Rendeiro pede liberdade por doença cardíaca. Relatório assinado por psiquiatra que a Ordem tentou expulsar

5

Luís Miguel Fonseca / Lusa

O ex-banqueiro João Rendeiro no Tribunal de Verulam

O ex-banqueiro João Rendeiro no Tribunal de Verulam

A defesa de Rendeiro alega que o ex-banqueiro sofre de uma doença cardíaca. O relatório médico foi assinado por um psiquiatra que a Ordem dos Médicos tentou expulsar.

João Rendeiro continua detido na África do Sul desde o dia 11 de dezembro de 2021. A defesa do ex-banqueiro vai alegar que o réu padece de uma doença cardíaca para que aguarde a decisão do processo de extradição em liberdade.

O jornal Público avança, no entanto, que o relatório médico em causa é assinado por um psiquiatra que a Ordem dos Médicos tentou expulsar.

A carta assinada por um médico cardiologista do Monte Estoril, com data de 4 de fevereiro de 2022, confirma que João Rendeiro teve uma consulta no dia 8 de outubro de 2012 e que o seu ecocardiograma revelou fibrose da válvula aórtica e mitral indicadora de prévia febre reumática.

Outro dos documentos é assinado por João José Vasconcelos Vilas Boas, um psiquiatra condenado a pagar 100 mil euros a uma paciente que o acusou de ter feito sexo com ela sem o seu consentimento no consultório.

A Ordem dos Médicos tentou expulsá-lo, mas o processo disciplinar acabou anulado pelo Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto.

O psiquiatra escreve que João Rendeiro sofreu de febre reumática aguda na infância, tendo ficado com cardiopatia reumática. Depois, refere que tendo em conta os resultados dos exames contemplares, é essencial prevenir eventos cardíacos.

O médico recomenda então que Rendeiro viva num local seguro a nível sanitário, sem prejuízo de dar continuidade à prática de exercício físico, a idas diárias ao ginásio e a todas as atividades diárias.

As autoridades sul-africanas solicitaram informação complementar sobre o estado clínico de Rendeiro. Os documentos foram reenviados para Portugal para que sejam verificados e saber se alguma vez as questões de saúde foram invocadas nos processos em que é visado. Ao que o Público apurou, o seu estado de saúde nunca foi mencionado nos processos em que o ex-banqueiro está envolvido.

Daniel Costa, ZAP //

5 Comments

  1. Quando dão “golpes” e são apanhados tem que se defender de qualquer maneira. Um tem alzaimer e anda a passear por Itália outro tem problemas cardíacos, foge de Portugal e vai para Afica do Sul passear. Somos um pais de fracos “juízes” e depois dá nisto.

  2. Um médico ao nível do banqueiro!…
    Fora da cadeia também há doentes cardíacos, portanto ele não vai deixar de ser doente por sair em liberdade… Pena a doença cardíaca não ter “atacado” há una anos atrás… teria poupado o país a mais um dos seus vigaristas de todos!…

  3. A vigarice portuguesa além-fronteiras! Nunca mais isto ganhará rumo certo com tantos vigaristas e protecionistas ao assalto ao tacho!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.