Fracking proibido no Reino Unido por poder causar “abalos sísmicos imprevisíveis”

Após se terem registado tremores de terra num local de extração, um estudo confirma que o fraturamento hidráulico para exploração de gás natural pode provocar abalos sísmicos imprevisíveis. O setor britânico de energia tem defendido a adoção da técnica.

O Reino Unido anunciou este sábado a suspensão com de efeito imediato de todas as atividades de fraturamento hidráulico, ou fracking, após um estudo científico ter lançado dúvidas acerca da segurança deste método de extração.

Segundo a AP, a decisão seguiu-se à publicação de um relatório da Autoridade de Óleo e Gás (OGA) confirmando que a controvertida técnica de extração de gás natural implica risco elevado de provocar tremores de terra de magnitude imprevisível.

O setor britânico de combustíveis fósseis tem vindo a pressionar as autoridades reguladores britânicas no sentido de autorizarem a aplicação desta técnica na exploração de gás de xisto.

O anúncio foi saudado pelos ambientalistas, que há muito se opõem ao fracking, método que envolve a fratura de rochas subterrâneas com água e substâncias químicas a alta pressão. Além dos sismos, os seus desastrosos efeitos colaterais podem incluir a contaminação de reservas hídricas e do solo.

Em nota, o Departamento de Comércio e Energia do Reino Unido, adiantou que “trabalhos exploratórios para determinar se o xisto poderia ser uma nova fonte de energia no Reino Unido foram suspensos – a menos e até que se forneçam novas provas de que podem ser realizados em segurança aqui”.

No fim de agosto foi registado um tremor de 2,9 graus num local de exploração gerido pela empresa de energia britânica Cuadrilla, próximo de Blackpool, no noroeste de Inglaterra. Após investigar o incidente, a OGA decidiu avançar para a proibição da técnica.

“Tendo revisto o relatório da OGA sobre atividade sísmica recente, está claro que não podemos excluir futuros impactos inaceitáveis sobre a comunidade local“, declarou a secretária de Estado britânica para Assuntos Econômicos, Energia e Estratégia Industrial, Andrea Leadsom.

A notícia chega numa altura em que o primeiro-ministro Boris Johnson se prepara para as eleições de 12 de dezembro, marcadas pelo Brexit, mas em que as questões climáticas também estão presentes. Até agora Johnson tinha apoiado os argumentos da indústria do setor, segundo os quais o fracking seria uma forma de reduzir as importações de gás.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Estão todos desesperados por energia. O fracking hidráulico inventado e patenteado e implementado pelo famoso membro governo de Bush, o dick cheney.
    Envenenam a terra com químicos para retirar bolhas de gás aprisionadas na rocha de xisto. NAO AO FRACKING

  2. Não vai haver problema nenhum. Eu até sei quem vão afundar mais depressa. Um problema maior é que vão arrastar outras regiões. Ásia setentrional e central, costa leste/sul norte americana, (quando as ditas reservas acabarem), e os Estados membros da OPEP tiverem adquirido o que tem de interessante para dominarem todos. Cá para mim vai sair um tiro pela culatra. Eu adoro estadistas borrados. Há,!! e huppis ainda mais.

  3. esta conversa extremista de ambientalistas meios malucos ,grande parte friques da passa ! causa alguma estranheza sabendo que em muitos paises do mundo se faz extraçao mineira ,como o canada em que usam cargas de mais de uma tonelada de dinamite de cada vez, em exploraçoes mineiras e nunca se ouvio dizer que estavam a provocar terramotos! as vibraçoes do fracking nem se aproximam dessas grandezas ! no meio disto tudo existe muitos interesses ,noticias falsas, e pouca ciencia

RESPONDER

Ventura admite "entendimento" com o PSD/Madeira semelhante ao dos Açores

O líder do Chega admitiu, esta sexta-feira, que poderá haver um "entendimento" com o PSD/Madeira semelhante ao estabelecido nos Açores. "Se o que estiver em cima da mesa for o Partido Socialista estar à beira de …

"Não trocaria Ceni por Jesus"

Análise ao que fez diferença no Brasileirão 2020: o plantel do Flamengo, que é melhor do que o elenco de todos os outros clubes. O Brasileirão 2020 - que só terminou em 2021 - teve um …

Irão condena "firmemente" ataque na Síria. EUA quis enviar "mensagem clara"

O Irão, aliado do regime sírio de Bashar al-Assad, condenou "firmemente" os ataques norte-americanos a milícias pró-iranianas na Síria, considerando que podem "intensificar os conflitos" na região. Segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Said …

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …