Relação de Carlos César com António Costa está cada vez melhor

Tiago Petinga / Lusa

Esta quarta-feira, Carlos César afirmou que, quanto mais os anos passam, melhores são as suas relações com António Costa e frisou que está para ficar na liderança da bancada até ao fim da legislatura.

O líder parlamentar do PS, Carlos César, afirmou esta quarta-feira que, quanto mais os anos passam, melhores são as suas relações com o primeiro-ministro António Costa e frisou que está para ficar na liderança da bancada até ao fim da legislatura.

As palavras foram proferidas por Carlos César numa conferência de imprensa na Assembleia da República, depois de questionado sobre o atual estado das suas relações pessoais e políticas com António Costa, após a direção da bancada socialista e o Governo ter entrado em divergência por causa do IVA a aplicar à tauromaquia no âmbito do OE2019.

Quanto mais anos passam melhor é essa relação. Ainda mais” [nesta fase final da legislatura], respondeu o presidente do Grupo Parlamentar do PS.

Carlos César foi a seguir questionado se, tendo em conta os recentes episódios em torno da questão do IVA das touradas, espera cumprir o seu mandato de presidente do Grupo Parlamentar do PS até ao fim da presente legislatura. Soltou então um breve riso e comentou: “Essa não me tinha ocorrido”. “Acho que a pergunta é muito criativa, mas não me tinha ocorrido semelhante coisa. Aqui estou para ficar, claro“, disse.

Nesta conferência de imprensa destinada a apresentar o programa das Jornadas Parlamentares do PS, que se realizam entre sexta-feira e domingo, o líder parlamentar do partido falou também sobre a forma como concebe a autonomia da bancada socialista, depois de questionado sobre a razão da ausência de ministros durante aqueles três dias de trabalho político das jornadas.

O presidente do Grupo Parlamentar do PS começou por apontar que ao início da tarde de sábado, em Portimão, discursa António Costa: “O melhor dos ministros, o nosso primeiro-ministro”. Depois, deste comentário, Carlos César referiu a forma como concebe dos pontos de vista político e institucional as jornadas parlamentares da sua bancada.

“Estamos a fazer Jornadas Parlamentares, não estamos a fazer um Conselho de Ministros. Portanto, enquanto eu for presidente do Grupo Parlamentar, é de parlamentares que eu trato”, salientou perante os jornalistas.

Questionado se essa posição não demonstra distanciamento em relação ao executivo, o líder da bancada do PS contrapôs que esse mesmo princípio “apenas mostra que o Grupo Parlamentar trabalha no âmbito parlamentar, em conjugação com o Governo”.

Nós somos o partido do Governo“, acrescentou Carlos César.

PS pede sentido de responsabilidade

O líder parlamentar do PS pediu “responsabilidade” e “racionalidade”, sobretudo aos parceiros de esquerda, em relação às mil propostas de alteração ao Orçamento, alegando estarem em causa “milhares de milhões de euros” de acréscimo de despesa.

Interrogado sobre como está a bancada socialista a preparar o debate e as votações na especialidade da proposta de Orçamento para 2019, Carlos César começou por referir que “confia muito” na aprovação final global da proposta do Governo.

“Mas, evidentemente, temos algumas preocupações em relação a muitas das votações que decorrerão na especialidade. Quando existe quase um milhar de propostas de alteração ao Orçamento, é inverosímil que se conheça o desfecho de todas essas propostas”, referiu.

De acordo com o presidente do Grupo Parlamentar do PS, espera-se de todos os partidos, “em particular daqueles que apoiaram a investidura do Governo – e que apoiam o Governo, caso do PS -, que assumam todas as responsabilidades”.

“Nesse sentido, confiamos nos partidos em geral: É preciso que haja racionalidade e sentido de responsabilidade. Se fizermos as contas a todas essas propostas de alteração, estamos em presença de milhares de milhões de euros de acréscimo de despesa“, advertiu.

Neste contexto, Carlos César salientou que “não seria possível aprovar essas propostas com um mínimo de racionalidade e de sentido de responsabilidade”. “Falamos com todos os partidos políticos, em especial com aqueles com que temos maior proximidade no quadro desta legislatura”, acrescentou, numa alusão ao Bloco de Esquerda, PCP e PEV.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Solução Milagrosa" também é vendida em Portugal para tratar covid-19. Infarmed avisa que é "uma lixívia"

A Solução Mineral Milagrosa, ou MMS, está também a ser vendida em Portugal como tratamento para a covid-19, tal como tem acontecido noutros países. Mas o Infarmed alerta que este produto é, basicamente, "uma lixívia" …

Carlos César defende que o próximo PR deverá ser um "contribuinte de estabilidade política"

O presidente do PS, Carlos César, disse hoje que o próximo chefe de Estado português deve ser um "contribuinte da estabilidade política", atuando "contra todos os extremismos" e valorizando as autonomias da Madeira e Açores. Carlos …

Marcelo assinala 75 anos da ONU com a frase que veio "mudar o mundo para sempre"

O Presidente da República apelou hoje ao compromisso de todos para com a ONU, 75 anos depois da sua criação. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que isso se torna ainda mais urgente com as consequências …

Pelo menos 270 baleias piloto estão encalhadas na Tasmânia. Austrália já lançou operação de resgate

Cerca de 270 baleias piloto ficaram encalhadas numa área remota da ilha da Tasmânia, no sul da Austrália, e três baleias corcundas conseguiram encontrar o caminho do mar após permanecerem num rio infestado de crocodilos …

Academia de Alcochete passa a chamar-se Academia Cristiano Ronaldo

A Academia do Sporting vai passar a ter o nome de Cristiano Ronaldo, futebolista formado no clube, como forma de homenagear o “melhor jogador português de todos os tempos”, anunciou esta segunda-feira o emblema lisboeta. “O …

Desemprego volta a aumentar. Há 409 mil inscritos nos centros de emprego

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 34,5% em agosto em termos homólogos e 0,5% face a julho, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo …

"Exercício de poder político brutal". Biden critica substituição no Supremo antes das presidenciais

O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, afirmou hoje que substituir a juíza Ruth Bader Ginsburg no Supremo antes das eleições presidenciais é um "exercício de poder brutal" e apelou aos republicanos moderados para …

DGS vai recomendar uso de máscara no exterior quando não houver distanciamento

A DGS vai recomendar o uso de máscara em espaços exteriores movimentados quando não for possível garantir o distanciamento social, disse esta segunda-feira a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de imprensa. "Vai sair …

Crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos, diz IPO

As crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos de contrair o novo coronavirus na generalidade dos casos, esclareceu, esta segunda-feira, o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa. "Neste momento, não …

Estados Unidos. Pais deixam filho na escola sabendo que tinha covid-19

Um estudante infetado com covid-19 foi levado para a escola pelos pais em Massachusetts, nos Estados Unidos. Como resultado, 28 estudantes ficaram de quarentena. Os pais de um aluno de uma escola do estado norte-americano de …