Relação de Carlos César com António Costa está cada vez melhor

Tiago Petinga / Lusa

Esta quarta-feira, Carlos César afirmou que, quanto mais os anos passam, melhores são as suas relações com António Costa e frisou que está para ficar na liderança da bancada até ao fim da legislatura.

O líder parlamentar do PS, Carlos César, afirmou esta quarta-feira que, quanto mais os anos passam, melhores são as suas relações com o primeiro-ministro António Costa e frisou que está para ficar na liderança da bancada até ao fim da legislatura.

As palavras foram proferidas por Carlos César numa conferência de imprensa na Assembleia da República, depois de questionado sobre o atual estado das suas relações pessoais e políticas com António Costa, após a direção da bancada socialista e o Governo ter entrado em divergência por causa do IVA a aplicar à tauromaquia no âmbito do OE2019.

Quanto mais anos passam melhor é essa relação. Ainda mais” [nesta fase final da legislatura], respondeu o presidente do Grupo Parlamentar do PS.

Carlos César foi a seguir questionado se, tendo em conta os recentes episódios em torno da questão do IVA das touradas, espera cumprir o seu mandato de presidente do Grupo Parlamentar do PS até ao fim da presente legislatura. Soltou então um breve riso e comentou: “Essa não me tinha ocorrido”. “Acho que a pergunta é muito criativa, mas não me tinha ocorrido semelhante coisa. Aqui estou para ficar, claro“, disse.

Nesta conferência de imprensa destinada a apresentar o programa das Jornadas Parlamentares do PS, que se realizam entre sexta-feira e domingo, o líder parlamentar do partido falou também sobre a forma como concebe a autonomia da bancada socialista, depois de questionado sobre a razão da ausência de ministros durante aqueles três dias de trabalho político das jornadas.

O presidente do Grupo Parlamentar do PS começou por apontar que ao início da tarde de sábado, em Portimão, discursa António Costa: “O melhor dos ministros, o nosso primeiro-ministro”. Depois, deste comentário, Carlos César referiu a forma como concebe dos pontos de vista político e institucional as jornadas parlamentares da sua bancada.

“Estamos a fazer Jornadas Parlamentares, não estamos a fazer um Conselho de Ministros. Portanto, enquanto eu for presidente do Grupo Parlamentar, é de parlamentares que eu trato”, salientou perante os jornalistas.

Questionado se essa posição não demonstra distanciamento em relação ao executivo, o líder da bancada do PS contrapôs que esse mesmo princípio “apenas mostra que o Grupo Parlamentar trabalha no âmbito parlamentar, em conjugação com o Governo”.

Nós somos o partido do Governo“, acrescentou Carlos César.

PS pede sentido de responsabilidade

O líder parlamentar do PS pediu “responsabilidade” e “racionalidade”, sobretudo aos parceiros de esquerda, em relação às mil propostas de alteração ao Orçamento, alegando estarem em causa “milhares de milhões de euros” de acréscimo de despesa.

Interrogado sobre como está a bancada socialista a preparar o debate e as votações na especialidade da proposta de Orçamento para 2019, Carlos César começou por referir que “confia muito” na aprovação final global da proposta do Governo.

“Mas, evidentemente, temos algumas preocupações em relação a muitas das votações que decorrerão na especialidade. Quando existe quase um milhar de propostas de alteração ao Orçamento, é inverosímil que se conheça o desfecho de todas essas propostas”, referiu.

De acordo com o presidente do Grupo Parlamentar do PS, espera-se de todos os partidos, “em particular daqueles que apoiaram a investidura do Governo – e que apoiam o Governo, caso do PS -, que assumam todas as responsabilidades”.

“Nesse sentido, confiamos nos partidos em geral: É preciso que haja racionalidade e sentido de responsabilidade. Se fizermos as contas a todas essas propostas de alteração, estamos em presença de milhares de milhões de euros de acréscimo de despesa“, advertiu.

Neste contexto, Carlos César salientou que “não seria possível aprovar essas propostas com um mínimo de racionalidade e de sentido de responsabilidade”. “Falamos com todos os partidos políticos, em especial com aqueles com que temos maior proximidade no quadro desta legislatura”, acrescentou, numa alusão ao Bloco de Esquerda, PCP e PEV.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …

A maior entrada de sempre em bolsa. Saudi Aramco garante 25,6 mil milhões de dólares

Para além de fazer uma entrada em estilo na bolsa de Riade na próxima semana, com a maior IPO de sempre, a Saudi Aramco torna-se na empresa mais bem avaliada do mundo. A Saudi Aramco, petrolífera …

Novo livro revela provas de que Albert Camus foi assassinado pelo KGB

Giovanni Catelli é autor da teoria que o prémio Nobel da literatura Albert Camus foi assassinado pelo KGB. No seu novo livro, reitera essa ideia e revela algumas provas. O romancista Albert Camus foi vencedor do …