevil é um robô criado por estudantes de engenharia que pode salvar a vida de de agricultores e dos seus familiares de um assassino inesperado: cereais. Se os agricultores não gerirem ativamente os seus …

Ferro Rodrigues arrasado por pedir deslocação "massiva" de portugueses a Sevilha para apoiar Selecção

Numa altura em que o Governo se prepara para anunciar um travão no desconfinamento devido ao aumento de casos de covid-19, Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, é duramente criticado por ter apelado à …

Certificado digital vai permitir livre circulação em todo o país

O Certificado digital Covid-19 da União Europeia vai também servir de "passaporte" em todo o país para cidadãos em determinadas situações, prevê o decreto-lei que o governo vai apresentar esta quinta-feira. Segundo apurou o jornal Público, …