Rendeiro vai ser novamente autopsiado. Família do ex-banqueiro suspeita de crime

Luís Miguel Fonseca / Lusa

O ex-banqueiro João Rendeiro no Tribunal de Verulam

O ex-banqueiro João Rendeiro no Tribunal de Verulam

O corpo de João Rendeiro vai ser submetido a uma nova autópsia, desta vez em Portugal. A família do ex-banqueiro suspeita que houve um crime.

A autópsia do antigo presidente do BPP, João Rendeiro, foi realizada por uma médica especialista forense sul-africana na presença da polícia da África do Sul (SAPS).

O resultado da autópsia foi divulgado apenas à família de Rendeiro e só Maria de Jesus Rendeiro poderá pedir acesso ao relatório da autópsia. Segundo o Observador, o resultado da autópsia não terá demonstrado sinais de crime.

Ainda assim, a família de João Rendeiro pediu para ser realizada nova autópsia ao corpo, adiantou ao Expresso uma fonte próxima do processo. O corpo deverá chegar na manhã desta sexta-feira ao Instituto Nacional de Medicina Legal (INML).

O pedido de nova autópsia foi reencaminhado para o Ministério Público, que normalmente não rejeita quando está em causa um possível crime.

Embora as autoridades prisionais sul-africanas garantam que se tratou de um suicídio, a polícia do ex-banqueiro acredita que este foi alvo de um crime.

Se a autópsia for autorizada, será realizada em Portugal e adiará as celebrações fúnebres do ex-banqueiro.

O corpo do antigo presidente do BPP João Rendeiro foi repatriado esta quinta-feira para Lisboa num voo da companhia aérea angolana TAAG.

O processo de trasladação do ex-banqueiro, que foi encontrado morto, no dia 12 de maio, na prisão de Westville em Durban, a mais de 500 quilómetros de Joanesburgo, deverá custar cerca de 3.000 euros ao Estado português.

O antigo presidente do BPP estava detido na África do Sul desde 11 de dezembro de 2021 a aguardar extradição, após três meses de fuga à justiça portuguesa para não cumprir pena em Portugal.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.