Centeno entrega relatório secreto que avalia Carlos Costa à comissão de inquérito do Novo Banco

Mário Cruz / Lusa

O ex-ministro das Finanças e governador do Banco de Portugal, Mário Centeno

O Banco de Portugal entregou à comissão parlamentar de inquérito do Novo Banco o relatório que avalia a atuação de Carlos Costa nos últimos meses antes da queda do antigo Banco Espírito Santo (BES).

De acordo com o Expresso, o documento é confidencial e, para já, apenas os deputados vão ter acesso a ele. Feito em 2015, a pedido do antigo governador Carlos Costa, o relatório com mais de 500 páginas chegou esta semana à comissão de inquérito.

Por várias vezes os deputados quiseram que o relatório fosse tornado público, mas o Tribunal da Relação de Lisboa pronunciou-se sobre o documento, dizendo que o segredo não deveria ser levantado perante os acusados para efeitos da discussão da insolvência do BES.



“O Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa versa um incidente de levantamento do segredo (de supervisão) a respeito do Relatório Final da ‘Comissão Costa Pinto’ para efeitos apenas do julgamento sobre qualificação da insolvência do BES a correr no Tribunal de Comércio de Lisboa. O Tribunal da Relação não autorizou, precisamente, a divulgação desse documento (apenas) junto daquele Tribunal de Comércio, ponderando a questão processual suscitada à luz desse litígio e dos específicos interesses em presença no mesmo”, explica ao Expresso o Banco de Portugal.

Ainda enquanto ministro da Finanças, Mário Centeno foi muito crítico dos mandatos de Carlos Costa no antigo Banco Espírito Santo. O atual governador do Banco de Portugal chegou a dizer que aguardava a decisão do Tribunal da Relação para poder divulgar o relatório publicamente.

“O relatório, entregue à CPI, mantém, assim, a sua natureza de confidencial, impedindo o respetivo dever legal de segredo agora também, nos termos do Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras, sobre os próprios membros da CPI, os quais acedem ao documento no estrito âmbito da atividade da CPI”, determinou o tribunal.

Os deputados da comissão de inquérito ao Novo Banco reúnem-se dia 2 de fevereiro para fazer um balanço da documentação recebida, discutir “questões jurídicas relevantes” e ainda para programar as audições.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Maiores de 40 anos vão poder agendar vacinação ainda esta segunda-feira

Os cidadãos com mais de 40 anos vão poder fazer o auto-agendamento para serem vacinados contra a covid-19 ainda esta segunda-feira. O auto-agendamento da vacina contra a covid-19 vai estar disponível a partir desta segunda-feira para …

Escócia 0-2 República Checa | Chapéu Schick deslumbra Glasgow

Um bis de Patrick Schick, rematado com um golo pouco à frente da linha do meio-campo, valeu hoje à República Checa o triunfo sobre a Escócia por 2-0, na primeira jornada do Grupo D do …

Dadores de sangue querem dispensa do trabalho no dia da dádiva

Os dadores de sangue devem voltar a ter direito à dispensa laboral no dia da dádiva, reivindicou esta segunda-feira a federação portuguesa que os representa, alertando que o país perdeu 40 mil dadores regulares entre …

Tiago Barbosa Ribeiro é o candidato do PS à Câmara do Porto

Tiago Barbosa Ribeiro, deputado e presidente da comissão política concelhia do PS-Porto, vai liderar a lista do partido à presidência da Câmara do Porto nas eleições autárquicas. Depois das desistências do secretário de Estado da …

Portugal com mais 625 novos casos e sem registo de mortes

Num dia em que Portugal não regista qualquer óbito, a Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de que há 625 novos casos confirmados. De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, não houve nenhuma …

Vacina da Novavax com eficácia de 90% comprovada em estudo

A empresa de biotecnologia Novavax anunciou, esta segunda-feira, que a sua vacina contra a covid-19 mostrou uma eficácia de 90%, em geral, num ensaio clínico de fase três com quase 30 mil participantes nos Estados …

Caso dos ativistas anti-Putin: "Ninguém tem dúvidas sobre a posição de Portugal em relação à Rússia"

Esta segunda-feira, à chegada à cimeira da NATO, o primeiro-ministro português, António Costa, pronunciou-se pela primeira vez sobre a polémica dos dados pessoais de ativistas anti-Putin enviados às autoridades russas pela Câmara Municipal de Lisboa. À …

Vereador de Gondomar acusado de usar carro para fins pessoais

O vereador da Câmara de Gondomar José Fernando Moreira está a ser vigiado pela PSP, por usufruir de uma viatura alugada para uso oficial, combustível, portagens e estacionamento. O vereador da Câmara de Gondomar foi acusado, …

"Compromisso renovado da América". Cimeira da NATO em Bruxelas conta com a presença de Joe Biden

Os chefes de Estado e de Governo da NATO reúnem-se esta segunda-feira em Bruxelas para renovar os votos com a defesa coletiva e reforçar o compromisso de futuro da aliança transatlântica. Será o primeiro encontro com …

"Pior que os comunistas". Iniciativa Liberal arrasado após arraial de Santo António

O arraial de Santo António organizado pelo partido Iniciativa Liberal (IL), em Lisboa, levantou uma onda de críticas. Há quem fale em "tolice completa" e Rui Rio diz que ainda foi "pior que os comunistas", …