Renováveis baixaram fatura da luz em 2,4 mil milhões na última década

Gustavo Gargioni/ Especial Palácio Piratini

A produção de eletricidade a partir de fontes renováveis permitiu ao sistema elétrico português acumular uma poupança de 2,4 mil milhões de euros ao longo dos últimos 10 anos.

Esta é a principal conclusão de um estudo que a consultora Deloitte fez para a Apren – Associação Portuguesa de Energias Renováveis, divulgado pelo semanário Expresso esta quarta-feira.

O valor – que se refere ao período de 2010 a 2018 – resulta da diferença entre o sobrecusto que a produção renovável teve para os consumidores portugueses através das suas tarifas garantidas de venda à rede (7570 milhões de euros) e o custo que a eletricidade teria se essa produção de fontes limpas não existisse (10 mil milhões de eletricidade).

A Deloitte estima que a inexistência dos volumes de energia renovável no mercado teria feito o preço subir em 24,2 euros por cada megawatt hora (MWh).

Segundo o estudo, as renováveis terão tido, no ano passado, um impacto direto no PIB de 1,8 mil milhões de euros e um impacto indireto de 1,48 mil milhões de euros. A consultora estima que em 2030, fruto do reforço previsto na capacidade renovável em Portugal, estas fontes deverão gerar um impacto direto no PIB de 5,6 mil milhões de euros, e impacto indireto de 5,36 mil milhões.

O relatório debruçou-se ainda sobre o emprego gerado pelas empresas de renováveis, tendo identificado 1360 empregos diretos no final de 2018 e projetando para 2030 a existência de 4274 empregos diretos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Paulo Bento substitui Santana Lopes à frente da Aliança

O antigo vereador da câmara de Torres Vedras Paulo Bento substitui este domingo Pedro Santana Lopes como presidente do partido Aliança após a eleição no congresso que terminou naquela cidade do distrito de Lisboa. Paulo Bento, …

Modelo matemático de Alan Turing explica os misteriosos "círculos de fada" da Namíbia

Os impressionantes padrões de vegetação dos "círculos de fada" australianos surgem de acordo com a teoria de 1952 enunciada pelo célebre matemático britânico Alan Turing. Em 1952, quando o matemático britânico Alan Turing publicou o seu …

Cientistas descobrem novo tipo de supercondutor

Uma equipa de cientistas identificou, pela primeira vez, um supercondutor de onda G. A investigação marca um grande desenvolvimento nesta área da Física. Investigadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, encontraram um novo tipo de …

Astrónomos provam que há água "presa" na poeira interestelar

As partículas de poeira no Espaço estão cobertas de gelo. Esta descoberta facilita as tentativas futuras de identificar a estrutura e composição da poeira em diferentes ambientes astrofísicos. O meio interestelar é composto por gás e …

Rochas antigas de Vénus apontam para origem vulcânica

Uma equipa internacional de investigadores descobriu que alguns dos terrenos mais antigos de Vénus, conhecidos como "tesserae", têm camadas que parecem consistentes com atividade vulcânica. A descoberta pode fornecer informações sobre a enigmática história geológica …

Na África do Sul, há uma associação entre violência sexual e gravidez indesejada

Na África do Sul, as meninas que sofreram violência sexual têm maior probabilidade de relatar uma gravidez indesejada em comparação com aquelas que nunca sofreram violência sexual. Na África do Sul, a taxa de gravidez na …

Hackers russos associados ao ataque em hospital alemão que resultou na morte de uma paciente

O ataque informático num hospital alemão na semana passada, que resultou na morte de uma paciente em estado crítico, pode ter sido causado por um grupo russo com ligações ao crime cibernético. A informação é …

Paços 0-2 Sporting | “Leão” competente estreia-se com triunfo

Após o adiamento do jogo da primeira jornada ante o Gil Vicente, devido a vários casos de Covid-19 nas duas equipas, o Sporting estreou-se na Liga NOS 2020/21 e não vacilou. Na visita ao Paços de …

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …