/

O relâmpago mais duradouro do mundo durou 17,1 segundos (e o mais extenso percorreu quase 800 quilómetros)

Um relâmpago registado em 2020, no Uruguai e na Argentina, bateu o recorde de duração: 17,1 segundos. No mesmo ano, foi registado um relâmpago que percorreu mais de 750 quilómetros e atravessou três estados norte-americanos, alcançando o recorde de distância mais longa percorrida.

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou que o relâmpago que atravessou a fronteira entre a Argentina e o Uruguai, em 2020, bateu o recorde mundial de duração: 17,1 segundos.

O relâmpago mais duradouro do mundo aconteceu a 18 de junho de 2020 e que foi registado perto da fronteira entre os dois países.

Curiosamente, o anterior recorde também pertencia à Argentina e datava de 2019, quando um raio de 16,73 segundos atingiu a região central, numa faixa que se estendia desde a fronteira entre a província de Buenos Aires e Entre Rios ao sul de Córdoba.

A OMM noticiou ainda um outro recorde, desta vez para a distância mais longa percorrida: um relâmpago que se estendeu por quase 800 quilómetros através de três territórios dos Estados Unidos.

O fenómeno aconteceu em abril de 2020, quando um relâmpago se estendeu por 768 quilómetros através do Texas, Louisiana e Mississippi, ultrapassando o anterior recorde de 709 quilómetros.

“Estes dois relâmpagos são absolutamente extraordinários”, disse Randall Cerveny, responsável da OMM, citado pelo Digital Trends. Normalmente, um relâmpago tem uma duração inferior a um segundo e não ultrapassa os 16 quilómetros.

O responsável salientou que ambos os acontecimentos ocorreram “de nuvem a nuvem”, a vários milhares de metros acima do solo, pelo que nunca puseram a vida de ninguém em risco. Ainda assim, a OMM lembra que os relâmpagos são perigosos e alerta as populações a tomarem precauções durante as tempestades.

Em caso de trovoada, a organização aconselha a população a procurar edifícios que tenham uma estrutura “substancial”, com instalação de corrente elétrica e canalização, em vez de se protegerem em estruturas frágeis.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.