O Renault 4L está de volta — desta feita, com asas no lugar dos pneus

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Modelo segue as mesmas linhas do carro que lhe deu origem, tendo a fibra de carbono como principal material.

Outrora um dos modelos de carros mais vendidos do mundo, o Renault 4L está de volta numa edição especial que tem como objetivo comemorar o seu 60.º aniversário.

No entanto, aquele que era um carro conhecido pela sua simplicidade, eficiência e versatilidade, ganhou uma nova abordagem, com a fabricante francesa, em parceria com a The Arsenale, a transformá-lo num carro voador, ao qual deram o nome de AIR4.

“O AIR4 é um símbolo de independência e liberdade, criado a partir da ideia de que o trânsito deverá aumentar no futuro, as nossas vidas estão a ser condicionadas por ele e o mundo por cima das nossas cabeças está intacto. Como tal, o AIR4 reclama o ar como a nova estrada”, pode ler-se no comunicado emitido pela Renault.

O novo veículo aéreo é feito inteiramente de fibra de carbono, mas mantém as mesmas linhas do seu antecessor, sendo que a principal diferença está, sobretudo, na substituição das rodas por quatro hélices de duas lâminas, uma em cada canto do veículo, o que lhe permite descolar para o céu.

Spanish Coches / Wikimedia

A mítica Renault 4 TL — modelo TL, de 1985

No processo de design, os engenheiros da The Arsenale utilizaram técnicas de conceção generativa, com recurso a inteligência artificial, assim como terabytes de dados para melhorar e afinar as suas ideias — mesmo antes de iniciar os primeiros testes do automóvel voador.

Tal como nota a Intersting Engineering, as características técnicas do AIR4 impressionam.

No que respeita a energia, é alimentado por baterias de lítio com uma capacidade total de 90 mil mAh. Pode, durante o período de voo, atingir uma velocidade máxima de 93 quilómetros por hora e uma altitude de 700 metros, com uma descolagem na ordem de 50 quilómetros por hora.

ZAP //

1 Comment

  1. E quando começarem muitos pelos ares e chocarem como fazem em terra, como é ? Estão previstos pára quedas ?
    É que um gajo cá em baixo, levar com um carro em cima dos costados , não deve ser muito bom

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