Republicanos continuam a tentar provar que Trump ganhou no Arizona

Joe Biden já assumiu o cargo de Presidente dos EUA há mais de 100 dias, mas ainda assim há quem continue a tentar provar que foi Donald Trump também saiu vencedor. No Arizona, está em curso uma auditoria financiada pelos apoiantes do republicano.

Apesar das múltiplas evidências de que Donald Trump perdeu as eleições de 2020, os republicanos do Arizona insistem que o ex-presidente ganhou naquele estado e, não satisfeitos com as provas que lhes foram apresentadas, deram início a uma nova auditoria.

A atitude está a ser alvo de várias críticas, mesmo até dentro do próprio partido.

O litígio ainda está em curso, depois de em fevereiro um juiz do condado de Maricopa exigir que fossem entregues mais de 2 milhões de cédulas para serem auditadas. A recontagem começou sexta-feira no Arizona Veterans Memorial Coliseum, em Phoenix.

Para realizar a auditoria, os republicanos do Senado do Arizona contrataram uma empresa sediada em Sarasota, na Flórida, chamada Cyber Ninjas.

O site da empresa refere que esta fornece serviços de “hacking ético” e “consultoria geral” O Senado do Arizona pagou à empresa cerca de 150.000 dólares para concluir a auditoria, que pode demorar pelo menos dois meses para ficar concluída, refere o Vice.

A secretária de Estado do Arizona, Katie Hobbs, criticou a atual auditoria eleitoral republicana, classificando a manobra política como uma “farsa” e dizendo que deveria acabar o quanto antes.

“Um grupo de republicanos recusa aceitar, mas Trump perdeu o Arizona e não é mais presidente”, disse Hobbs à CNN.

Enquanto isso, Donald Trump tem observado a auditoria de perto e pediu ao governador do Arizona, Doug Ducey, também ele republicano, que “fornecesse segurança em grande escala” a todos os envolvidos. Até agora, Sucey não respondeu ao pedido, o que fez com que o ex-presidente ficasse bastante irritado.

“O governador Doug Ducey do Arizona, um dos piores governadores da América e o segundo pior governador republicano da América, recusa-se a fornecer segurança para os patriotas americanos que estão a contar as cédulas eleitorais Rigged 2020 do Arizona”, disse Trump num comunicado no início da semana.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Polícias em protesto abandonaram parlamento (mas voltaram para trás)

A manifestação de elementos das forças de segurança pertencentes ao Movimento Zero abandonou esta segunda-feira, cerca das 15h30, o parlamento, alegadamente em direção ao Ministério da Administração Interna, mas a meio do percurso voltou para …

Sobrevivência da TAP depende da “implementação rigorosa” da reestruturação

O presidente executivo interino da TAP, Ramiro Sequeira, despediu-se esta segunda-feira dos trabalhadores sublinhando que a sobrevivência da companhia aérea dependerá da "implementação rigorosa" do plano de reestruturação. Num email enviado aos trabalhadores, a que a …

Novo (e nono) caso positivo de covid-19 no Euro 2020

Billy Gilmour não vai participar no último jogo da Escócia na fase de grupos, que pode terminar com uma qualificação inédita. Há mais um futebolista infetado pelo novo coronavírus, entre os que foram convocados para a …

Governo britânico estuda isenção de quarentena para vacinados

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira estar a avaliar a possibilidade de isentar de quarentena pessoas totalmente vacinadas contra a covid-19 que cheguem do estrangeiro, mas evitou falar sobre a expansão da “lista …

Temido quer “ganhar tempo” para conter variante Delta. Em julho, serão administradas 130 mil doses por dia

A ministra da Saúde admitiu esta segunda-feira que a variante Delta do coronavírus SARS-Cov-2 se tornará dominante em Portugal e disse que a estratégia é acelerar a vacinação contra a covid-19. “O que estamos a assistir …

Pais de bombeiro que morreu relatam vegetação lastimável na EN 236-1

Os pais do bombeiro Gonçalo Conceição, que morreu na sequência de queimaduras nos incêndios de Pedrógão Grande, relataram esta segunda-feira, no Tribunal Judicial de Leiria, que a vegetação junto à Estrada Nacional (EN) 236-1 estava …

Em 2020, nasceram em casa o dobro dos bebés do ano anterior. Mas não existe regulamentação

No último ano, os partos em casa aumentaram para quase o dobro em Portugal. No entanto, esta é uma realidade ainda sem regulamentação e que as seguradoras recusam financiar. Mais de 1100 mulheres optaram por …

Noah brincou e "comportou-se de forma muito normal". Alta hospitalar já foi autorizada

A criança de dois anos e meio que esteve desaparecida mais de 30 horas em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, teve esta segunda-feira alta do Hospital Amato Lusitano, disse a diretora clínica daquela unidade hospitalar de …

Espanha. Indultos aos líderes catalães serão aprovados na terça-feira, anuncia Sánchez

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, informou que o conselho de ministros vai aprovar na terça-feira a concessão de indultos aos líderes independentistas catalães, anúncio feito esta segunda-feira, no Grande Teatro do Liceu, em Barcelona. "Amanhã [terça-feira], …

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …