/

Há dois motivos que levam os turistas a visitar o remoto Lago Tarapoto: piranhas e golfinhos cor-de-rosa

Os turistas que queiram visitar as piranhas e os golfinhos cor-de-rosa do Lago Tarapoto, na Colômbia, podem ficar alojados em Puerto Nariño, uma pequena cidade de 6.000 habitantes, na sua maioria indígenas, que se apresenta como uma comunidade ecológica.

As águas do Lago de Tarapoto, na Colômbia, são um habitat tão importante para as espécies que lhes foi concedido o estatuto de proteção em 2018, após uma batalha de cinco anos para que a região das zonas húmidas fosse reconhecida internacionalmente pelo organismo de conservação suíço Ramsar.

O lago é alimentado pelo rio Amazonas e está interligado a numerosos lagos mais pequenos por um sistema complexo de riachos. Além de ser um poderoso habitat para inúmeras espécies de animais e plantas, é também uma área turística muito requisitada.

As comunidades indígenas dependem do turismo para obter rendimentos, pelo que a preservação deste sistema de água significa que podem ter um rendimento sustentável durante os próximos anos.

Segundo a CNN, os visitantes da região podem contratar guias indígenas locais para os transportar pelo lago, um corpo de água de 37 quilómetros quadrados localizado a uma curta distância de Puerto Nariño.

youngshanahan / Flickr

Piranhas no Lago Tarapoto

Todos os anos, os turistas deslocam-se a este lago na esperança de pescar piranhas ou vislumbrar o raro golfinho cor-de-rosa.

Ainda não existe consenso sobre a razão pela qual o golfinho é desta cor. Como a coloração varia – os machos adultos são os mais cor-de-rosa -, os especialistas supõem que a tonalidade se deve ao facto de os animais lutarem muito. Segundo esta teoria, é o seu tecido cicatrizado que lhes concede a tonalidade cor-de-rosa.

Há especialistas que defendem, no entanto, que estes animais se camuflam para combinar com a lama vermelha que aparece em alguns rios após fortes chuvas.

Seja qual for a razão, o golfinho cor-de-rosa e as piranhas, que enchem as águas do Lago Tarapoto e impedem os visitantes de mergulhar, são as estrelas turísticas da região.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.